TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A BNCC, AS METODOLOGIAS E OS RESULTADOS

Por:   •  22/5/2022  •  Resenha  •  311 Palavras (2 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Nome Completo:

RGM:

Instituição:

Data:

Curso: Pedagogia

Disciplina:

A BNCC, AS METODOLOGIAS E OS RESULTADOS

 

Para Mello e outros (2018, p.27) “O BNCC é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os estudantes devem adquirir ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica”.

De fato, ante a grande relevância do documento e seus preceitos, entendemos sim, que tanto no ensino infantil quanto em qualquer outro, tem-se como objetivos o preparo, também, para a vida em sociedade.

Destarte, projetos com trabalho de múltiplas facetas devem ser encorajados e promovidos. É o caso, por exemplo de um projeto social ofertado pelo instituto “alfam”, de robótica, costura, música, pintura entre outros, cuja explicação encontra-se em um vídeo do Youtube no canal “TV UESB” o qual promove, além de ações voltadas ao desenvolvimento do conhecimento tecnológico-profissional (preparando para a vida acadêmica e, também profissional) alia, também o aspecto sociocultural, unindo crianças de realidades diferentes, promovendo a confraternização, conscientização para a sustentabilidade, dentre muitas outras competências necessárias à vida em sociedade, também descritas na BNCC.

No caso em questão, percebe-se o trabalho de ciências e matemática (cálculos relacionados a produção/programação de robôs, ao tamanho das peças de costura) e artes (em relação aos projetos com música e pintura). Além de tudo, tal projeto trabalha algumas das 10 Competências Gerais BNCC, como o conhecimento, pensamento científico, trabalho e projeto de vida, repertório cultural e cultura digital.

Ressalta-se que a atuação do professor também reside em ambientes não escolares, pelo que, tal análise se mostra pertinente, haja vista competências descritas na BNCC estarem sendo plenamente explanadas no contexto.

REFERÊNCIAS

MELLO, Joana Cândida Pinheiro Lima de, et al. BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E AS CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: Revista Projeção e Docência, v9, n°2, ano 2018

TV UESB. Projeto social oferece perspectiva de vida a crianças e adolescentes, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=J_o2uHKhvxw&ab_channel=TVUESB acessado em 10 Mar. 2022

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (105.7 Kb)   docx (27.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com