TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Breve conceito de alfabetização

Por:   •  22/9/2018  •  Ensaio  •  496 Palavras (2 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 2

Bem antes de romper modelo educacional organizado como existe hoje, a escrita por si só, como um registro de sinais, codificações sozinhas e que por junção a uma outa simbologia exprime algum significado existe a cerca de 3.000 a.C no final do período Neolítico; esta característica de escrita marca o que chamamos pré-histórico, pois foi com o advento da linguagem escrita que inicia o fim desse período “pré” para o início da história propriamente dita.

A decodificação de símbolos teve inicio ao mesmo tempo que as formas de escrita foram surgindo, pois era necessário se compreender as grafias que eram inserida naquele contexto cultural, isso possibilitava a compreensão da mensagem que queria ser passada. Com a evolução dos estudos sobre o sistema de escrita, foi entendido que sempre houve a preocupação de fornecer meios para que suas escritas fossem decifradas.

Na era das cavernas, onde foram observadas as ointuras rupestres que mostravam pessoas, animais, e cenas vividas no dia a dia, serviam para mostrar as próximas gerações o que de fato acontecera com seus antepassados, daqueles desenhos além de representar objetos da realidade da época, serviam também para representar palavras, que por sua vez seriam referencia para esses mesmos objetos na linguagem oral.

A partir desse ponto os humanos viam quando uma forma representada pela grafia é um simples desenho mas quando esse desenho representa uma palavra ela se torna uma forma escrita.

No entendimento mais antigo da contrução do modelo de escrita, saber decodificar esses símbolos era de suma importância para a perpetuação dos conceitos de um povo e ensinamentos a posteridade, mas com o passar do tempo a crescente de informações, era necessário então que fossem aprimoradas essas técnicas, trazendo a substituição de símbolos por outro modelo que representassem o som das falas.

De acordo com CAGLIARI, 2003 a escrita autônoma se desenvolvei por volta de 3.300 a.C e provavelmente o mesmo ocorreu com o povo egípcio no ano de 3.000 a.C e com o orientais há mais ou menos 1500 a.C .

Na idade antiga que vai da ivenção da escrita por volta de 3.500 a.C até a queda do Império Romano em 476 d.C (século V), as pessoas aprendiam a ler com quem dominava esse conhecimento de escrita, bem provável que seja para resolver questões de negócios e o comercio da época, questões religiosas.

Quando houve um elo entre a decifração e os símbolos das palavras era feito da maneira mais comum, excluindo a escrita como obrigação, o que se fazia realmente necessário para a época era realmente a leitura, so se escreveria quando houvesse o domínio da leitura, assim era o modelo de alfabetização, primeiro se lia e depois escrevia, primeiro com pequenas palavras , depois textos de autores de alto potencial.

O modo de escrita com o alfabeto, utilizado atualmente, vem de uma grande contrução de vários povos em facilitar a maneira de personificar as mensagens expressas, contribuindo para o processo de aprendizagem do processo de escrita.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (40.3 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com