TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da psicomotricidade no desenvolvimento infantil

Por:   •  29/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.780 Palavras (8 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 8

Ficha no. 01

Assunto (TEMA): A importância da psicomotricidade no desenvolvimento infantil.

Referência Bibliográfica Completa: BUENO, J. M. Psicomotricidade – Teoria e Prática – São Paulo: Lovise, 1998. FONSECA, V. Psicomotricidade Perspectivas Multidisciplinares. Porto Alegre: Artmed, 2004. GADELHA Y.A; MENEZES I.N. Estratégias Lúdicas na Relação Terapêutica com Crianças na Terapia Comportamental. Univ. Ci. Saúde, V.2, N.1, Brasilia, 2004. GOMES, A. C. O brincar e a psicomotricidade. Universidade Cândido Mendes, 2007. OLIVEIRA, G. de C. Avaliação Psicomotora à luz da psicopedagogia. 6° Ed., Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. ROSSI, F. S. Considerações sobre a psicomotricidade na educação infantil. Revista Vozes dos Vales da UFVJM: Publicações Acadêmicas – MG – Brasil – N° 01 – Ano I – 05/2012 Reg.:120.2.095-2011 – PRO EXC/ UFVJM VILAR, C. E. C. Dificuldades de aprendizagem e psicomotricidade: estudo comparativo e correlativo das competências de aprendizagem acadêmicas e de factores psicomotores de alunos do 2o e 4o ano do ensino básico, com e sem dificuldades de aprendizagem. Dissertação de Mestrado em reabilitação psicomotora. Faculdade de Motricidade Humana, Universidade Técnica de Lisboa, Lisboa, 2010.

Texto da Ficha: A psicomotricidade envolve o intelectual, o motor e o emocional do homem e entende que por meio da interação desses com o mundo, a criança se desenvolve. A psicomotricidade foca no corpo como conhecimento para o mundo e para a aprendizagem do indivíduo, logo o domínio do corpo, o movimento e equilíbrio tem grande relevância para o futuro do sujeito. Assim, alguém que não possui o corpo organizado, não desenvolvido da maneira correta, tende a ser prejudicado no quesito intelectual, social e até mesmo afetivo e emocional, pois afeta a confiança no mesmo. O mal desenvolvimento da psicomotricidade na criança pode ainda interferir na aprendizagem escolar, tendo em mente a necessidade de algumas habilidades motoras para um bom desempenho escolar.

O processo de avaliação e intervenção da psicomotricidade contribui para o treinamento de suas funções específicas, trabalhando por meio do brincar e pela realização pessoal de completar as atividades e se sentir capaz de realizá-las.

Tipo de fichamento: Resumo

Biblioteca que se encontra a obra: modalidade online

Ficha no. 02

Assunto (TEMA): A psicomotricidade: Uma ferramenta de ajuda aos professores na apredizagem

escolar.

Referência Bibliográfica Completa: BARRETO, Sidirley de Jesús.Psicomotricidade,educação e reeducação.2ª.ed. Blumenau: Livraria Acadêmica, 2000. FONSECA, Vitor. Psicomotricidade. 2ª. ed.São Paulo:Martins Fontes,1988. OLIVEIRA, Gislene de Campos. Psicomotricidade:educação e reeducação num enfoque psicopedagógico.Petrópolis:Vozes,1997. PIAGET, Jean. Seis estudos de psicologia. Rio de Janeiro: Editora Forense Universitária Ltda,1987. WALLON, Henri. As origens do caráter na criança. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1971. WALLON, Henri. Do ato ao pensamento: ensaio de psicologia comparada. Lisboa: Moraes Editores, 1979. AJURIAGUERRA, J.de.Manual de psiquiatria infantil.Rio de Janeiro:Editora Masson do Brasil Ltda,1980. MELCHERTS, Hurtado Johann Gustavo Guillermo. Educação Física pré-escolar e escolar: uma abordagem psicomotora. 5ª. ed.Porto Alegre:Edita,1996. GESELL, Arnold ET alli.El niño de 1 a 5 años.Buenos Aires:Pai-dos,1977. SKINNER, B.F.Ciência e comportamento humano.São Paulo:Martins Fontes,1978. SCOTT, K.Powers;HOWLEY,T.Edward.Fisiologia do exercício:teoria e aplicação ao condicionamento e ao desempenho.3ª.ed.São Paulo:Editora Manole Ltda,2000. WALLON, Henri; ALFANDÉRY, Hélène G. Educação-pensadores.Recife:Editora Massangana, 2010. MEUR, A; STAES, L.Psicomotricidade: educação e reeducação. São Paulo: Editora Manole Ltda, 1984. SANTOS, R.C.F et al.Psicomotricidade:uma ferramenta norteadora no processo de ensino-aprendizagem de crianças com dislexia.Revista Ciência em Extensão,São Paulo,v.5,n.2,p.79,2009. LE BOULCH, Jean. A Educação Psicomotora: a psicocinética na idade escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1983.

Texto da Ficha: É necessário que toda criança passe por todas as etapas em seu desenvolvimento e a psicomotricidade é responsável de criar a base para que isso aconteça, trabalhando o desenvolvimento motor, afetivo e psicológico por meio de jogos e atividades lúdicas na tentativa de que a criança se conscientize sobre seu corpo. É notável a importância do movimento como elemento de construção da personalidade e do desenvolvimento motor da criança, dados por experiências vividas e pela maturação fisiológica. Contudo, é correto afirmar que a psicomotricidade possui um impacto positivo no pensamento, conhecimento e nos domínios cognitivos dos alunos, logo, os professores também constatam a importância da utilização desta área de atuação da psicologia em suas aulas para desenvolver com maior facilidade a aprendizagem de seus alunos, visando o resultado final de contribuir para a formação dos estudantes através do domínio cognitivo, emocional e psicomotor para, assim, se tornarem adultos desenvolvidos e independentes.

Tipo de fichamento: Resumo

Biblioteca que se encontra a obra: modalidade online

Ficha no. 03

Assunto (TEMA): A percepção do pedagogo sobre o desenvolvimento psicomotor na educação infantil

Referência Bibliográfica Completa: ALVES, F. Psicomotricidade: corpo, ação e emoção. Rio de Janeiro: Wak, 2007. ANDRADE, M. M. Introdução a metodologia do trabalho científico. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2006. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOMOTRICIDADE (ABP). O que é psicomotricidade. [s. d.]. Disponível em: . Acesso em: 25 set. 2016. BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011. BORGES, M. F.; RUBIO, J. A. S. A educação psicomotora como instrumento no processo de aprendizagem. Revista Eletrônica Saberes da Educação, São Roque, v. 4, n. 1, p. 1-12, 2013. BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Seção 1, p. 27833. CAMPÃO, D. S.; CECCONELLO, A. M. A contribuição da educação física no desenvolvimento psicomotor na educação infantil. Lecturas: Educación Física y Deportes, Buenos Aires, v. 13, n. 123, p. 1-29, 2008. CREPEAU, B. E.; NEISTADT, E. M. Terapia ocupacional. Rio de Janeiro: Guanabara, 2002. DE MEUR, A.; STAES, L. Psicomotricidade: educação e reeducação. São Paulo: Manole, 1989. FIN, G.; BARRETO, D. B. M. Avaliação motora de crianças com indicadores de dificuldades no aprendizado escolar, no município de Fraiburgo, Santa Catarina. Unoesc & Ciência - ACBS, Joaçaba, v. 1, n. 1, p. 5-12, jan./jun. 2010. FONSECA, V. Manual de observação psicomotora: significação psiconeurológica dos fatores psicomotores. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

Texto da Ficha: A educação infantil é considerada a primeira etapa da educação básica e tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 anos de idade em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando assim a ação da família e da comunidade. A primeira infância é importante para a formação das crianças pois é nessa época que elas irão se construir como seres humanos diante diferentes estímulos do ambiente ao seu redor. A infância apresenta-se como fase crucial para o desenvolvimento de um repertório motor que favorecerá o aprimoramento de outras habilidades no decorrer da vida adulta.

A psicomotricidade, segundo Le Boulch (1992), acontece devido ações educativas de movimentos espontâneos e atitudes corporais da criança, possibilitando uma imagem do corpo e contribuindo para a formação da sua personalidade. Se trata de uma prática pedagógica que busca contribuir para o desenvolvimento integral da criança no meio de ensino e aprendizagem. Baseado nisso, em relação ao corpo, se destaca o correr, pular e as atividades corporais amplas e finas, tais como recortar, escrever e outras produções psicomotoras que se ocupam do corpo em movimento.

O pedagogo possui uma grande responsabilidade no desenvolvimento psicomotor das crianças, logo, é fundamental que ele tenha conhecimento e que esteja sempre atualizado a respeito desse tema para que possa realizar atividades de forma intencional e comprometida com a formação completa dos alunos. Contudo, fica cada vez mais explícito que a psicomotricidade deveria ocupar um lugar de maior destaque na educação infantil e na formação dos professores, como um conteúdo importante de suporte a aprendizagem e também como um meio de construção de unidade corporal, identidade e conquista da autonomia intelectual e afetiva das crianças.

Tipo de fichamento: Resumo

Biblioteca que se encontra a obra: modalidade online

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (50.3 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com