TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise Sociológica Através de Pierre Bourdieu

Por:   •  28/8/2015  •  Relatório de pesquisa  •  600 Palavras (3 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 3

Análise Sociológica através de Pierre Bourdieu

Foi através do francês Pierre Bourdieu que empreendeu uma investigação sociológica do conhecimento que detectou um jogo de dominação e reprodução de valores, pois até ali a instrução era vista como um meio de elevação cultural mais ou menos à parte das tensões sociais.

Bourdieu teve o mérito de formular, a partir dos anos 60, uma resposta original, abrangente, bem fundamentada, etc., para o problema das desigualdades escolares. Essa resposta tornou-se um marco na história, não apenas da Sociologia da Educação, mas do pensamento e da prática educacional em todo o mundo.

Para construir sua teoria, Bourdieu criou uma série de conceitos, como habitus e capital cultural. Todos partem de uma tentativa de superação da dicotomia entre subjetivismo e objetivismo. “Ele acreditava que qualquer uma dessas tendências, tomada isoladamente, conduz a uma interpretação restrita ou mesmo equivocada da realidade social”.

Supunha-se que por meio da escola pública e gratuita seria resolvido o problema do acesso à educação e assim garantindo em princípio, a igualdade de oportunidades entre todos os cidadãos. Os indivíduos competiriam dentro do sistema de ensino, em condições iguais, e aqueles que se destacassem por seus dons individuais seriam levados, por uma questão de justiça, a avançar em suas carreiras escolares e, posteriormente, a ocupar as posições superiores na hierarquia social. A escola seria, nessa perspectiva, uma instituição neutra, que difundiria um conhecimento racional e objetivo e que selecionaria seus alunos com base em critérios racionais. Porém vemos realmente isso no sistema de ensino brasileiro?

Análise Sociológica sobre Sistema Educacional Brasileiro

Pode-se dizer que o dilema educacional brasileiro ainda persiste e que ainda existem dificuldades para se compreender qual o real papel social no que diz respeito à educação básica deve encarar a educação como um objeto de pesquisas e de análises críticas e também como um campo de intervenção prática, principalmente porque não temos o ensino de sociologia na educação básica que seria imprescindível para a formação do individuo, tornando-o capaz de compreender os problemas da sociedade e principalmente, estar hábil a agir criticamente.

Porém ainda não vemos isso no Brasil, pois o sistema escolar brasileiro reproduz muitas desigualdades naturalmente os alunos que estudam em escolas particulares, provavelmente terão uma educação mais rica em conhecimento, tirando que muitos alunos não possuem meios de ensinos, materiais escolares etc., de uma forma igual. E naturalmente esses alunos que possuem meios melhores de adquirir conhecimentos, terá um grau de êxito escolar melhor e logicamente social.

Entretanto o sistema teve algumas mudanças, através dos anos com programas sociais, como uniforme escolar para todos, material escolar, etc., para as escolas públicas que naturalmente mudou em parte essa desigualdade, mas não acabou, para que assim haver igualdade de oportunidades entre todos os cidadãos.

Considerações Finais

Portanto o ensino de sociologia nas escolas ajudaria a viabilizar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (46.5 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com