TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise do Projeto Político Pedagógico CEM Setor Leste

Por:   •  14/10/2020  •  Relatório de pesquisa  •  1.162 Palavras (5 Páginas)  •  502 Visualizações

Página 1 de 5

        

Análise do Projeto Político Pedagógico CEM Setor Leste

Esse trabalho tem por objetivo analisar o Projeto Político Pedagógico (PPP) elaborado em 2019 do Centro de Ensino Médio Setor Leste disponível no site da SEEDF, visto a não disponibilidade do ano de 2020 nessa plataforma e a não resposta da direção até a elaboração desse documento. O Projeto Pedagógico apresenta 124 páginas e aponta ser construído em reuniões e debates com toda a comunidade escolar no ano de 2017 para o desenvolvimento das aprendizagens definidas pela UNESCO.

O Centro de Ensino Médio Setor Leste ou anteriormente conhecido como Ginásio Industrial JK ou Ginásio Industrial do plano Piloto, foi fundado em 1963 na área urbana SGAS 611/12 da Asa Sul com 75 mil metros quadrados. A escola possui 78 profissionais da carreira de magistério distribuídas na equipe gestora e de professores.

A estrutura física conta com nove blocos, sendo três desses para salas de aula totalizando 24 salas com Datashow, quatro banheiros para alunos com dois para alunos com necessidades especiais, uma sala da coordenação disciplinar e outra para professores com dois banheiros. Possui outro bloco com salas para segurança, limpeza e manutenção, salas de coordenação individual e coletiva, uma sala de projeção, banheiros e oito pequenas salas para atendimento de reforço escolar. Além disso possui também um bloco administrativo atuando a direção, supervisão administrativa, supervisão pedagógica, sala da orientação educacional, mecanografia e banheiros e por fim, outros blocos com laboratórios de biologia/química, física/matemática, artes e um de informática, sala de recursos generalista e para deficientes visuais, a secretaria da escola, a biblioteca e um auditório, além de uma sala de musculação, banheiros, sala espelhada para ginástica e dança e uma sala de apoio a projetos próxima ao ginásio de ginástica artística e duas piscinas contando com dois vestiários, uma sala para professores de natação e guarda de material e duas salas para o depósito.

O PPP apresenta dados referentes a origem geográfica, idade, sexo e etnia dos estudantes em gráficos. Por esse meio, o corpo discente da instituição é em sua maioria moradores das regiões administrativas próximas ao Plano Piloto, sendo a maior porcentagem de alunos (13,75%) da Asa Sul, localidade da própria escola, seguida do Paranoá e Guará (6,19% e 6,08% respectivamente). Apresenta-se também em sua maioria entre 16 e 18 anos, sendo predominante 16 anos no primeiro ano do ensino médio e 17 anos no segundo e terceiro. Há a predominância também de autodeclarados pardos e mulheres em todas as séries.

A missão da escola é garantir o ensino de qualidade e acesso e permanência ao ensino superior, assim como formar cidadãos críticos e participantes visto a busca da aprovação no vestibular nas motivações da efetuação da matrícula dos estudantes. A instituição pontua o alto índice de aprovação proveniente do acompanhamento pedagógico com aulas de reforço no período contrário desde 2008 e considera as práticas pedagógicas eficazes pela alta aprovação em concursos vestibulares.

Nas concepções teóricas que fundamentam a prática pedagógica, expõem a concepção tradicional, comportamentalista, humanista, cognitiva da educação, mas também apontam pesquisas contemporâneas que abordam o processo de ensino com apoio da utilização de tecnologias digitais. A concepção da educação é fundamentada a partir dos princípios constitucionais e da Lei de Diretrizes e Bases Nº 9.394 que também prevê a Sociologia como disciplina obrigatória em todas as séries do Ensino Médio.

A organização da proposta curricular segue a indicação do art.8 das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM) visando a contextualização e interdisciplinaridade entre as quatro áreas do conhecimento - Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, e Ciências Humanas e é construída coletivamente pela participação dos membros do conselho escolar, da direção, da coordenação pedagógica, dos professores, dos pais e dos alunos.

Além disso, integra o paradigma curricular da Base Nacional Comum e sua Parte Diversificada incluindo projetos que preconizam os eixos transversais do Currículo em Movimento da Secretaria de Estado de Educação do DF: Educação para a Diversidade, Cidadania e Educação em e para os Direitos Humanos e Educação para a Sustentabilidade adotado em 2014.

Nessa perspectiva do enfoque dos multiletramentos, adota ações no projeto de redesenho curricular pelos macrocampos de acompanhamento pedagógico, leitura e letramento, iniciação científica e pesquisa, línguas estrangeiras/adicionais, cultura corporal, produções e fruição das artes, comunicação, cultura digital e uso de mídias e participação estudantil fomentadas por projetos pedagógicos com objetivos e ações previstas.

O currículo da instituição foi reestruturado em 2009 na adesão ao Programa Ensino Médio Inovador destacando a interdisciplinaridade e organizando os projetos nos eixos de trabalho, tecnologia, ciência e cultura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (53.7 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com