TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A AVALIAÇÃO EDUCACIONAL

Por:   •  31/10/2017  •  Artigo  •  3.043 Palavras (13 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

Universidade do Estado da Bahia
Departamento de Educação- Campus XIII

        Atividade apresentada como requisito avaliativo referente a disciplina Coordenação Pedagógica componente curricular do curso de Pedagogia -VIII semestre pelas alunas:Aline Souza Santos,Fernanda Sampaio Pinto,Laura Almeida dos Santos e Thais Aparecida O. Mascarenhas.

ITABERABA, 2016

[pic 2]

Universidade do Estado da Bahia
Departamento de Educação- Campus XIII

UNS SIM, UNS NÃO, UNS TALVEZ...

UM ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

        

        

ITABERABA, 2016

CORDENADOR  PEDAGÓGICO: PRÁTICAS, REFLEXÕES E AÇÕES

JUSTIFICATIVA:

Este trabalho justifica-se pela necessidade de aproximar as discussões acerca do papel da coordenação pedagógica no direcionamento das praticas e ações que envolvem a atuação do professor. A ação formativa de coordenação pedagógica envolve as metodologias, as práticas e recursos para ação, reflexão e preparação de intervenções que favoreçam de forma efetiva a aprendizagem. A prática da coordenação pedagógica explicita o trabalho do profissional da educação que atua nas salas de aulas oferecendo-lhes subsídios e espaço de diálogo fazendo um link com as vivencias, experiências e a sua prática.

OBJETIVOS

  • Compreender o papel do coordenador pedagógico;
  • Acessar as crenças e concepções sobre a prática do profissional;
  • Conhecer as estratégias, as ações e os subsídios utilizados pelo coordenador para o alcance de seus objetivos.

ROTEIRO PARA ENTREVISTA

Eixo

Temas

Pergunta

IDENTIFICAÇÃO DO COORDENADOR

Nome:

Sexo:

Idade

Telefone

E-mail

Naturalidade

Moradia atual

Escolaridade/titulação

Experiência na Função

IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA

Colégio Estadual Centenário

Universo Amostral: Ensino Fundamental II

Cidade: Itaberaba-Bahia

Quantidade de professores

Rotinas da função

Projetos, planos, roteiros e rotinas da função

Quais suas principais atividades enquanto coordenador pedagógico? Existe um espaço na escola para a elaboração do planejamento?

Os professores, geralmente, relatam o desempenho dos alunos no processo de aprendizagem? Qual seria a melhor forma/momento para apresentar essas informações?

Limites e possibilidades da

funcao

Estrutura, bases legais, aspectos institucionais

Quais os atributos necessários ao coordenador pedagógico, tanto em termos de formação quanto de características pessoais?

Estrategias para superacao

e/ou otimizacao das condicoes

de producao da escolarizacao

Parcerias, projeto, atividades, documentos, etc que fazem o dia a

dia acontecer.

Na elaboração do atual projeto político pedagógico da sua escola quais foram às pessoas envolvidas na construção? E qual foi a sua atuação?

De que/quais maneira/s o Colégio Centenário (todo corpo escolar) dialoga com as outras instituições de ensino da região?

Os pais dos alunos participam de atividade para o desenvolvimento educacional da instituição?

Formacao

aspectos da formacao inicial, formacao continuada e preparacao

para atuar na funcao

Que programas/cursos de formação continuada para coordenadores pedagógicos você participou nos últimos 2 anos?

Que outros espaços de formação lhe são oferecidos, e aos professores (orientações técnicas, grupos de estudo )? Com que frequência ocorre?

Compreendemos que o Coordenador Pedagógico (C.P.) é o responsável pelas ações pedagógicas que norteiam o trabalho de articulação coletiva da comunidade escolar, tendo ele o papel de articular projetos, formações continuadas, dar suporte à base docente, além de ser um grande incentivador de práticas que visam trazer bons resultados na aprendizagem e nas praticas dos discentes.

É o responsável, nas unidades escolares, pelas ações de articulação coletiva do projeto político pedagógico, pelo acompanhamento e orientação do trabalho docente, pela organização de reuniões pedagógicas e pelas atividades de formação continuada. No trabalho cotidiano, deve criar oportunidades para a participação e discussão dos problemas concretos vividos pela escola, buscando coletivamente saídas para enfrentar os obstáculos presentes no processo ensino/aprendizagem. (Gestrado)

A fim de responder nossas inquietações enquanto formandos em pedagogia e futuros professores e/ou coordenadores pedagógicos convidamos um profissional da rede estadual de ensino do município de Itaberaba para uma entrevista semi-estruturada a respeito das práticas do C.P.. O coordenador entrevistado é um profissional com idade em torno de 57 anos, do sexo masculino com graduação em História e Teologia. A entrevista tem o objetivo de aproximar as discussões acerca do papel da coordenação pedagógica, das práticas e ações que envolvem a formação do professor.

O C.P. em questão atua na rede estadual de ensino há 23 anos como professor e não se intitula coordenador pedagógico. Segundo ele, sua ação é de orientador de estudos do ensino fundamental II. Sob a sua orientação, estão cerca de 26  professores através de um projeto do programa do estado denominado Pacto Pela Educação. Tal programa tem como finalidade o 'treinamento' de professores para a orientação dos trabalhos pedagógicos dos demais professores da unidade onde atua.

Esse programa tem como requisito para participação o professor que possua carga horária de trabalho de 40 horas. Dessa carga horária, ele 9 horas estarão comprometidas com as orientações inerentes as áreas de linguagens, humanas e exatas. Tal carga horária garante a participação nas atividades de coordenação (ACs) onde ele desenvolve, juntamente com os professores, orientações sobre o desenvolvimento das aulas e acompanhamento dos professores, suas dificuldades e processos formação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)   pdf (248.8 Kb)   docx (103 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com