TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS

Por:   •  14/8/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  888 Palavras (4 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 4

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS - IEMG

CURSO SECRETÁRIO ESCOLAR

DISCIPLINA:  Administração de Materiais

 

 PROFESSOR FORMADOR: Walner Pinel Bittencourt

PROFUNCIONÁRIO

BELO HORIZONTE

Agosto/2018

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS

Introdução

        Neste período ocorreram reflexões importantes acerca da administração de materiais que fazem parte da escola.  Além de discutirmos conceitos sobre a gestão e administração que abordaram o patrimônio público dentro do contexto escolar.

Os assuntos discutidos envolveram aspectos como os conceitos de gestão e administração, bem como a aquisição, organização e a gestão dos materiais que são usados dentro das unidades de ensino incluído as praticas de armazenamento dos materiais em almoxarifados.

Foi proporcionado conhecimentos sobre os cuidados que se deve ter com o patrimônio público tendo como base a responsabilidade, trabalhando de forma ética e democrática em busca de proporcionar uma educação voltada para a formação plena do aluno.

DESENVOLVIMENTO

        Durante o percurso desta etapa ocorreram discussões significativas que contribuíram para minha formação e atuação profissional. Foram debatidos temas trazendo uma linguagem acessível e de fácil compreensão, tanto nos aspectos técnicos como pedagógicos.

Um ponto relevante foi a compreensão do que Gestão de Patrimônio, ou seja, aquilo que está relacionada ao domínio público, não pertence a uma única pessoa ou a um determinado grupo. O que nos leva a trabalhar a conscientização do cuidado, a conservação, pois atinge várias esferas da sociedade, Dentro da escola, por exemplo, esse patrimônio é um bem comum, que deve ser usado para atender a demanda e a necessidade daqueles que precisam de seus serviços.

Neste sentido, a conservação do patrimônio público é considerado um dever de todos os cidadãos. Uma das estratégias utilizadas pelas instituições de ensino é o controle e administração com autonomia, compromisso e responsabilidade.

A escola em si é considerada um patrimônio público bem como as instalações físicas, equipamentos, mobiliários e materiais usados na escola.Esse material é cuidado, controlado por um funcionário especifico que deve planejar, coordenar, controlar, armazenar, distribuir e registrar o que entra e sai. È necessário cuidar deste patrimônio, em primeiro lugar deve-se trabalhar a conscientização do dever que temos para com ele, respeitando, não depedrando nem pichando.

Entendi que o processo licitatório é um processo administrativo que é composto por regras e normas que a escola deve seguir para adquirir ou contratar algum tipo de serviço.  Na escola que atuo, essa licitação e feita com a pesquisa de prestadores de serviço que por ventura possam atender aquilo que a escola necessita, geralmente são em media de 3 licitações. Após a pesquisa e análise se define qual vai ganhar a licitação.

Outro ponto relevante foi os estudos sobre o PDDE ( Programa de Dinheiro Direto na Escola), um programa do Governo Federal que envia diretamente as escolas recursos financeiros para a escola, que geram gerenciados pelo gestor escolar juntamente com sua equipe, professores, pais alunos e pedagogos, que terão a autonomia para definirem onde esse dinheiro será gasto. Na escola que atuo essa verba foi utilizada para diversos fins. Em concordância com a comunidade escolar foram comprados materiais como papeis, tinta para o projeto de Língua portuguesa, bebedouro, impressora, produtos de limpeza, dentre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (75.5 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com