TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ANÁLISE DO PROJETO “MINHA HISTÓRIA / NOSSA HISTÓRIA”

Por:   •  1/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.193 Palavras (5 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 5

ANÁLISE DO PROJETO “MINHA HISTÓRIA / NOSSA HISTÓRIA”.

O projeto "MINHA HISTÓRIA / NOSSA HISTÓRIA" desenvolvido pela professora Mônica com alunos do 2º ano do ensino fundamental, proporciona aos alunos o seu próprio conhecimento histórico e a sua consciência como parte ativa do processo histórico e social no qual está inserido.

Os principais objetivos do projeto estão relacionados à construção dos conceitos de sujeito histórico, fato histórico e tempo histórico. Isso permite que os alunos desenvolvam plenamente todas as habilidades e aprendizados essenciais estabelecidos na BNCC, por meio das habilidades que explicam o projeto.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto orgânico e progressivo das aprendizagens básicas que todos os alunos devem desenvolver em todas as suas fases curricular e modalidades da educação básica, para assegurar o seu direito à aprendizagem, conforme esboça o Plano Nacional de Educação (PNE). Este documento normativo aplica-se exclusivamente à educação escolar, através do § 1º do Artigo 1º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996). Sendo assim, em relação aos conteúdos de história e geografia, estes foram implantados no currículo da Educação básica devido à importância que assumem na formação humana. Nesse sentido, espera-se que a BNCC ajude a superar a fragmentação das políticas educacionais e seja balizadora da qualidade da educação. Assim, para além da garantia de acesso e permanência na escola, é necessário que sistemas, redes e escolas garantam um patamar comum de aprendizagens a todos os estudantes, tarefa para a qual a BNCC é instrumento fundamental.

Considera-se competência a mobilização de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para resolver demandas da vida cotidiana, do exercício da cidadania e do mundo do trabalho. No Ensino Fundamental, as Competências Gerais estão presentes em unidades temáticas, objetos de conhecimento e habilidades a serem trabalhadas dentro de cada área do conhecimento e componentes curriculares específicos.

Ao definir essas competências, a BNCC reconhece que a “educação deve afirmar valores e estimular ações que contribuam para a transformação da sociedade, tornando-a mais humana, socialmente justa e, também, voltada para a preservação da natureza” (BRASIL, 2013).

A BNCC do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, ao valorizar as situações lúdicas de aprendizagem, aponta para a necessária articulação com as experiências vivenciadas na Educação Infantil. Tal articulação precisa prever tanto a progressiva sistematização dessas experiências quanto o desenvolvimento, pelos alunos, de novas formas de relação com o mundo, novas possibilidades de ler e formular hipóteses sobre os fenômenos, de testá-las, de refutá-las, de elaborar conclusões, em uma atitude ativa na construção de conhecimentos. Nesse período da vida, as crianças estão vivendo mudanças importantes em seu processo de desenvolvimento que repercutem em suas relações consigo mesmas, com os outros e com o mundo.

As características dessa faixa etária demandam um trabalho no ambiente escolar que se organize em torno dos interesses manifestos pelas crianças, de suas vivências mais imediatas para que, com base nessas vivências, elas possam, progressivamente, ampliar essa compreensão, o que se dá pela mobilização de operações cognitivas cada vez mais complexas e pela sensibilidade para apreender o mundo, expressar-se sobre ele e nele atuar.

De acordo com o embasamento teórico acima, o projeto “MINHA HISTÓRIA/ NOSSA HISTÓRIA” faz jus aos temas das unidades temáticas:

  • O sujeito e seu lugar no mundo, quando traz aos alunos noções de pertencimento e identidade.
  • Conexões e escalas onde Estimular os estudantes a compreenderem e estabelecerem interações entre sociedade e meio físico natural.
  • Mundo do trabalho na qual o foco do aprendizado é a reflexão sobre atividades e funções socioeconômicas e o impacto das novas tecnologias.
  • Formas de representação e pensamento espacial que seria a concepção do que é um mapa e de outras formas de representação gráfica, aprendizagens que envolvem o raciocínio geográfico.
  • Natureza, ambientes e qualidade de vida que possibilita os estudantes reconhecer as diferentes comunidades que transformam a natureza, tanto em relação às inúmeras possibilidades de uso, quanto aos impactos socioambientais.

Portanto, percebe-se o quanto é importante para a memória de um povo a leitura permanente do passado, para o estabelecimento de relações, para conscientização e apropriação de cidadania. Percebe-se o quanto é importante que o aluno tenha contato com a História, desde cedo para se apropriar dela e fazer dela um instrumento de construção de liberdade e cidadania.


O ensino das disciplinas de história e geografia são de suma importância para todos os indivíduos, em especial para as crianças do ensino fundamental. As disciplinas que fazem parte do currículo escolar constituem um conjunto de saberes com finalidades especificas ao conteúdo que tratam de formas próprias para sua apresentação, elas possuem a função de mostrar os conteúdos, os valores, os saberes sociais, culturais e econômicos da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (62.5 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com