TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Apresentação da Metodologia de Trabalho das Competências da BNCC

Por:   •  1/11/2022  •  Dissertação  •  457 Palavras (2 Páginas)  •  1.007 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Nome Completo: Débora Moreira

RGM:

Instituição: Cruzeiro do Sul

Data: 01/06/2022

Curso: Pedagogia Licenciatura

Disciplina: Prática de Ensino nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Atividade: Apresentação da Metodologia de trabalho das competências da BNCC

Tratar de educação envolve falar de uma ciência de um processo socialmente construída, portanto mutáveis.

Levando em consideração tal ideia, as estratégias de ensino estão diretamente associadas com o objetivo do aprendizado. Nos últimos anos, grandes transformações aconteceram em distintas áreas do conhecimento e essas promoveram impactos sobre a compreensão e as estratégias no processo de ensino aprendizagem.

Com base em pesquisa feita pelo Brasil, em diversas escolas de Ensino Fundamental a metodologia ativa colaborativa e importante para a aprendizagem do estudante. Nos dias atuais é preciso se aprimorar das melhores técnicas de aprendizagem e recursos lúdicos, assim o educando e motivado a participar da aula despertando-se pela aprendizagem ele se torna protagonista em sala de aula, tornando as aulas mais ativas os educando estarão desenvolvendo e explorando a capacidade de refletir e aprender fazendo e não só ouvindo e memorizando os conteúdos apresentados muitas vezes sem saber o porquê está sendo ensinadas determinadas matérias, qual a finalidade, como usar na vida.

As competências da BNCC são dez, a metodologia ativa vai englobar todas as áreas, mas a competência cinco que fala sobre compreender, utilizar e criar tecnologia digital de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas se exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

Gostaria de ressaltar a ramificação que é trazer jogos para a sala de aula aliados na aprendizagem dos conteúdos.

A BNCC é um documento que descreve as atividades básicas e essenciais chamadas de habilidades para todo educando brasileiro do ensino infantil, fundamental e ensino médio, o grande desafio é produzir atividades pedagógicas baseadas nas competências.

Para concluir a metodologia ativa e suas competências quero resaltar.

Segundo Farias a educação do século XX foi construída a partir das ideias de aprendizagem de pensadores como: Montessori, Frenet, Piaget, Vygotsky, David Ausubel, Paulo Freire e Michael Froucault (FARIAS ET AL.2015).

De acordo com Paulo Freire em “Pedagogia da Autonomia” é necessário haver respeito pela autonomia do educando seja ele criança, jovem ou adulto: sua curiosidade, o gosto estético, a linguagem, a curiosidade não podem ser omitidas visto que ao fazer isso o professor está minimizando sua importância e eximindo sua própria obrigação de educar, formar esse aluno (FREIRE, 1996).

Referencias: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/implementacao/praticas/caderno-de-praticas/aprofundamentos/202-o-uso-de-metodologias-ativas-colaborativas-e-a-formacao-de-competencias-2?highlight=WyJtZXRvZG9sb2dpYXMiLCJhdGl2YXMiLCJtZXRvZG9sb2dpYXMgYXRpdmFzIl0=  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (95.8 Kb)   docx (27.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com