TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A BREVE CONTEXTUALIZAÇÃO DAS BRINCADEIRAS E A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL E A PSICOMOTRICIDADE

Por:   •  10/1/2022  •  Projeto de pesquisa  •  1.739 Palavras (7 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 7

 2.1 BREVE CONTEXTUALIZAÇÃO DAS BRINCADEIRAS E A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL E A PSICOMOTRICIDADE.

Segundo Oliveira (2000) o brincar não significa apenas recrear, é muito mais, caracterizando-se como uma das formas mais complexas que a criança tem de comunicar-se consigo mesma e com o mundo, ou seja, o desenvolvimento acontece através de trocas recíprocas que se estabelecem durante toda sua vida.

Assim, através do brincar a criança pode desenvolver capacidades importantes como a atenção, a memória, a imitação, a imaginação, ainda propiciando à criança o desenvolvimento de áreas da personalidade como afetividade, motricidade, inteligência, sociabilidade e criatividade.

Vygotsky (1998), um dos representantes mais importantes da psicologia histórico-cultural, partiu do princípio que o sujeito se constitui nas relações com os outros, por meio de atividades caracteristicamente humanas, que são mediadas por 6ferramentas técnicas e semióticas. Nesta perspectiva, a brincadeira infantil assume uma posição privilegiada para a análise do processo de constituição do sujeito, rompendo com a visão tradicional de que ela é uma atividade natural de satisfação de instintos infantis. Ainda, o autor refere-se à brincadeira como uma maneira de expressão e apropriação do mundo das relações, das atividades e dos papéis dos adultos. A capacidade para imaginar, fazer planos, apropriar-se de novos conhecimentos surge, nas crianças, através do brincar. A criança por intermédio da brincadeira, das atividades lúdicas, atua, mesmo que simbolicamente, nas diferentes situações vividas pelo ser humano, reelaborando sentimentos, conhecimentos, significados e atitudes.

Verificando a literatura encontramos Vygostky (1989) faz refencia a motivação humana, considera que os humanos precisam desenvolver estímulos motivacionais, que no caso da criança, considera o uso de brinquedos e brincadeiras para influenciar a criança no seu desenvolvimento cognitivo.

Corroborando temos o cientista  Moyles (2017) Considera que o ato de brincar na pratica educacional é facilitador de um processo, para o autor essa pratica metodológica promove uma relação ampliada de percepção acerca das necessidades infantis e a consequência desta percepção usar meios mais efetivos na concretização dos saberes.

Importante citar Barreto (2019) manifesta em sua reflexão que a brincadeira para a criança é acima de tudo um mecanismo usado para construir seu universo e compreender o mundo adulto, a brincadeira é a ressignificação da percepção infantil.

Rodrigues, (2018) explana que a ludicidade a brincadeira propriamente dita, colabora como metodologia para o desenvolvimento em geral, principalmente na comunicação e no aperfeiçoamento da percepção de vários sentidos e habilidades contribuindo para uma melhor relação social infantil.

Piaget (1951), faz referência ao brinquedo como uma ferramenta primordial para o aprimoramento cognitivo da criança, existe uma grande importância da interação da criança com o meio para sua formação e desenvolvimento.

Pasqualini (2019), diz sobre o desenvolvimento que não segue um parâmetro pré-estabelecido ou uma regra especifica e sim considera a sua subjetividade, o meio de convívio e estimulo individual levando em consideração a motivação pessoal e os reforços sem considerar nem o tempo estimado para essa ocorrência.

 Oliveira (1995) relata sobre sua percepção que o comportamento infantil é marcado por desejos imediatos reforçando a visão de Vygotsky (2016), que considera o desenvolvimento infantil com relevância a perceber as necessidades e as motivações para manter ações que construam as interações intelectuais.

Vygotsky (2018), fala sobre seu entendimento do meio, e ressalta parâmetros, e desconsidera algumas ocorrências citando que a importância consiste no meio como uma “ocorrência do desenvolvimento”, finalizando o seu pensamento [...] manifesta as características que já propiciam, por si próprias, o desenvolvimento infantil. Ainda segundo o autor trazemos o meio como parte influenciadora das relações, pois sabemos que em um contexto de conveniência social se estabelecem laços afetivos.

Conceituando desenvolvendo infantil evidenciamos o cientista Tavares (2017) se refere a importância desenvolvimento como sendo ponto primordial a ser trabalhado nas instituições, o autor demonstra seus pensamentos na fala Tavares (2017, p. 3):

Os educadores na maioria das vezes manifestam falta de habilidade em trabalhar com a parte psicomotora, essa deficiência de habilidade é bem nítida nos seres iniciais da vida escolar infantil.

Carvalho (2018) traz em sua concepção um ponto de vista marcante acerca do desenvolvimento humano, nele é evidenciado a importância dos indivíduos envolvidos no contexto do desenvolvimento. Ressalta atitude do ser humano de acompanhar e ajudar no desenvolvimento de seu semelhante.

Usando o pensamento cientifico de Bronfenbrenner (2018) As crianças são capazes de influenciar o ambiente e também serem influenciada pelo próprio ambiente na formação do seu comportamento individual. Assim vale ressaltar a importância da escola como instrumento de transformação.

Carvalho, (2018) salienta acerca do desenvolvimento infantil pontos ligados sobre mudanças de movimentos habituais na vida do ser humano evidenciando assim as habilidades motoras infantis partindo da interação com o meio e reforça que a criança não aprende apenas com imitação e o estimulo da criatividade é marca primordial do desenvolvimento metodológico do indivíduo.

Willrich (2018) considera a importância de educadores em geral estimularem a criatividade de seus alunos precocemente na que é considerado motor cognitivo e contornar através de mecanismos científicos as dificuldades de cada um evidenciando a formação e o desenvolvimento do indivíduo.

O cientista Oliveira 2019 traz a afirmativa que o homem é uma criatura complexa e com ações manifestas por movimentos corporais, considera-se que o movimento psicomotor é parte do seu desenvolvimento no afeto das relações através do contato físico. Enfoca-se a contextualização cientifica onde Psicomotricidade é considerada como uma prática de criar ações cinéticas criativas do ser humano, seu início é marcado pela cinética corpórea, utilizando a instrumentação corporal manifestando movimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (81.6 Kb)   docx (207 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com