TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma reflexão sobre o Cordel .

Por:   •  30/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  647 Palavras (3 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 3

Uma reflexão sobre o Cordel e suas características

A obra Romance do Pavão Misterioso é o um clássico do cordel, sendo um Folheto escrito por José Camelo de Melo Rezende no final dos anos 20.  E João Melquíades Ferreira da Silva tomou posse dessa história e a publicou como se fosse dele, antes de Rezende.

João Melquíades Ferreira da Silva nasceu em Bananeiras, em 7 de julho de 1869 e faleceu em João pessoa em 10 de dezembro de 1933. Foi cantador e poeta de bancada, e é considerado um dos grandes poetas populares da primeira geração de cordelistas do Nordeste brasileiro. Como um poeta-cronista da sua região de origem, principalmente da Serra da Borborema, narrava histórias e feitos dos seus habitantes, beatos, heróis e valentes, além de descrever seus usos e costumes. Foi autor de aproximadamente 36 cordéis, e das suas obras podemos destacar O Pavão Misterioso.

Assim, o cordel “O Romance do Pavão Misterioso” é um famoso clássico, e o nome cordel está ligado à maneira de comercialização desses folhetos, onde eram pendurados em cordões, sendo então nomeados de cordéis. A expressão literária de cordel tem suas raízes no Renascimento Cultural Lusitano, lá pelos séculos quinze e dezesseis.

A palavra "romance" no título remete a uma narrativa feita nos moldes tradicionais com 32 páginas, em versos de sete sílabas, e sua matéria diz respeito a uma aventura de amor e de heroísmo. A narrativa tem como elementos clássicos: um herói, uma donzela, um antagonista, um amor e um artefato “mágico”.

A temática é sobre o amor entre o rico jovem Evangelista, e a donzela Creuza, da Grécia, filha de um conde impiedoso. O rapaz sente-se invadido por um forte desejo: tirar a moça (uma jovem muito bela) do sobrado do conde (onde a donzela era conservada prisioneira pelo seu pai – o conde), e tomá-la como mulher. Evangelista foge com Creuza, ajudado por um pavão mecânico. O pavão é uma simbologia. 

Percebe-se então, como o enredo é envolvente, e a maneira que as rimas são construídas é de extrema criatividade, prendem a atenção do leitor, o Romance do Pavão Misterioso é uma obra de poesia de grande importância para o aprendizado de alunos e professores.

Ainda dentro desse contexto, o músico cearense, José Ednardo Soares Costa Sousa, inspirado por esta obra compôs a música Pavão Misterioso, sendo esta permeada por diversas referências ao cordel. A música compôs muito bem a obra Pavão Misterioso e que possui diversas regravações. A composição repercutiu bastante. Muito embora a canção tenha muitas referências ao cordel, a temática foge um pouco ao que é tratado no folheto. O pavão na linguagem dos símbolos é considerado o pássaro do paraíso, o “animal de cem olhos”, simbolizando a visão de Deus pela alma, a supervisão divina, é isto que a composição musical aborda.

Aqui podemos verificar que vários são os sentidos que nos remetem esse tipo de aprendizado, e nos faz descobrir que somos capazes de desenvolver um aprendizado diferenciado e instigante que nos remete a uma história na qual temos a literatura, com seus diálogos e confrontos de um romance.

Tanto o cordel, quanto a canção são duas obras de grande relevância em nossa cultura, conhecê-las e compreendê-las nos enriquece, além de despertar a vontade de conhecer mais e mais as expressões culturais nacionais. Então foi de extrema importância fazer tal exercício, pois esses ambientes nos possibilitaram inúmeras reflexões acerca do cordel, colaborando para um aprendizado significativo e adequado de uma cultura diversificada que perpetua até os tempos atuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (100.8 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com