TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Abordagem Crítico Superadora

Por:   •  4/5/2022  •  Resenha  •  1.035 Palavras (5 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 5

RELATÓRIO DE ESTÁGIO GRUPO 1: VÍDEOS

Nome completo: Jefferson Claudio Ferreira Gomes                   RGM:19700946

Título: Palestra: ‘’Profa. Dra. Celi Nelza Zulke Taffarel – Abordagem Crítico – Superadora’’

Autores/Participantes: Celi Nelza Zulke Taffarel

Descrição: Vídeo remoto sobre abordagem crítico-superadora

Link do evento: https://www.youtube.com/watch?v=m1-_gkowLSw

Tempo do vídeo: 01h:46m:50s

Relato analítico: 

        O vídeo remoto discorre sobre o tema abordagem crítico-superadora na educação escolar, tendo como convidada e palestrante a Celi Nelza Zulke Taffarel que possui doutorado na área de educação física e no momento atua como pesquisadora e docente de mestres e doutores voltados pra área da educação.  O canal na qual está ofertando o vídeo se chama GEPEFE UECE que significa grupos de estudos e pesquisa em Educação, Formação continuada de professores e educadores de educação física escolar. Esse grupo tem como intuito disseminar estudos, vídeos e palestras a respeito da educação para ampliar o conhecimento de atuantes da área, a fim de propor um ensino com excelência.

        No início do seminário online Celia abre a sua fala dizendo que como o seminário é um evento na área cientifica, é necessário que ele amplie a sua visão de forma integral da qual ocasione a assimilação de ideias através da reflexão e consequentemente a produção de um novo conhecimento. Esse é o intuito da área científica, o individuo necessita se desorganizar para se reorganizar conforme os novos conhecimentos adquiridos, pois o resultado disso é a produção de novas intervenções pedagógicas mais embasadas.

        Após isso, Celi fala sobre a educação física e como ela se interliga ao ser humano. Ela explica que todos nós somos seres produtores de cultura, ou seja, construímos relações, símbolos e significados no espaço em que estamos inseridos. Uma dessas construções é o movimento presente no nosso cotidiano e maior inserido nos jogos, nas danças, lutas, ginástica, brincadeiras, etc. Este expressa os valores, costumes, crenças e a nossa história resultante dessa relação entre o ser humano, o ambiente, o trabalho e a natureza. Assim sendo, a educação física não se resume em esportes, exercícios físicos, formação de atletas ou um momento de lazer dentre as disciplinas na escola. Mas sim uma matéria na qual se dispões de riquíssimos elementos culturais nas quais se manifestam nos diferentes povos onde são passadas de geração para geração.

Contudo, Taffarel relata que o ambiente escolar tem o intuito de desenvolver ainda mais a nossa capacidade de ser humano e quando falamos disso, estamos apontando para a sua participação em sociedade de maneira viva, ou melhor, de maneira crítica, na qual consiga construir em conjunto com a sociedade os parâmetros da nossa história. Essa participação política é importante pois é nela que tornamos mais seres humanos.

Entretanto esse direito de opinar nas decisões políticas do país quase não é enfatizada dentro da escola ou em outros equipamentos públicos. Quanto mais o indivíduo não souber que ele possui essa oportunidade de atuação, mais domínio as elites tem sobre os dominados. O discurso manipulativo ligado aos interesses das classes dominantes esconde essas conjunturas, o que acarreta em uma grande discrepância de acesso a bens materiais, culturais, sociais e econômicos pelas classes mais pobres. A falta de divulgação e disseminação da participação social acaba alienando o indivíduo, que não tem voz para criticar as decisões tomadas na sociedade que influenciam suas próprias condições de vida.

Depois disso, a palestrante Celi conta um pouco sobre a história da educação física, dizendo que no século XX foi um momento de muitos conflitos e acontecimentos que marcaram a história do país. Sendo alguns deles a segunda guerra mundial, guerra fria, quarta revolução industrial, etc, todos esses interferiram e influenciaram sobre a forma como a sociedade pensava, nessas transformações é que a educação física surge no regime ditatorial.

Ao término desses conflitos sociais houve o surgimento de grandes movimentações ligadas ao direito das mulheres, negros, trabalhadores, entre outros. Essas movimentações causaram muito incômodo para os grupos mais dominantes do país, o que perpetuou na constituição do militarismo no Brasil na qual silenciou grandemente essas formas de manifestação através do autoritarismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (54 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com