TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CRIANÇA E A LUDICIDADE

Por:   •  9/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  500 Palavras (2 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 2

Realmente sabemos que desde que o mundo é mundo a ludicidade faz parte da história e do desenvolvimento infantil.

Ela por muito tempo foi tirada das crianças pois, as crianças eram tratadas como adultos em miniaturas e não podiam nem brincar, mas foi possível através de muitos estudos comprovar que a ludicidade é fundamental não apenas na fase infantil, mas em toda nossa existência pois, através da ludicidade o ser humano se desenvolve e se adapta ao seu meio ambiente interagindo e relacionando melhor com o meio social em que está inserido.

Através do lúdico a criança vai testando suas capacidades e construindo seus conhecimentos e nesse espaço imaginário infantil mora a oportunidade pedagógica que o professor não pode desperdiçar para que o desenvolvimento infantil seja mais aproveitado.

Afinal brincar não é perder tempo e temos que pensar seriamente que brincar é algo muito sério.

Pensando assim, devemos sempre lembrar que através do lúdico, é possível se adaptar os conteúdos da educação formal no sentido de partir do próprio universo infantil, para depois abarcar o conhecimento sistematizado.

Fazer adaptações necessárias em nosso currículo para adequar a demanda na sala de aula proporcionando assim um aprendizado mais sistematizado pela ludicidade.

A criança brincando vai construindo os alicerces da compreensão e utilização de sistemas simbólicos como a escrita e o raciocínio lógico, vai conhecendo o mundo e através da imaginação e criança vai superando seus problemas muitas vezes internos que nos passam despercebidos.

Com a brincadeira, jogos e ludicidade enfim a criança desenvolve a capacidade e a habilidade de perceber, criar, manter e desenvolver laços de afeto e confiança em si e no outro.

Com as brincadeiras as crianças criam um mundo extraordinário de fantasia e imaginação e este instrumento de motivação transforma o conhecimento a ser assimilado em um recurso de ludicidade e em sadia competitividade.

As escolas precisam do lúdico, a sua importância enquanto fator de desenvolvimento da criança deve estar inserido dentro da escola.

O lúdico pode ser uma maneira de tornar uma atividade mais prazerosa, através de jogos, brincadeiras, brinquedos, música ou qualquer objeto que torne a aula diferente e desperte a imaginação do aluno, fazendo com que o aluno se interesse, interaja e crie uma vontade maior em participar das atividades escolares.

Diante disso é importante frisar a importância da escola em ter um projeto pedagógico que contemple e incorpore o lúdico como ferramenta em suas atividades, proporcionando apoio, suporte e condições para o desenvolvimento de seu aluno e dando condições ao educador para a elaboração e realização de seu trabalho em sala de aula.

Os educadores devem criar estratégias, inovar suas metodologias, dar sentido a aprendizagem e o lúdico e todos seus recursos como ferramenta pode ajudar o educador fazendo com que o processo de ensino aprendizagem seja motivador, criativo, sociável, facilitando um bom resultado no desenvolvimento das disciplinas e formação dos alunos.

A criança brinca e pela brincadeira ela expressa seus sentimentos, angústias, e nos dá indícios de suas necessidades para que possamos buscar ajuda-la em seu desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (27.6 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com