TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CRIANÇA SURDA TEM O DIREITO DE CRESCER BILINGUE

Por:   •  22/1/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.383 Palavras (14 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 14

A CRIANÇA SURDA TEM O DIREITO DE CRESCER BILÍNGUE

RESUMO

Este trabalho tem por finalidade refletir sobre as dificuldades que as crianças surdas apresentam para conseguir crescer bilíngue e a importância de obterem mais de um meio de comunicação. Será feito uma análise de como estas crianças são inclusas no ambiente escolar e como elas se desenvolvem através do estudo de Libras. Também será apresentado a importância do professor e do interlocutor em sala de aula, assim como, a inclusão da criança surda na sociedade em geral e como a família deve estar presente na vida dessas crianças. A lei existente sobre a Língua Brasileira de Sinais é pouco conhecida principalmente por pais de crianças com deficiência auditiva e isso faz com que muitos não procurem seus diretos para que seu filho (a) tenham uma educação inclusiva.

PALAVRAS-CHAVE: criança; deficiente auditivo; bilíngue;

 INTRODUÇÃO

Esta pesquisa pretende apresentar a importância inclusiva de crianças surdo no contexto de direito de crescer bilíngue.

Este tema tem por base, o fato de todos terem direito a uma boa educação independente de sua deficiência. Para a criança surda, tal como para a ouvinte, o desenvolvimento de suas capacidades linguísticas, emocionais e sociais são fundamentais para seu crescimento como pessoa. No decorrer deste trabalho, estaremos apresentando alguns tópicos importantes que devemos saber para trabalhar com essas crianças e mediar para que elas interajam com as demais.

Sabemos que, hoje, nas escolas da rede pública ou privada o acesso delas são mais frequentes. E é por esses motivos é que nossos estudos se direcionarão ao direito das crianças surdas em crescer bilíngue.

O sistema educacional deve formá-las e prepará-las para uma sociedade, como cidadãos capazes de interagir com o meio social e optar mediante à sociedade a qual nós fazemos.

Como a escola pode contribuir com a formação das crianças surdas em seu crescimento bilíngue de maneira com que eles se tornem cidadãos capazes de interagir na sociedade de maneira crítica e construtiva?

O objetivo principal da pesquisa é refletir sobre a importância de a criança crescer bilíngue, através da análise de leis para prepara-la para o convívio social e para um futuro profissional, onde possam valer de seus direitos como cidadãos.

A declaração de Salamanca (1994), documento elaborado na Conferência Mundial sobre Educação Especial, é muito importante pois direciona os direitos de igualdade das pessoas surdas.

O decreto nº 5626 de 22 de dezembro de 2005, regulariza a lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002 que reconhece a Língua Brasileira de Sinais como forma de comunicação e expressão e regulamenta os diretos das pessoas portadoras de deficiência auditiva.

Já a Lei nº 12.319, de 01 de setembro de 2010 regulamenta a profissão de Tradutor e intérprete da Língua Brasileira de Sinais.

No decorrer deste trabalho, será apresentado as dificuldades que as crianças surdas encontram para participarem do sistema educacional, o quanto o estudo de Libras ajuda-as em seu desenvolvimento, a declaração de Salamanca, as leis existentes sobre a Língua Brasileira de Sinais, a importância do tradutor e intérprete. Nas considerações finais, será exposto a conclusão deste tema tão importante e polêmico.

As dificuldades da inclusão dos surdos no sistema educacional ao longo do tempo

Há muito tempo, a tentativa de inclusão dos surdos no sistema educacional não consegue ser feita com êxito.

Desde a antiguidade, pelo mundo a fora, as pessoas com deficiência eram desrespeitadas, excluídas e muitas vezes até mortas por serem “anormais”. Além disso, os surdos, especificamente, eram assimilados a marginais, porém os monges beneditos os inseriam em atividades manuais, mas não em intelectuais, pois eles eram vistos como cidadãos não produtivos.

A partir do século XVI, pedagogos e filósofos começaram a debater sobre a integração social dos surdos, desenvolvendo diferentes estudos, alguns tentando a aprendizagem dos surdos por meio da linguagem de sinais e alfabeto manual surgindo também muitos professores surdos. Porém em 1880, o uso de libras foi banido por 100 anos fazendo com que os surdos fossem obrigados a se adaptarem a educação oitiva sendo forçados a imitá-los e parecerem ouvintes.

Com o avanço da medicina pode-se caracteriza-los em graus de surdez, onde passaram a ser considerados deficientes e recebiam assistência em instituições específicas até estarem aptos ao convívio social.

No século XX, os surdos foram trazidos para o convívio social, passaram a ter direitos, atendimento especializados, classes especiais no interior, instituições de reabilitação nas capitais e projetos de formação de professores, porém continuam as buscas por estratégias de ensino com desejo de ver os sujeitos surdos falando e ouvindo, o que causa o fracasso educacional mais uma vez, pois os alunos ainda eram considerados retardados e acabavam sendo empurrados de uma série para outra.

Hoje, no Brasil, os surdos são identificados como um grupo com características linguística, cultural e cognitivas específicas, sendo considerados diferentes, com classes especiais, salas de recursos e espaços educacionais dentro de escolas regulares, para garantir seu entendimento, porém ainda falta preparação dos professores na faculdade, preparação das escolas e profissionais para lidar com esses alunos.

A declaração de Salamanca defende as escolas e classes para surdos, pois o governo trata-os como os demais alunos, colocando-os em sala de aula com professores sem preparo e com linguagem de ouvintes o que destitui o direito de sua própria língua. 

 Desenvolvimento da criança surda através do estudo de Libras

Através do estudo de Libras, os alunos com deficiência auditiva conseguirão aprender a ler e escrever em Português ou qualquer outra língua. É a maneira que ele tem de se comunicar com as pessoas.

Toda criança surda tem seu jeito para tentar se comunicar e, para que haja entendimento na comunicação, é necessário que ela estude a língua de sinais e que não seja forçada a desenvolver a fala. Seus pais e familiares podem e devem aprender junto com o filho a língua de sinais para que ambos se desenvolvam juntos e a criança se sinta mais integrado na comunidade.

Não há uma idade inicial para que a criança aprenda Libras, mas quanto mais cedo ela iniciar, melhor será seu desempenho educacional e pessoal. A língua de sinais difere da língua portuguesa, porém ambas tem o mesmo objetivo, fazer com que o aluno compreenda o exposto. O professor tem um papel fundamental no desenvolvimento da criança em relação ao aprendizado da escrita.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)   pdf (175.8 Kb)   docx (22.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com