TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO INFANTIL E AS MÍDIAS EDUCACIONAIS: A REALIDADE DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  30/8/2017  •  Artigo  •  6.408 Palavras (26 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 26

EDUCAÇÃO INFANTIL E AS MÍDIAS EDUCACIONAIS: A REALIDADE DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL. [1]

Veridiana Pereira Duraczinski [2]

Giovani Rubert Librelotto [3]

RESUMO

O presente artigo aborda o tema: Educação Infantil e as mídias educacionais: a realidade de uma Escola Municipal de Educação Infantil, localizada no Município de Agudo-RS apresentando, brevemente, aspectos acerca da prática pedagógica e do contexto das mídias educacionais. Além disso, também sob esse foco, trata de questões envolvidas na formação dos professores nesta inserção das mídias educacionais na sala de aula e as contribuições decorrentes deste processo no desenvolvimento e aprendizagem de alunos. Através de pesquisa bibliográfica, de questionários respondidos pelas professoras e da capacitação/encontros realizados foi possível constatar se acontece e como acontece a inserção das mídias educacionais em sala de aula.

ABSTRACT

This article addresses the topic: Early Education and educational media: the reality of a Municipal Preschool, located in the municipality of Acute RS-presen-ing briefly on aspects of teaching practice and the context of Educació-tional media . Furthermore, also in this focus, comes to issues involved in the formation of profes-sors this integration of educational media in the room and the contributions of this process in the development and learning of students. Through literature review, questionnaires answered by teachers and training / meetings we determined if it happens it happens and how the integration of educational media in the classroom.

PALAVRAS-CHAVE

Mídias educacionais; prática pedagógica; sala de aula.

  1. INTRODUÇÃO

A sociedade globalizada tem a economia centrada no conhecimento, onde o ambiente escolar é um dos objetos de atenção, em que a educação assume valor estratégico no desenvolvimento social e na qualidade de vida da população, muitas vezes se pensa que se resolvermos os problemas educacionais resolveremos todos os demais problemas sociais como consequência. Assim, a escola é vista como um espaço de integração entre professores, estudantes e a comunidade, em que acontecem trocas intersubjetivas que proporcionam um maior enriquecimento de experiências para todos.

Muitas das discussões e questionamentos sobre as mídias educacionais acontecem também na educação básica. Sendo assim o presente trabalho de pesquisa teve embasamento teórico em autores e artigos de: Pinto (2004), Branquinho (2007), Rodrigues (2006), Esteves (2008), dentre outros que fazem referencia sobre este assunto.

Diante de tais autores objetivou-se investigar sobre o tema: Educação Infantil e as mídias educacionais: a realidade de uma Escola Municipal de Educação Infantil. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola municipal, localizada no município de Agudo - RS que se localiza na região central do estado do Rio Grande do Sul.

      Agudo, atualmente, conta com nove escolas municipais, sendo seis localizadas no interior e três centrais, também conta com três escolas estaduais (duas de ensino fundamental e outra que abrange ensino fundamental e ensino médio), e duas particulares (uma de ensino fundamental e outra de educação infantil). As escolas municipais atendem aproximadamente 1.700 alunos, e conta com 131 professores. O município conta com uma Escola de Educação Infantil, que atende aproximadamente 130 crianças e conta com seis professoras e doze auxiliares.

Além de aplicar questionários com professoras da educação infantil para descobrir como elas entendem, compreendem e utilizam as mídias educacionais, e verificar como realizam o seu trabalho em sala de aula e se fazem relação com esse tema e também analisar documentos referentes a esse assunto. Com o auxilio de leituras e pesquisas, busca-se oferecer aos professores oficinas/capacitações referentes à utilização das mídias em prol de uma educação de qualidade se apropriando da diversidade de materiais que temos a disposição.

É fundamental que se procurem informações e que se possa pesquisar sobre as mídias educacionais, pois a cada dia apresentam-se diferentes conceitos e informações assim como opiniões, mesmo que para muitos pais e educadores essas modificações não alteraram em nada seu trabalho e seu dia a dia no âmbito escolar.

Esse projeto é de extrema importância para constatar como os professores veem e vivenciam esse assunto, pois para muitos é de grande relevância e para outros é sem importância. É necessário, portanto, que todos os sujeitos envolvidos com esse processo percebam a importância do mesmo, e de que as influências causadas são significativas para o pleno desenvolvimento dos alunos e também do sistema educacional.

  1. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Existe nos dias atuais uma disseminação das mídias e das tecnologias em geral, a cada dia mais presentes em quase tudo e/ou em todos os lugares, e também nas mais diversas situações. A vida social e/ou o dia a dia das pessoas em geral é influenciado pela presença das mídias e das tecnologias. Sendo assim, não se pode negar que o relacionamento existente entre o conhecimento das mídias e os demais campos do saber humano está a cada dia ganhando destaque e novos adeptos.

Um novo código digital: a linguagem digital vem despontando como sendo uma forma de linguagem e de comunicação. Sua história é como a história das demais formas de comunicação que surgiram anteriormente, e para as quais os seres humanos mostraram-se  resistentes, porém aos poucos busca-se a expansão e, estão, a cada dia, sendo melhor compreendidas e utilizadas.

As mídias educacionais, assim como tecnologias educacionais vêm provocando inúmeras discussões, as quais se apresenta tanto os prós como os contras, referentes a esse assunto. Entretanto, o que são as mídias educacionais e como estão sendo utilizadas nas escolas? Os professores (as) sabem responder a esses questionamentos? Eles utilizam na prática realmente?

Segundo Oliveira (2012, p. 2):

Acredita-se ser a educação o canal de trazer à tona as novas linguagens comunicacionais tão importante às novas formas de ensinar e de aprender, as quais viabilizam aos sujeitos serem participes desta sociedade globalizada e reconheçam a função sócio-educacional que as mídias vêm desenvolvendo na educação. A informação deve ser capaz de enriquecer-nos, de mudar-nos, de converter-nos, simplesmente porque nos permite ver o que era invisível para nós, saber o que ignorávamos, a sentir o que considerávamos inacreditável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.4 Kb)   pdf (248.5 Kb)   docx (32.3 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com