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A BRINQUEDOTECA, LITERATURA, HISTORIA E ARTE: PROJETO BRILHART

Por:   •  6/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  4.439 Palavras (18 Páginas)  •  185 Visualizações

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BRINQUEDOTECA, LITERATURA, HISTORIA E ARTE: PROJETO BRILHART

RESUMO

Para realização deste trabalho utilizamos pesquisa bibliográfica de autores que contribuíram com o tema. Visamos a importância do ato de brincar, ler, recontar e criar e surgiu então o nome do nosso projeto, Brilhart que tem o propósito de trabalhar o potencial humano, promovendo a ética, o valor a vida e a consciência ecológica. Para fins deste trabalho, usaremos o termo “Brinquedoteca, literatura, historia e arte”.  Lembrando que brincar, ler e criar é apenas um jeito gostoso de aprender. Dividimos o artigo em 03 capítulos: 1º Capitulo: tratada sobre o surgimento da brinquedoteca; 2º Capitulo: refere-se ao brincar como promoção à saúde; e 3º Capitulo: aborda a descrição da área de estudo, a metodologia, bem como, a análise dos dados e resultados da pesquisa que mostram que a brinquedoteca de bairro tem papel fundamental no processo de desenvolvimento da socialização, pois nelas, as crianças podem conviver com crianças de diferentes idades, níveis socioeconômicos e étnicos.

Palavras Chave: Brinquedoteca, Projeto, Brilhart

ABSTRACT

For this work we use literature of authors who contributed to the theme. We aim to the importance of the act of play, read, retell and create and then came the name of our project, Brilhart that is meant to work the human potential, promoting ethics, value life and ecological awareness. For this work, we will use the term "Toy Library, literature, history and art." Recalling that play, read and create is just a nice way to learn. Divided this article into 03 chapters: Chapter 1: treated on the appearance of the toy; Chapter 2: refers to the play as health promotion; and Chapter 3: covers the description of the study area, the methodology and the analysis of data and results of the research show that the neighborhood toy plays a fundamental role in the socialization process of development, since in these cases, children may live with children of different ages, socioeconomic and ethnic levels.

INTRODUÇÃO

O tema Brinquedoteca busca investigar, entender e ampliar os conhecimentos sobre o assunto e desmistificar os reais objetivos que estão por trás destes importantes espaços. Segundo Santos (1995) a brinquedoteca nasceu no século XX para garantir a criança um espaço destinado a facilitar o ato de brincar. Vemos que a brinquedoteca se caracteriza por possuir um conjunto de brinquedos e brincadeiras, oferecendo um ambiente agradável, alegre e colorido, onde mais importante que os brinquedos é a ludicidade que eles proporcionam (Cunha,1998). O brincar é uma atividade essencial para a saúde física, emocional e intelectual do ser humano. Brincar é coisa séria, porque na brincadeira há sinceridade, engajamento e doação. É brincando que se desenvolve o reequilíbrio e a reciclagem das emoções vividas, da necessidade do conhecer e reinventar a realidade, desenvolvendo ao mesmo tempo a atenção, concentração e muitas outras habilidades. Quando a criança está brincando ela mergulha em um mundo de possibilidades. Na brinquedoteca ela pode recriar e enfrentar situações por ela vividas no seu cotidiano. É por isso que todas as crianças precisam usufruir dos benefícios emocionais, intelectuais e culturais que as atividades lúdicas proporcionam. Hoje notamos que as brincadeiras e os brinquedos  vem perdendo o seu valor, pois os brinquedos tecnológicos estão tomando esses espaços. Segundo Kishimoto (2002), a sociedade se preocupa com a criança que é educada pela televisão, pela passividade que ela provoca e pela sua acessibilidade sem controle. Quando a criança brinca com o computador podendo acessar a quase tudo, ela derruba barreiras de segredo do mundo adulto (POSTMAN, 1999). Brazelton (2003) ressalta que o contato com outras crianças torna-se distanciado, e as brincadeiras, cada vez mais solitárias. Se os brinquedos imitam a tal perfeição a realidade, o brincar perde uma das suas funções mais importantes, e a criança quase pode dispensar a fantasia na sua construção do mundo imaginário (OUTEIRAL, 2003). As atividades lúdicas permitem o exercício da liberdade de escolha, de viver situações que a criança escolhe, de exercitar a imaginação, a criatividade, a agilidade, o raciocínio, os limites, a linguagem. As atividades que usam o corpo basicamente como atividade expressiva, como pular, subir, correr. As regras de convivência social também são testadas, regras imaginárias são discutidas e negociadas durante toda a brincadeira. Especial destaque queremos dar aqui, para as representações da vida adulta que é feito nas brincadeiras, muito mais constantes aí do que nos jogos. E nestas representações, a simbologia adquirida pode ser experimentada, e mais do que isso, em especial para um pesquisador, permite observar como resolvem as questões que se apresentam e que ainda não foram vistas ou vividas por ela (KISHIMOTO, 2002). Esse projeto foi elaborado para estimular o desenvolvimento de uma vida interior rica e de capacidade de concentração e atenção e incentivar a valorização do brinquedo como atividade geradora do desenvolvimento intelectual, emocional e social valorizando os sentimentos afetivos, cultivando a sensibilidade.

O QUE É BRINQUEDOTECA?

Brinquedoteca (em Portugal Ludoteca) é uma coleção de jogos e brinquedos, organizada para o livre uso dos visitantes, em sua maioria crianças e adolescentes, mas potencialmente também adultos, tendo em consideração o recente sucesso dos jogos de tabuleiro. Muitas escolas mantêm uma brinquedoteca de brinquedos educacionais como forma de substituir o clássico "playground" por algo que possa ensinar enquanto entretém os alunos. Tendo neles objetivos pedagógicos que proporcionem interação entre colegas, aprendizado, coordenação motora, e diversão.

A brinquedoteca é uma instituição que nasceu no século XX para garantir a criança um espaço destinado a facilitar o ato de brincar. É um espaço que se caracteriza por possuir um conjunto de brinquedos e brincadeiras, oferecendo um ambiente agradável, alegre, e colorido, onde mais importante que os brinquedos é a ludicidade que eles proporcionam (Cunha, 1998).

Seguindo o raciocínio da autora, esse ambiente tem a importância de desenvolver a imaginação incentivando as brincadeiras de faz de conta, a dramatização a socialização, fazendo com que as crianças construam sua própria percepção de mundo. A história conta que o surgimento da brinquedoteca deu por volta do ano de 1934, justamente na era da grande depressão econômica vivenciada pelos norte-americanos.

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