TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

1. Por que a leitura é uma experiência única, individual.

Por:   •  10/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  455 Palavras (2 Páginas)  •  934 Visualizações

Página 1 de 2

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Competências Profissionais

Aula-tema 03: O ensino da leitura

NOME

Alessandra Bonfim Beserra

RA

6814015804

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

2015        

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Competências Profissionais

Aula-tema 03: O ensino da leitura

Atividade de Autodesenvolvimento

Atividade desenvolvida para a disciplina Competências Profissionais apresentada à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação da tutora Elizabeth Marinho Gomes da Silva.

Anhanguera Educacional

2015        

Responda as seguintes questões em, no máximo,10 linhas cada:

  1. Por que a leitura é uma experiência única, individual até mesmo quando duas pessoas leem uma mesma obra?

R: Estudando o material apresentado para reflexão, verifico que a leitura é uma experiência única e individual, pois cada pessoa tem formas diferentes de enxergar o mundo, considerando suas vivências e diversidades, devemos considerar também que a leitura leva a interpretações e emoçoes diferentes para cada individuo, assim identificamos que o mesmo texto pode ser interpretado de forma diferente, e isso vai depender do conhecimento de cada pessoa.

Também devemos considerar que algumas pessoas são mais habituadas ao universo da leitura e isso facilita bastante a interpretação e entendimento do texto, porém as emoções prevalece únicas para cada ser.

  1. No vídeo, há uma cena mostrando os resultados do trabalho de uma professora com seus alunos. Apesar da obra lida ser única, os resultados são distintos, diferentes.
  1. Por que isso acontece?

R: Acontece devido a diversidade apresentada na turma, destaca-se a vontade de aprender de cada indivíduo, considerando suas próprias experiências e isso gerou resultados diversos, próximos e ao mesmo tempo diferentes, considerando também que a leitura é um processo de interpretação do texto a partir do objetivo de cada pessoa.

O interessante é que os alunos do projeto do 5º ano, deixa claro que a interpretação e as emoções são realmente individuais e únicas, e isso se mostra através dos bonecos apresentados para a professora. 

  1. Como um professor deve atuar ao verificar tal diversidade em sua classe?

R: Com normalidade, considerando que cada aluno possui culturas, religiões, classes sociais, conhecimentos de mundos diferentes e diversos em sua grande maioria. O professor deve tirar vantagem deste processo e na medida do possível expor, incentivar e compartilhar essa diversidade. Porém deve ter cuidado para não inibir o aluno e sim ao contrário mostrar que não existe certo ou errado no universo da leitura, pois cada pessoa deve expor a sua emoção e interpretação. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (90.8 Kb)   docx (166.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com