TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética E Cidadania

Artigo: Ética E Cidadania. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2013  •  1.257 Palavras (6 Páginas)  •  506 Visualizações

Página 1 de 6

1. A importância da ética e moral nas relações sociais

Você tem percebido como empresas, escolas e meios de comunicação enfatizam o tema da ética e a sua importância para a vida em sociedade?

Nosso primeiro passo é compreender qual o significado dos termos ética e moral e de que forma estão presentes em todas as nossas relações sociais, seja no ambiente de trabalho ou nas relações que mantemos com nossos vizinhos ou familiares.

Em seguida veremos que a ética passou a ser um assunto importante para a administração privada e pública, principalmente nas duas últimas décadas. É cada vez maior a consciência dos gestores sobre o fato de a ética ser um diferencial, o que muitas vezes pode determinar o sucesso ou o fracasso de uma organização.

Governos e empresários têm constatado que o modo de agir e a conduta empregada junto aos cidadãos e clientes fundamentam a percepção que se adquire a respeito da qualidade dos serviços prestados. É nesse sentido que a ética tem sido abordada no universo administrativo, de modo a aprimorar a responsabilidade das organizações em relação aos seus deveres socioculturais, ambientais e cívicos.

O objetivo central desse módulo é discutir a respeito da ética nas organizações e como torná-la um elemento que viabilize as interações cotidianas entre os seus colaboradores e os cidadãos, além de ser o aporte de construção da cultura da organização.

Nesse sentido, pretendemos refletir sobre a relação que deve ser estabelecida entre uma instituição e o seu desenvolvimento, a tal ponto que a conduta ética, valores e convicções tornem-se aspectos visíveis em todos os seus atos e cultura.

Tema introdutório

2. Qual a diferença entre ética e moral?

A ética é um tema presente em todos os aspectos de nossa vida em sociedade. A todo o momento estamos questionando se uma decisão ou atitude que tomamos podem ser consideradas éticas ou se o comportamento dos demais indivíduos também se enquadram como tal.

Mas o que é ética? Qual a diferença entre ética e moral? Qual a relação com a gestão pública?

Tema introdutório

2. A importância da ética nas administrações públicas e privadas

Além de discutir como os termos ética e moral estão presentes em todas as nossas relações sociais, seja no ambiente de trabalho ou nas relações que mantemos com nossos vizinhos ou familiares, vamos tratar também sobre como passaram a ser importantes para a administração privada e pública, principalmente nas duas últimas décadas.

É cada vez maior a consciência dos gestores sobre o fato de a ética ser um diferencial, o que muitas vezes pode determinar o sucesso ou o fracasso de uma organização. Tanto governos como empresas têm constatado que o modo de agir e a conduta empregada junto aos cidadãos e clientes fundamentam a percepção que se adquire a respeito da qualidade dos serviços prestados e a credibilidade nas instituições.

Tema introdutório

3. Ética nas organizações

Desta forma, discutiremos neste módulo a ética nas organizações e como torná-la um elemento que viabilize as interações cotidianas entre os seus colaboradores e os cidadãos.

Para tratar destas questões, você encontrará um texto com todo referencial conceitual, que permitirá refletir sobre a relação que deve ser estabelecida entre uma instituição e o seu desenvolvimento, a tal ponto que a conduta ética, valores e convicções tornem-se aspectos visíveis em todos os seus atos e cultura.

Ah, como nos demais módulos, temos também um canal de comunicação, a nossa Comunidade de Aprendizagem, lá você pode interagir com os outros participantes, esclarecer dúvidas e expor sua opinião sobre o tema.

Tema: Ética, existência e trabalho

1. Ética e moral

O termo “ética” está presente em nosso cotidiano. Costumamos atribuir a esta palavra ações que correspondem às ações benéficas e generosas ou aos bons trabalhos. No entanto, se nos preocuparmos com o rigor etimológico e também com a análise mais profunda, veremos que “ética” não é mais uma palavra de entendimento imediato e simples, cujo verbete se apresenta de modo categórico nos dicionários. Confundimos muitas vezes o significado de ética e moral, sem ao menos fazer distinções entre os dois termos. Mas afinal de contas o que é ética e o que é moral?

A palavra ética surgiu com a filosofia de Aristóteles (século II a.C). Do grego ethos, ética significa conduta, ação racional ou ciência que estuda o comportamento do homem. A sua finalidade é sempre promover a felicidade coletiva, a excelência humana ou o bem comum. Na obra Ética a Nicômaco Aristóteles define o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com