TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ALFABETIZAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  12/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.134 Palavras (5 Páginas)  •  479 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

POLO ECHAPORÃ

PEDAGOGIA - 7º SEMESTRE

Projeto

TEMA:

A ALFABETIZAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL

Tutora Presencial -

-SP

03/05/2016

TEMA: A ALFABETIZAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL

INTRODUÇÃO

O presente projeto tem como objetivo apresentar o Tema: A alfabetização no ensino fundamental. Desde os anos de 1996, com a aprovação da atual lei de Diretrizes e Bases (LDB), ficou determinado que cada município, Estado e a União, deverá matricular todos os educandos a partir dos 7 anos de idade e facultativamente, a partir dos 6 anos no ensino fundamental.

Para diminuir os indices de fracasso escolar, pela garantia de que todas as crianças tenham um tempo de convívio escolar, o governo federal, pela Lei nº 11.274, altera a redação dos artigos 29, 30, 32 e 87 da LDB, dispondo sobre a duração de nove anos para o ensino fundamental, com matricula obrigatória com a idade a partir de 6 anos.

O ensino fundamental de 9 anos constitui uma grande importância para as populações infantis e para as famílias, e uma ação necessaria para promover a igualdade no atendimento às crianças de 6 anos, a intenção é oferecer maiores oportunidades de aprendizagem no período da escolarização obrigatória e assegurar que ingressando mais cedo no sistema de ensino as crianças prossigam nos estudos, alcançando maior nível de escolaridade.

Nesse sentido ao incluir as crianças de 6 anos no ensino fundamental antecipa-se também sua inserção no processo de aquisição e apropriação no sistema de escrita, alfabético e ortográfico.

Essa política por tanto prevê a universalização do direito à educação e o foco na alfabetização como um processo de inclusão, um direito que deve ser avaliado sempre nas práticas escolares de retenção.

JUSTIFICATIVA: De acordo com a nossa tese, a alfabetização é um processo de aprendizagem onde a criança emprega sua lógica sobre a lingua escrita, para poder aprendê-la e entender seu significado.  Uma criança já compreende muita coisa quando se ingressa na escola, já sabe muito sobre o mundo que a cerca.

Hoje a alfabetização é um assunto muito estudado e discutido e vários pesquisadores revelam que a construção do conhecimento precisa ser agradavel permitindo o desenvolvimento do ser social, que interagem com outros sujeitos sociais.

Sabemos que é fundamental respeitar o ritmo de cada criança, e entendemos que somos seres unicos com desenvolvimentos e necessidades individuais.

A educação básica é alvo de muitas atenções, sempre com propósito de melhorar o ensino nas escolas brasileiras. Está etapa de escolarização é de grande importância no início de vida de todos os seres humanos mesmo sabendo que ainda existem muitas crianças fora da escola, mesmo sem concluir o ensino fundamental, e ainda aquelas que nem chegaram a conviver no ambiente escolar.

Por causa desses problemas durante a escolarização é que há anecessidade de qualificar o processo de ensino aprendizagem, no que se refere a alfabetizaçao de alunos na educação básica. Com isso foi tomada a ampliação do ensino fundamental para crianças de 9 anos. Algumas crianças do primeiro ano do ensino fundamental, já chegam na escola dominando o lápis, pois já vem da escola do ensino infantil, são curiosos, sua imaginação, autonomia e identidade são capazes de compreender o mundo, e fazer o uso de suas linguagens escritas, já pode ser apropriada através do seu desejo e a vontade de aprender.

Hoje as crianças já chegam no ensino fundamental, rodeadas de tecnologias, como computador, celular, televisão e a internet, e com isso, faz com que o ensino melhore cada vez mais.

PROBLEMA: Sabemos a importância da alfabetização nos anos iniciais na vida de cada criança, antes se pensava que estar alfabetizado era quando a criança conhecia a letra do alfabeto, hoje é importânte mas não o suficiente para o uso da linga escrita.

Hoje temos uma realidade dentro das escolas em que muitos alunos não são capazes de compreender o que leem, e com isso o educador tem a conciência do que é alfabetização e o que é letramento, para assim melhorar seu planejamento na prática pedagógica e a criança mesmo não alfabetizada pode ser inserida em um processo de letramento.

Com isso os alunos precisam interagir socialmente, e assim apropriando na escrita para sua alfabetização.

A problemaização se destaca em: Qual é a importância de alfabetizar no ensino fundamental? Uma criança que não conhece a escrita está alfabetizada? E os alunos, são capazes de diferenciar certos tipos de textos?

Nossa tese mostra a importância da alfabetização das crianças ao longo do ensino fundamental. Portanto, refletir sobre o processo de alfabetização é percorrer um mundo de magia, onde sabemos que ainda tem muito a ser descoberto. É ter consciência de que a alfabetização é dar compreenção e posicionamento no que vê, lê e vive, ou seja alfabetizar é trabalhar os conteúdos já adiquiridos pelos alunos durante a vida familiar, pois cada criança já tem seu próprio conhecimento, umas tendo mais facilidade de se alto alfabetizar e outras que os professores devem se dedicar mais.

OBJETIVOS

Geral: O objetivo é participar nesse processo de alfabetização na vida dos alunos, sempre participando através de atividades significativas e que sejam bem desenvolvidas, atraentes e que contribuem para o desenvolvimento da leitura e escrita onde os alunos possam interagir com o objeto de seu estudo.

Específico:

  • Permitir que o aluno dê sua opinião, e que possa fazer seus comentários pessoais;
  • Desenvolver o imaginário no mundo da alfabetização;
  • Conteúdos: Português, matemática, ciências e geografia;
  • Realizar leitura fluente com à compreenção dos alunos;
  • Fazer com que o aluno tenha o gosto da leitura e da escrita;
  • Valorizar os documentos precisos dos alunos;
  • Realizar o processo de desenvolvimento do aluno;
  • Utilizar jogos buscando favorecer a cooperação, participação e construção de normas de comportamento.

METODOLOGIA: O processo da alfabetização engloba o desenvolvimento de um conjunto de competências que farão fluir o ler e o escrever, obedecendo a sequência pré- estabelecida por um currículo de alfabetização, que direcionará o aprender a aprender.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (148.7 Kb)   docx (21.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com