TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS SEGUNDO VYGOTSKY

Por:   •  3/10/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.190 Palavras (5 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 5

O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS SEGUNDO VIGOTSKY

Daiane de Lima, Programa Institucional de Bolsa à Docência (PIBID), lima18daiane@gmail.com

Jéssica Paulino Ribeiro, Programa Institucional de Bolsa à Docência (PIBID), jessicapaulinoribeiro@gmail.com,

Ana Flavia Hansel, Universidade Estadual do Centro Oeste- UNICENTRO, curso de licenciatura – Pedagogia, Irati, Paraná. anaflaviahansel@gmail.com ÁREA DE SUBMISSÃO - ENSINO.

Palavras-chave: Desenvolvimento, aprendizagem, interação social,

Resumo: Este texto aborda como ocorre o desenvolvimento das crianças, segundo Lev Vygotsky. O referido autor trás muitas contribuições teóricas ao estudo do desenvolvimento infantil. Entre elas foca que o desenvolvimento ocorre através da interação social, respeitando-se o tempo da criança e seu avanço. Está pesquisa aponta algumas contribuições de Vygotsky para o campo educacional, bem como, a aplicação de alguns de seus conceitos em sala de aula. Evidenciamos aqui a importância da condução efetiva de estratégias de aprendizagem propostos em sala de aula para crianças que apresentam dificuldades especificas de aprendizagem, pois estas necessitam apoio nas suas interações sociais e em decorrência, auxílio nas suas aprendizagens acadêmicas. Nesse sentido o presente trabalho (o qual encontra-se em fase de desenvolvimento) busca analisar os procedimentos educativos realizados em sala de aula, adaptando-os de acordo com as necessidades reais dos alunos acompanhados.

O processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças.

Como bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), estamos acompanhando alunos com desafios maiores (deficiências, distúrbios, etc...) nas suas aprendizagens acadêmica, fator este que traz a eles certas dificuldades no acompanhamento das tarefas escolares.

Durante as observações realizadas em sala de aula, destacamos dois alunos que apresentam dificuldades específicas de aprendizagem, os quais, nomeamos por questões éticas, Willian com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor e Vitória que apresenta dificuldade generalizadas de aprendizagem escolar. Analisando os casos, pode-se levantar como hipótese que ambos apresentam limitações intelectuais o que interfere diretamente nas seguintes tarefas; escrita, compreensão de textos orais e escritos, insegurança tanto na realização de atividades quanto a assertividade da mesma, dificuldades nas orientações espaciais, acompanhamento visual. Sendo assim, ambos precisam de acompanhamento continuo na sala de aula. Nessa perspectiva, cabe a nós, enquanto futuras profissionais da educação, propiciar a esses alunos a capacidade de desenvolvimento proximal, mediando o conhecimento de forma que esses desenvolvam a aprendizagem escolar e social.

Observa-se também dificuldade no desenvolvimento da linguagem e na comunicação, mesmo que possuam capacidade verbal, demostram déficit na competência dessa habilidade, afetando diretamente a aprendizagem formal.

Segundo Vygotsky (1996) o desenvolvimento humano acontece junto com o processo de evolução em que nós passamos ao longo da vida, e também através do contexto cultural em que vivemos. Vamos nos transformando e evoluindo e, a partir da interação social, nós aprendemos e nos desenvolvemos.

Na perspectiva sociointeracionista de Vygotsky (1996) o desenvolvimento humano acontece através do processo de interação e mediação. Assim se busca caracterizar os aspectos humanos do comportamento e elaborar hipóteses para formar as características humanas ao longo da vida. Ele acreditava que essas características e atitudes individuais estão ligadas com a troca de sua interação social, com o coletivo.

Vygotsky (1996) focava o desenvolvimento e aprendizagem, no qual essa relação acontecia através do ser humano viver em um meio social. Para ele o desenvolvimento psicológico/ mental é promovido pela convivência social, pela socialização, e não irá acontecer se o aluno não participar de um ambiente que traga essa socialização, essa aprendizagem E é na escola que a criança vive esse processo de ensino/aprendizagem e vai tendo essa interação com os outros indivíduos.

O autor nos apresenta também o conceito da Zona de desenvolvimento Proximal onde as interações sociais servirão como apoio nas aprendizagens. Estas interações podem ocorrer através de pessoas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (51.7 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com