TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Prática Educação Física

Por:   •  22/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  304 Palavras (2 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade: descreva a organização de um trabalho pedagógico por meio do qual as três dimensões (conceitual, procedimental e atitudinal) dos conteúdos seja contemplada.

  1. Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
  2. Unidade Temática: brincadeiras e jogos.
  3. Objetos de conhecimento: brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional.
  4. Habilidade: reconhecer, por meio de múltiplas linguagens (corporal, visual, oral e escrita), as brincadeiras e os jogos populares do contexto comunitário e regional, valorizando a importância desses jogos e brincadeiras para suas culturas de origem.
  5. Nome da brincadeira ou jogo: Taco.  Campo e taco: categoria que reúne as modalidades que se caracterizam por rebater a bola lançada pelo adversário o mais longe possível, para tentar percorrer o maior número de vezes as bases ou a maior distância possível entre as bases, enquanto os defensores não recuperam o controle da bola, e, assim, somar pontos
  6. Dimensão conceitual: Nesta atividade o aluno vai aprender sobre o que é brincadeira de Taco e a sobre a história desta brincadeira na comunidade local. A partir de imagens (fotos) de pessoas jogando criquet, taco e beisebol e com os objetos: taco, bola. Também será relatado alguns exemplos de locais e pessoas da comunidade brincam com taco.
  7. Dimensão procedimental: A partir da demonstração realizada pelo professor com algum aluno que conheça a brincadeira e/ou se voluntarie da demonstrar, será ensinado aos alunos os procedimentos de como fazer ao pegar o taco, posicionar-se, as regras da brincadeira, como, por exemplo,  poder sair de sua posição, entre outros.
  8. Dimensão atitudinal: as atitudes de cumprir as regras, observar seus adversários, manter o espírito esportivo, respeitar suas próprias limitações, desenvolver habilidades de autocontrole e valorizar a brincadeira enquanto elemento cultural de sua comunidade.
  9. Referências:

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pd. Acesso em: 26 mar. 2021.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (64.3 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com