TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATUAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  1/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.033 Palavras (17 Páginas)  •  675 Visualizações

Página 1 de 17

A ATUAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Márcia Adriana Martins

Profª. Orientadora Ana Cristina Cantero Dorsa Lima

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Ped. (0335) – Estágio de Orientação e Supervisão Escolar  

29/05/2014

RESUMO

O presente trabalho nos apresenta algumas reflexões referente a importância da atuação do coordenador pedagógico na Educação Infantil, bem como suas contribuições para o desenvolvimento de todo processo de ensino aprendizagem e para a construção de uma escola  que assegure o direito de todos a uma educação de qualidade. Torna-se importante neste momento ressaltarmos a necessidade da partipação efetiva do coordenador pedagógico na construção do Projeto Político-Pedagógico da instituição, de forma que se priviligie todo processo pedagógico da escola. Para fundamentar nossa pesquisa tomaremos como base estudos realizados por estudiosos da área como Libâneo (1994, 2004), Vasconcelos (2002), Veiga (1995, 1998) além de documentos como a LDB 9394/96. Concluimos no decorrer deste estudo que o coordenador é uma figura de extrema importância dentro do contexto escolar, responsável por orientar as ações pedagógicas a serem executadas de forma organizada e planejada, assegurando desta forma a construção de um ensino de qualidade  e que atenda todos anseios da sociedade atual.

Palavras-chave: Coordenador Pedagógico. Educação. Projeto Político-Pedagógico.

1 INTRODUÇÃO

Este paper nos trará algumas reflexões referentes à importância do coordenador pedagógico na Educação Infantil, ressaltando a necessidade das orientações prestadas por este profissional para que seja assegurada total organização das ações pedagógicas realizadas dentro âmbito escolar. Sendo assim, trataremos da temática "A atuação do coordenador pedagógico na Educação Infantil" que se concentra na área de "Formação e Profissionalização Docente".

Justificamos a escolha por este tema, pois acreditamos ser de extrema importância refletir sobre o papel do coordenador pedagógico na construção de uma escola mais justa, igualitária que ofereça um ensino de qualidade e que atue democraticamente como agente transformador no dia a dia escolar, responsável por incentivar os docentes a ressignificarem sua prática pedagógica constantemente, resgatarem sua autonomia sem desconsiderar a importância e a necessidade da realização do trabalho coletivo.

A importância dessa pesquisa é buscar meios que possibilite ampliar as discussões sobre a importância deste profissional e suas contribuições como coordenador pedagógico atuante em instituições de Educação Infantil, sua responsabilidade perante a formação continuada dos docentes que coordena, sua participação no acompanhamento e na avaliação dos processos de ensino aprendizagem. É importante ressaltar a importância do coordenador pedagógico na construção, desenvolvimento e execução do PPP (Projeto Político-Pedagógico) além de suas contribuições para o sucesso desse projeto.

Objetivamos registrar a importância da atuação do coordenador pedagógico dentro das instituições de educação infantil e suas contribuições para a construção de uma escola democrática, possibilitar a aquisição de conhecimentos e experiências na área da coordenação pedagógica e analisar o trabalho diário do coordenador pedagógico visando às ações de articulação do coletivo (reuniões pedagógicas, formação de docentes, etc).

Ressaltaremos a partir desta temática as observações realizada no Centro de Educação Infantil "Maria Dulce Prata Cançado" localizado na Rua Panamá s/n no Bairro Jd. Noroeste em Campo Grande- MS, que oferece atendimento para 200 crianças em período integral desde Berçario ao Pré I. O ceinf foi fundado no ano de 2007  e é composto por 36 funcionários. O prédio da instituição tem uma estrutura ampla, com 8 salas de aulas, uma sala de direção, 1 sala de coordenação, cozinha, banheiros em cada bloco da instituição para as crianças e um para funcionários, um parque e uma sala de tv, um refeitório, um solário e uma piscina. As educadoras tem duas horas semanais destinadas para planejamento das atividades que serão realizadas em sala de aula e os professores exercem o direito a 7 horas de planejamento, sendo 4 horas realizadas dentro da instituição e 3  horas realizado em casa. No quadro de professores contém 10 profissionais que atuam na área de atividade I, atividade II, Educação Fisíca e Artes.  A instituição encontra-se com o Projeto Político-Pedagógico desatualizado sendo que o ultimo foi reformulado no ano de 2011. As características apresentadas no PPP observado não condiz totalmente com  a realidade encontrada na instituição. Os recursos pedagógicos são totalmente escassos, havendo a necessidade de muita criatividade para desenvolverem um trabalho de qualidade e que proporcione as crianças presentes na instituição o desenvolvimento necessário para sua formação. A coordenadora atua efetivamente nas ações pedagógicas realizadas dentro da instituição, participando dos momentos de planejamento, orientando as ações realizadas por todas as profissionais responsáveis pelo processo pedagógico da unidade, desenvolvendo reuniões pedagógicas e participando de todas as decisões que se referem ao processo de ensino aprendizagem dos alunos.

Sendo iniciaremos enfatizando  a importância da atuação do coordenador na educação infantil e suas contribuições, seu papel enquanto agente formador de professores e a necessidade de que este profissional participe efetivamente da construção do Projeto Político-Pedagógico possibilitando desta forma que se construa uma educação de qualidade e democrática.

  1. ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: FUNDAMENTAÇÃO TÉORICA

A educação vem sofrendo inúmeras mudanças visando atender as exigências da sociedade atual que vive um momento de constantes transformações sociais, culturais e tecnológicas. Neste contexto surge, então, o coordenador pedagógico, ocupando um lugar de destaque, como articulador, mediador, interlocutor, e orientador do processo pedagógico.

O coordenador pedagógico exerce extrema importância nas relações existentes dentro da instituição de ensino, como articulador e mediador entre o diretor escolar e todo o corpo docente, como também a responsabilidade de contribuir para a formação continuada dos docentes.

A atuação deste profissional no espaço escolar é fundamental na orientação de uma proposta que contribua na prática pedagógica diária dos professores, orientando-os na construção e reconstrução de suas ações para melhor desempenho no desenvolvimento de suas funções e na relação diária com as crianças. O coordenador que primeiramente é também um educador deve compreender a essência que envolve todo o trabalho dos educadores que coordena, auxiliando-os de forma dinâmica e efetiva para que estes professores desenvolvam um trabalho inovador e transformador e que venha fazer a diferença na vida de seus alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.6 Kb)   pdf (195.2 Kb)   docx (20.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com