TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Apresentação da Metodologia de Trabalho e da(s) Competência(s) da BNCC

Por:   •  26/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.423 Palavras (6 Páginas)  •  11.891 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Nome: Andréa Barbara de Araújo

RGM: 26233541

Instituição: Cruzeiro do Sul Virtual

Data:09/03/2021

Curso: Pedagogia para licenciados EAD

Disciplina: Prática de Ensino nos anos iniciais do Ensino fundamental

Atividade: Unidade 1 - Ensino nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Elabore um texto (de 20 a 25) linhas, apresentando os seguintes elementos:
- Apresentação da Metodologia de trabalho e da(s) competência(s) da BNCC.
- Análise crítica da metodologia apresentada, levando-se em conta as competências

 gerais da BNCC.

Por favor, apresente ao final da atividade o link em que conste a metodologia apresentada.

Apresentação da Metodologia de trabalho e da(s) competência(s) da BNCC. Análise crítica da metodologia apresentada, levando-se em conta as competências

gerais da BNCC.

 A atividade ao qual eu selecionei nessa apresentação, é o material Multiplano para trabalhar os conceitos dos números naturais, de forma prática e tangibilidade. O foco é para crianças do 1º e 2º ano do Ensino nos anos iniciais e do Ensino fundamental, incluindo crianças com deficiência visual.

Baseando-se nas competências especificas da a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para os anos iniciais na disciplina de matemática. Apresentando o Multiplano, ele e composto de matérias diversos, como mostra fotos em anexo abaixo:

[pic 2]

Multiplano Retangular: possui 546 furos distribuídos em 21 linhas e 26 colunas (figura 1)

Fonte: http://multiplano.com.br/produto/kit-multiplano/

16/03/2021 – São Paulo-SP

[pic 3]

Compartimento superior: reservado para hastes, barras de Estatística, pinos, fixadores, elásticos e base de operações. (figura 2)

Fonte:  http://multiplano.com.br/produto/kit-multiplano/

16/03/2021 – São Paulo- SP

Multiplano é um aparelho didático com uma metodologia flexível e de tangibilidade na Matemática e a Estatística, auxiliando no aprendizado destas disciplinas, apresentados nas figuras 1 e 2. Quando se trabalha com as operações primitivas, trazendo o exemplo da do plano de aula da apostila do Matemática em Rede, pag. 14 e 15. Ferronato, Rubens Matemática em rede com multiplano / Rubens Ferronato. -- 1. ed. -- Dracena, SP: Ateliê da Escrita, 2018.  

OPERAÇÕES DE FORMA PRIMITIVA

Habilidades

EF02MA07 Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4 e 5) com a ideia de adição de parcelas iguais por meio de estratégias e formas de registro pessoais, utilizando ou não suporte de imagens e/ou material manipulável.

EF03MA07 Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4, 5 e 10) com os significados de adição de parcelas iguais e elementos apresentados em disposição retangular, utilizando diferentes estratégias de cálculo e registro.

Objetos de conhecimento

• Problemas envolvendo adição de parcelas iguais (multiplicação);

• Problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação e da divisão: adição de parcelas iguais, configuração retangular, repartição em partes iguais e medida.

Objetos de conhecimento

• Problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação e da divisão: adição de parcelas iguais, configuração retangular, repartição em partes iguais e medida A tabuada vem sendo trabalhada nas escolas de um modo tal que não surte o efeito esperado: os estudantes têm muita dificuldade em abstrair esse conteúdo, uma vez que lhes são estipulados cem números a serem decorados/memorizados, o que acaba gerando sentimento de impotência frente a tantos algarismos. Uma alternativa é que, antes de memorizá-la, o próprio estudante construa a tabuada. Para isso devem inserir pinos no Multiplano em forma de linhas e colunas e, a partir da contagem, será feita a anotação do resultado. Quanto mais simplificada a tabuada se tornar para o estudante, mais fácil será o seu reconhecimento como conhecimento cotidiano e, consequentemente, mais facilitado será o seu processo de abstração. Sendo assim, propomos mostrar aos estudantes apenas a quantidade necessária de números dos quais ele precisa saber. Na resolução de situações similares, bastará que ele aplique a propriedade comutativa da multiplicação (a ordem dos fatores não altera o produto final). Por exemplo: 5 * 3 = 15 é igual a 3 * 5 = 15 (Figura 3). Acompanhe o exemplo a seguir. Foi brincando com os pinos que aprendi a tabuada.

Multiplicação

 [pic 4]

5 * 3 = 15

Matemática em REDE com multiplano | 15 (Figura 3)

16/03/2021- São Paulo- SP

Nota-se, portanto, que, para aprender: a tabuada do 2, basta o aluno assimilar oito produtos; a tabuada do três, sete produtos; a do quatro, seis produtos; seguindo essa lógica até a tabuada do 9. No caso da tabuada do 9, bastará que o estudante assimile o produto 9 × 9, levando em consideração que os demais, utilizando-se da propriedade da comutação, já terão sido aprendidos. Totaliza-se, assim, somente 36 produtos a serem assimilados em vez de cem, como é feito costumeiramente.

Eles aprendem de maneira visual a propriedade comutativa, ou seja, o resultado é o mesmo se multiplicarmos 2 × 6 do que se multiplicarmos 6 × 2.

[pic 5]

Fonte: https://www.curiosidadesdaterra.com/2017/09/um-truque-genial-para-que-seus-filhos.html

16/03/2021- (figura 4)

Com o material multiplano e o apoio da ideia da distribuição da tabuada na tabela de Pitágoras (figura 4). Ajuda o aluno assimilar o concreto e o abstrato da multiplicação.

Pelo fato da montagem unitária e manual, leva o aluno deficiente visual e vidente, assimilar a noção de adição na composição de multiplicação

O material extraído do livro do) professor Rubens Ferronato (autor e inventor do Multiplano

 – vídeo onde se apresenta o Professor Rubens e narra brevemente as experiências e resultados do material.

https://www.youtube.com/watch?v=OkvD5vV_wSE – Realidade em pauta – Elio Moura - entrevista Os Desafios de um Deficiente Visual: alfabetização e adaptação | bloco 2 | Realidade em Pauta. Onde eu destaco a entrevista com aluna Ana Carolina Premiano de 6 anos. Onde mostra a importância da base da educação da criança deficiente visual e norteada em conceitos apresentados com matérias táteis e adaptados ao currículo, complementando com muita analogia do cotidiano da criança toda essa bateria introdutória e conceitual acadêmica da educação básica dos anos iniciais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (480.2 Kb)   docx (367.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com