TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E SUAS IMPLICAÇÕES EDUCACIONAIS PARA A PRÉ-ESCOLA

Por:   •  16/5/2016  •  Artigo  •  4.993 Palavras (20 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 20

A CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E SUAS IMPLICAÇÕES EDUCACIONAIS PARA A PRÉ-ESCOLA

Marielly Barbosa Silva Mota[1]

RESUMO

Este artigo pretende analisar a importância exercida pela consciência fonológica, quanto à aquisição da leitura e da escrita no que diz respeito às crianças em idade pré-escolar e sua influência para o desenvolvimento destas. Apresenta-se conceitos, atividades e tarefas que têm por propósito explicitar o que autores têm considerado sobre as habilidades metalinguísticas contempladas nas estratégias de intervenção, e se de fato cabe a esta o auxílio no desempenho das competências linguísticas. Almeja ainda considerar a importância da implantação de atividades que possam ampliar e proporcionar o desenvolvimento das habilidades fonológicas bem como tarefas, onde se permita a avaliação da consciência fonológica, como método de intervenção para que se obtenha construção e desenvolvimento do nível fonológico, mesmo que a criança ainda se encontre na fase inicial de alfabetização.

Palavras- Chave: Consciência Fonológica, Pré-escola, Leitura e Escrita.

ABSTRACT

This article analyzes the importance exerted by phonological awareness, on the acquisition of reading and writing with regard to children in pre-school age and their influence to the development of these. It presents concepts, activities and tasks that are intended to clarify that the authors have considered on metalinguistic skills covered in intervention strategies, and in fact it is for this assistance in the performance of language skills. Aims also consider the importance of the implementation of activities that can expand and provide the development of phonological skills and tasks, where it allows the assessment of phonological awareness as an intervention method in order to obtain construction and development of the phonological level, even if the child still is in the early literacy.

Keywords: Phonological Awareness, Preschool, Reading and Writing.

        

INTRODUÇÃO

O uso da linguagem é uma atividade cognitiva e comunicativa que se manifesta no comportamento da criança desde os primeiros anos de vida, por meio das suas ações e percepções a criança vai internalizando com os outros e com o mundo e, gradativamente, gerando imagens mentais, signos e linguagens. Constituindo a função simbólica que acelera o processo de socialização da criança. Por meio dela a criança tem acesso, antes mesmo de aprender a falar, a valores, crenças e regras, adquirindo o conhecimento de sua cultura, sendo, portanto, uma função constitutiva do pensamento.

No Brasil existem várias pesquisas que vêm fornecendo evidências de que um considerável número de crianças findam os anos iniciais do Ensino Fundamental sem o domínio das competências básicas: da linguagem oral e da linguagem escrita. O processo de aquisição das linguagens está para além do direito à educação básica, requer e implica na inserção do indivíduo em um mundo cada vez mais letrado, reconhecimento este que implica na investigação e desenvolvimento de práticas que facilitem a aprendizagem e, consequentemente, minimizem as dificuldades vividas no processo.

O trabalho com as competências linguísticas básicas é considerado pelo Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil – RCNEI (BRASIL, 1998), como um dos elementos importantes para que as crianças sejam capazes de ampliar suas possibilidades de inserção e de participação nas diversas práticas sociais, destacando o papel da linguagem oral no processo de letramento e de ensino da escrita. Parte-se do fato de que o sujeito, antes mesmo de chegar à escola, de decodificar os sinais gráficos, já possui algum vocabulário pré-construído. O trabalho com as habilidades linguísticas devem partir deste repertório verbal.

Ao longo dos anos diferentes autores, de diversas áreas do conhecimento (psicólogos, neuropsicólogos, fonoaudiólogos, pedagogos, etc.), têm sido enfáticos em demonstrar a importância das habilidades metalinguísticas, para o desenvolvimento da linguagem, destacando inicialmente a consciência fonológica, devido às suas contribuições e relações com o ensino/aprendizagem da leitura e da escrita. Trata-se de algumas habilidades que podem facilitar o processo de ler e escrever, e vice-versa.

A consciência fonológica é a competência metalinguística que consiste na organização fonológica da língua oral, envolvendo audição e a capacidade de refletir, reconhecer, isolar, combinar, segmentar e manipular as estruturas sonoras conscientemente. À medida que o sujeito é levado à tomar consciência, analisar e manipular segmentos ou pedaços da fala, distinguir o tamanho das palavras e/ou suas diferenças e semelhanças sonoras, vai percebendo que a linguagem oral se constitui de palavras, sílabas e fonemas, esta criança está desenvolvendo e utilizando a sua consciência fonológica para ganhar desenvoltura nas suas habilidades escolares.

Autores vêm consolidando uma linha de pesquisa sobre avaliações e/ou intervenções sobre o desempenho da habilidade fonológica. Diante de tal afirmação é viável evidenciar estratégias, propor atividades e desenvolver instrumentos que possibilitem a avaliação da consciência fonológica, como método de intervenção para que haja construção e desenvolvimento do nível fonológico e, consequente, avanço significativo na leitura e na escrita. Para fundamentar de maneira mais oportuna este trabalho é imprescindível uma revisão dos estudos que indagam a influência da consciência fonológica sobre a aquisição da leitura e da escrita.

Esta pesquisa trata de uma revisão bibliográfica, que realizou-se a partir da busca de artigos científicos, na base de dados virtual do SCIELO, com base no descritor consciência fonológica, em 2013. Foram encontrados 22 artigos destes, 4 abordam a temática voltada para crianças pré-escolares. Além da análise destas consultas foram utilizadas ainda duas referências encontradas na Biblioteca Central Julieta Carteado, da Universidade Estadual de Feira de Santana. Com uma breve revisão em estudos da literatura brasileira, esta pesquisa visa verificar o papel da consciência fonológica na aquisição da leitura e da escrita, e se os estudos têm encontrado evidência de fato sobre o auxílio no desempenho destas competências escolares em crianças pré-escolares. Da mesma forma que pretende analisar a importância da implantação de atividades que possam desenvolver as habilidades em consciência fonológica bem como estratégias de intervenção, mesmo na fase inicial de alfabetização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.7 Kb)   pdf (242.3 Kb)   docx (26.7 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com