TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise do Filme Invictus

Por:   •  23/2/2023  •  Ensaio  •  662 Palavras (3 Páginas)  •  1.417 Visualizações

Página 1 de 3

[COMPETÊNCIA ⑤] RELACIONAMENTO E CORRESPONSABILIDADE

Desenvolve relacionamentos positivos com alunos, professores, funcionários, direção, pais e/ou responsáveis e atua de forma corresponsável tendo em vista o desenvolvimento dos alunos e profissionais da escola.

Análise reflexiva acerca do filme “Invictus”:

Mandela convida François, que é o capitão do time de rúgbi, para um chá após o técnico do time ser demitido. O time de rúgbi da África do Sul é conhecido como Sprinboks e é um time muito inferior e desacreditado por todos.

O presidente continua com seu tratamento gentil e atencioso, e tem uma conversa com François sobre liderança e motivação. Ele pergunta a François, “Como você inspira seu time a fazer o melhor? Como fazê-los acreditar que são melhores do que são? Como inspiramos todos a nossa volta?” E François responde: “pelo exemplo.”

Dar exemplo é uma das características do líder a ser desenvolvida com alunos e colegas, pois a motivação está dentro das pessoas, e pode ser influenciada por fontes externas. Neste caso, “o exemplo” é como François estimula a motivação em seu grupo. Mas Mandela ainda questiona: “Como inspirar grandeza quando nada satisfaz?” e conta o que fazia no tempo em que estava preso: “Quando me sentia deprimido na ilha, buscava inspiração em um poema. Me fazia levantar quando não queria.” Neste momento o que Mandela faz é apoiar François em entender a situação e buscar uma nova inspiração (motivação) para o seu time – novo estímulo externo.

Após o encontro, Mandela pede ao time de rúgbi para irem até uma favela e ensinarem as crianças sobre o esporte, pouco popularizado por estas pessoas. De início o time rejeita e não gosta da ideia. Dizem não ter tempo a perder com este tipo de atividade, que estão sobrecarregados. Os jogadores chegam à favela e se assustam com as condições que veem. As pessoas são diferentes no que tange a motivação, pois as necessidades variam de acordo com o indivíduo e levamos em conta a interferência dos padrões de comportamento e valores sociais, ou seja, ninguém poderia imaginar que a situação se tornaria mais uma motivação para o time, pois eles realmente não queriam ir até a favela e se julgavam muito ocupados com os treinos. Logo, todo o time interage com a comunidade e as questões sociais são deixadas de lado. Eles ensinam as crianças a jogarem, brincam, e inspiram deixando um lindo slogan “Um time, um país”. Ao final da trama, o time da África do Sul chega à final da Copa de Rúgbi e seu adversário é o melhor time da temporada, os AllBlacks da Nova Zelândia.

Mandela decora o nome de cada jogador para cumprimentá-los um a um, diz a François antes do jogo final que “o país tem sede de grandeza”; e ainda, diz palavras de apoio a François e cada um dos jogadores antes do jogo, mostrando respeito e admiração.

François busca fazer o mesmo para motivar a sua equipe quando sai para um treino de corrida pela cidade e recebe os cumprimentos e os desejos de boa sorte de toda a população em volta. No jogo final, todos no estádio gritam pelo nome de Nelson Mandela, reverenciando o presidente. Todos cantam o hino nacional, brancos e negros juntos. E a população inteira assiste ao jogo, seja no estádio, em suas casas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (44.6 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com