TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Alfabetização e Letramento Como Sistemas Complementares

Por:   •  13/1/2022  •  Ensaio  •  948 Palavras (4 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Síntese da ‘live’ Magda Soares

Alfabetização e letramento: teorias e práticas

Elisa Maria Machado Lima | Alfabetização | 29 de novembro de 2021


Alfabetização e letramento como sistemas complementares

A professora especialista em alfabetização e letramento Magda Becker Soares, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), realizou a conferência Alfabetização e letramento: teorias e práticas, que foi organizado pela Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN). Esta conferência foi realizada no dia 31 de julho de 2020 e ficou gravada no YOUTUBE como videoconferência. Com intuito de levantar e registrar os principais conceitos abordados durante a fala da professora Magda, farei um breve discurso.

Atualmente há muitos discursos sobre alfabetização e letramento, fato esse que mais prejudica do que traz soluções, visto que há uma certa rivalidade quanto aos métodos utilizados no nosso país. A professora Magda, em sua fala, define a alfabetização e o letramento como sistemas que tanto se integram quanto são interdependentes, portanto, ocorrem em tempo e espaço compartilhado. Assim sendo, a professora Magda defende que teorias e práticas estão solidamente relacionadas entre si e, portanto, estruturam os estudos do letramento e da aquisição da linguagem escrita. Diante desta afirmação fica claro que teorias e práticas existem no plural, visto que, há muitas práticas que podem ser aceitas e utilizadas para que a alfabetização seja um caminho para que as crianças, os jovens e os adultos possam conquistar a habilidade de ler, escrever e interpretar a linguagem escrita. Apreciei a postura da professora Magda, pois, enquanto não houver consenso, o fracasso na alfabetização vai continuar evidente.

Como superar o fracasso na alfabetização e letramento?

O fracasso na alfabetização é um fato que acompanha o Brasil desde sua tomada de posse pelos Portugueses. A pesquisadora também faz relatos quanto ao baixo desempenho do ensino-aprendizagem da alfabetização e letramento de crianças, jovens e adultos, nacional e internacionalmente. No entanto, não alcancei bem a explicação que ela deu para o baixo desempenho. Na minha opinião, esse mal desempenho é uma questão política e social, pois, as crianças da classe que domina não encontram essa mesma dificuldade, muito pelo contrário, estão sendo alfabetizadas. Diante dessa constatação, qual solução?

Diante dessa realidade, fico questionando o que e o porquê deste desafio de alfabetizar as crianças da classe popular? A professora Magda fala sobre o aprendizado, o aprendiz e quando ocorre esse aprendizado. Logo, fica claro que a criança está sendo colocada como ator principal dos estudos direcionados para a alfabetização e o letramento. Apesar disso, a questão social afeta o desenvolvimento pleno das crianças, pois, estas recebem pouco estímulo para fazer uso da escrita. Então, como efetivar o aspecto cognitivo e linguístico?

Nesse ponto da conferência, a professora Magda discorre sobre as etapas que são fundamentais para a alfabetização, no processo da escrita. Assim como nos métodos e nas teorias, mas, aqui ela não teceu maiores detalhes sobre quais são essas teorias. Quanto ao letramento ela discorre sobre o aspecto sociocultural. Também ressalta o valor da leitura, interpretação e produção de textos no cotidiano e no ambiente em que se vive.

        Considerei importante quando a professora Magda alerta para não centralizar nas teorias construtivistas e sim, valorizar os mecanismos linguísticos das crianças e quando destacou que as teorias que apresentam o sistema alfabético como estrutura para compreensão favorecem o posterior desenvolvimento da criança quanto ao letramento. Além disso, trouxe aspectos da pronúncia fonético-fonológica, destacando o valor para apropriação do sistema alfabético. A professora Magda também considerou as teorias de Vigotski, portanto, considerar cada criança em sua singularidade e respeitar o seu tempo para apropriação da escrita e da linguagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (57.3 Kb)   docx (575.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com