TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Aprendizagem em Vygotsky

Por:   •  24/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  654 Palavras (3 Páginas)  •  548 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade do Estado da Bahia – UNEB[pic 1]

Departamento de Ciências Humanas – Campus I

Colegiado de História

Componente curricular: Psicologia, práticas pedagógicas e o ensino de História

Docente: Prof.ª Dr.ª Rita Rapold

APRENDIZAGEM EM VYGOTSKY

Inicialmente é importante pontuar o contexto histórico em que Lev Vygotsky devolveu sua produção teórica: a Revolução Russa de 1917 e o período de solidificação que se sucedeu. Esse cenário influenciou decisivamente o autor e o seu trabalho, Vygotsky era marxista e tentou desenvolver uma Psicologia com características de tal corrente.

Toda teoria de Vygotsky fundamenta-se na dimensão social do desenvolvimento humano. Para o autor, o ser humano constitui-se enquanto tal na sua relação com o outro social, tanto que a corrente pedagógica que se originou de seu pensamento é chamada de socioconstrutivismo ou sociointeracionismo. Vygotsky também deu grande importância ao substrato material do desenvolvimento psicológico, especialmente ao cérebro. Dessa forma suas proposições contemplam a dupla natureza do ser humano, que é membro de uma espécie biológica e, ao mesmo tempo, de um grupo cultural.

O entendimento de Vygotsky sobre o funcionamento do cérebro humano é baseado na sua ideia de que as funções psicológicas superiores são construídas ao longo da história social do homem. Assim, ele rejeitou a ideia de funções mentais fixas, trabalhando com a noção do cérebro como um sistema aberto, isto é, dotado de plasticidade. Essa concepção da organização cerebral implica diretamente na questão do desenvolvimento psicológico. Por um lado, supõe uma organização básica do cérebro. Por outro, conduz à ideia de que a estrutura dos processos mentais e as relações entre os vários sistemas funcionais transformam-se ao decorrer do desenvolvimento individual.

Segundo o autor, a diferença genética na atividade mental tem uma correspondência na organização cortical, isto é dizer que lesões em determinadas áreas corticais podem levar a síndromes diversas, que variarão dependendo do estágio de desenvolvimento psicológico do indivíduo em que a lesão ocorra.

As postulações de Vygotsky evidenciam a forte ligação entre os processos psicológicos humanos e a inserção do indivíduo num contexto sócio-histórico específico. Uma ideia central para a compreensão das concepções de Vygotsky sobre o desenvolvimento humano como processo sócio-histórico é a ideia de mediação. Segundo essa teoria, toda relação do indivíduo com o mundo é feita por meio de instrumentos técnico e da linguagem. A linguagem humana ganha em Vygotsky duas funções básicas: a de intercâmbio social e a de pensamento generalizante.

Ainda, Vygotsky focaliza seu interesse pela questão dos conceitos no processo de formação dos conceitos. Ele divide esse percurso em três grandes estágios, que se subdividem em várias fases:

1º estágio: a criança forma conjuntos sintéticos.

2º estágio: é o chamado “pensamento por complexos”.

3º estágio: nele a criança agrupa objetos com base num único atributo, sendo capaz de abstrair características isoladas da totalidade da experiência concreta.

Vale pontuar que esse percurso genético proposto por Vygotsky para o desenvolvimento do pensamento conceitual não é um percurso linear. O autor afirma que a questão principal quanto ao processo de formação de conceitos é a questão dos meios pelos quais essa operação é realizada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (114.6 Kb)   docx (36.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com