TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Analise de Competências de Perrenoud

Por:   •  6/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  458 Palavras (2 Páginas)  •  72 Visualizações

Página 1 de 2

Segundo Ricardo, 2010, o conceito de Perrenoud para competências se aproxima de um enfoque didático, visando a formação geral.

“Esse autor atribui vários conceitos às competências, mas a ênfase repousa sobre a mobilização de recursos cognitivos. Uma dessas definições revela a diversidade de requisitos para se construir uma competência:

“Define-se uma competência como a aptidão para enfrentar uma família de situações análogas, mobilizando de uma forma correta, rápida, pertinente e criativa, múltiplos recursos cognitivos: saberes, capacidades, microcompetências, informações, valores, atitudes, esquemas de percepção, de avaliação e de raciocínio”.". (Ricardo,2010)

Perrenoud destaca dez grupos de competências básicas do professor, que visam desenvolver atitudes que integram os conteúdos trabalhados em sala de aula com o cotidiano do aluno, ou seja, articular a realidade socio-contextual do educando com as atividades propostas no contexto educacional.

Um destes grupos de competências é o de “Envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho”. Dentro deste grupo de competência Perrenoud procura mostrar ao professor a importância de ele motivar seus alunos, despertar neles a vontade e o prazer de aprender, de participar da vida escolar. O autor também destaca o desenvolvimento da capacidade do aluno de se autoavaliar visando uma postura reflexiva sobre si e seu entorno. Outro ponto citado pelo autor é a criação de um conselho de alunos, que representa os demais junto a escola, assim eles participam de forma ativa da gestão escolar e se sentem parte da escola, não meros expectadores.

Outro grupo de competências criado por Perrenoud é “Administrar a progressão das aprendizagens”. Neste grupo o autor destaca questões sobre a avaliação da aprendizagem do aluno, onde o professor deve levar em consideração a individualidade dos mesmos, suas condições sociais e emocionais, para então ponderar sobre a progressão de aprendizagem do aluno. Além disso, a avalição deve ser contínua, pois cada aluno vai responder de uma forma às diferentes situações de aprendizagem propostas pelo professor.

O oitavo grupo de competências criado por Perrenoud é “Utilizar novas tecnologias”. Este é um grupo de suma importância para o ensino nos tempos atuais, pois fala sobre o uso da tecnologia da informação e outros recursos tecnológicos como ferramentas de ensino. Neste tema é possível destacar a vontade do professor, que deve estar sempre buscando se atualizar nas novas tecnologias para proporcionar aulas mais cativantes aos alunos. E para que o professor expresse esta vontade de aprender mais, é fundamental que ele esteja motivado e seja incentivado a se atualizar, buscando o contato com as tecnologias que chamam atenção dos alunos.

Referências Bibliográficas

Ricardo, Elio Carlos Discussão acerca do ensino por competências: problemas e alternativas. Cadernos de Pesquisa [online]. 2010, v. 40, n. 140 [Acessado 9 Maio 2022] , pp. 605-628. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0100-15742010000200015>. Epub 07 Dez 2010. ISSN 1980-5314. https://doi.org/10.1590/S0100-15742010000200015.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (39.3 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com