TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM AS IMPLICAÇÕES NAS PRÁXIS EDUCATIVAS

Por:   •  2/3/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.711 Palavras (11 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 11

COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM AS IMPLICAÇÕES NAS PRÁXIS EDUCATIVAS

                                                                               

Juliana Azevedo

Letieli Souza

Matheus Silveira

Raquel Ataíde                                                                                                                                           Rosângela de Oliveira Branco

Prof. Cristiano Goldschmidt

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Licenciatura em Pedagogia (PED 1439) – Prática Educativa Módulo II

13-03-2016

RESUMO

O presente trabalho irá abordar e examinar os pressupostos teóricos da ação comunicativa empreendidos por diversos autores, com seus respectivos domínios e trabalho. Tentará relacioná-los no processo educacional, que está sujeito às interferências sistêmicas, tendo como personagem principal os professores e, ainda, refletindo sobre essa ação comunicativa, fator principal que envolve todos os sujeitos no processo pedagógico.

Palavras-chave: Comunicação, Linguagem, Ambiente escolar.

1.INTRODUÇÃO

Neste trabalho buscamos conhecer e diferenciar as funções da comunicação e linguagem, bem como compreender a importância de cada uma no processo comunicativo, na interação aluno professor, e todos as relações dentro do ambiente escolar, onde e como ela acontece, sua importância, diferenças, mudanças e carências.

Nesse estudo fica claro, a importância de sabermos que só poderão fazer o diferencial em instituições aqueles que aprenderem a se comunicar, a trabalhar de forma interligada, acrescentado pontos positivos e gerando o saber fazer no meio em que qualquer indivíduo esteja inserido.


2.O PAPEL DA COMUNICAÇÃO NAS RELAÇÕES INTERPESSOAL

        Sabemos que o ato de comunicarmos não é privilégio dos seres humanos, os animais também se comunicam ao seu modo.

           De acordo com Marques de Melo (1975, p.14) lembra que comunicação vem do latim ‘communis’, comum. O que introduz a opinião de comunhão, comunidade.

Podemos avaliar as grandes mudanças na comunicação nos últimos anos, essa mudança tem origem variadas, está relacionada aos incríveis avanços da tecnologia. Falamos que comunicação é um ato pela qual os indivíduos trocam entre si informações.        De acordo com Parry (1976), os gestos que desenvolvemos podem transmitir muitas informações, principalmente relativas ao nível social, à competência, à segurança e à franqueza.         Em todas as fontes de pesquisa fica claro que a grande barreira para a comunicação interpessoal é a tendência automática de avaliar, julgar aprovar ou não o comportamento ou atitudes e opinião das pessoas ou de um grupo. Precisamos nos comunicar bem e de maneira favorável é uma necessidade de prática diária, a arte da boa comunicação é valioso, é sobretudo, acrescentar maturidade pessoal que trará bons frutos para muitos segmentos de sua vida.

 2.1COMUNICAÇÃO E SUAS BARREIRAS NO AMBIENTE ESCOLAR        

            Precisamos ter consciência, e sabermos que é imprescindível pensar bem antes de falar e agir, em um Ambiente Escolar, as opiniões e percepções são sempre suscetíveis a discussões, principalmente quando se trabalha com grupos heterogêneos. De acordo com Rudiger (1998), alguns tipos de barreiras, que podem gerar falhas à boa comunicação é essencial, são elas:

A distração é um elemento de alta capacidade de embaralhar a recepção correta de uma informação, é uma ligação inesperada.

A apresentação não enunciada acontece quando o emissor pressupõe que o receptor já saiba o significado, porém não o sabe. Assim, as informações são perdidas.

 A apresentação confusa é a falta de ordem e coerência que dificultam o entendimento das informações.

A representação mental pode causar confusão, pois o receptor obtém os dados e constrói uma imagem do que está sendo dito. Uma voz carinhosa, por exemplo, por exemplo, chama a atenção do receptor, o que pode distorcer a mensagem.

A credibilidade, que é autoridade das pessoas, tem um peso muito grande na hora do recebimento de uma informação.

A distância física é a probabilidade decrescente de as pessoas de as pessoas se comunicarem quando d distância é significativa entre elas.

A defensiva acontece quando temos um conceito sobre o emissor e a defensiva impede a comunicação.

A limitação do receptor, que é o grau cultural ou a forma de encarar situações e os interesses que temos, limita a capacidade de entender o que é proposto.

Diante do exposto, ainda se pode acrescentar um último tipo de barreira que efetivamente dificulta a condição de uma boa comunicação, a autossuficiência.

“Para a comunicação humana, a autossuficiência, com todas   as   suas   consequências, significa   obstáculo por vezes intransponível: é impossível para qualquer pessoa começar a aprender o que ela julga que já sabe. O sucesso do aprendizado depende da disposição em se          admitir         que         não         se          sabe.  (PENTEADO  1997, p. 71) :

2.2 ELEMENTOS DO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO

        Nas diversas situação de comunicação seja falada, escrita em sinais de transito, tudo aquilo que está no nosso dia, diante disso podemos citar os elementos básicos da comunicação que são; emissor, receptor, mensagem, canal de comunicação, código e referente.

Emissor: é quem envia a mensagem, pode ser uma pessoa, um grupo um canal de televisão.

Uma   pessoa   não   pode   se   comunicar consigo mesma, dizemos que só há comunicação quando o receptor manda o feedback .(  PENTEADO 1997,p4)

Receptor: É o destinatário da mensagem para quem irá receber a mensagem, ou um público alvo, um animal entre outros.

Mensagem: É o objeto de comunicação, é o conteúdo das informações, a mensagem é o elo dos dois pontos da conversa, chamamos ainda de mensagem o que o emissor transmite e que o receptor recebe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (158.7 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com