TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CRIATIVIDADE ESTAR LIGADA A FORMAÇÃO DOCENTE: A REFLECÇÃO SOBRE A CRIATIVIDADE E OS ELEMENTOS NESCESSARIOS PARA A ATUAÇÃO DO DOCENTE NO COTIDIANO ESCOLAR.

Por:   •  14/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.260 Palavras (10 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 10

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 7º SEMESTRE

VANESSA SANTOS CAMPANATI

TRABALHO INDIVIDUAL

TEIXEIRA DE FREITAS

2015

VANESSA SANTOS CAMPANATI

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Trabalho Indvidual apresentado ao curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina :Ensino a Historia, Ensino de Matematica, Ensino de ciencias i Naturais, Estágio Curricular Obrigatori - 7º semestre.

Orientador: prof. Cyntia França, Lilian Gaviole de jesus, Keila Tatiana Boni, Andreia de Freitas Zompero, Vilma vidotte costa, Rosely montagnini .

Tutor eletrônico:

Tutor de sala: Eliete

Teixeira de freitas

2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ................................................................................

DESENVOLVIMENTO

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................

REFERÊNCIAS

1 INTRODUÇÃO

A criatividade constitui-se em uma das problemáticas na educação mais discutidas, na atualidade, principalmente, pela sociedade compreender novas competências ao indivíduo em formação, dentre elas, a competência criativa. Ressaltando as influências do processo criativo nas práticas educativas escolares no âmbito da formação docente à luz da Educação profissional e Tecnológica. Consideramos a criatividade como sendo um ponto inerente ao homem , e a realização desse potencial uma de suas necessidades. Este descompasso implica em barreiras no sentido de possibilitar o professor vislumbrar o aluno e o espaço escolar, pois, o professor, geralmente, é formado em uma perspectiva propedêutica, e às vezes, até de forma superficial em relação aos conteúdos e, consequentemente, na transposição didática, apresenta certas dificuldades e desconexões das realidades da formação e as realidades do lócus profissional (escola). Em relação aos descompassos supracitados, um dos elementos-chave para a sociedade e a educação atual, ou seja, a criatividade, não vem sendo abordada, na maioria das vezes, nos espaços formativos dos professores. Tais constatações decorrem de análises curriculares dos cursos de formação docente (licenciaturas nas variadas áreas de conhecimento). Sendo assim, a temática em questão, configura-se em um problema complexo, porém, pertinente nas discussões acadêmicas e científicas atuais. Devemos levar em consideração que (potencial , ser consciente-sensível-cultural, ter memoria, associações, falar, Formas simbólicas , ordenações interiores, potencial criador, tensão psíquica) são elementos fundamentais e estão ligados com a criatividade no contexto escolar.

1. DESENVOLVIMENTO

A CRIATIVIDADE ESTAR LIGADA A FORMAÇÃO DOCENTE: A REFLECÇÃO SOBRE A CRIATIVIDADE E OS ELEMENTOS NESCESSARIOS PARA A ATUAÇÃO DO DOCENTE NO COTIDIANO ESCOLAR.

A formação do docente e suas influências em relação ao desenvolvimento do pensamento criativo deve estar sempre ligado no desenvolvido e nos processos de ensino-aprendizagem . Metodologicamente, fez-se uso de dois artigos onde são compreendidos entre os autores sobre a referida temática e a abordagem da pesquisa constitui-se qualitativa e sua análise de natureza temática. Metodologicamente, fez-se uso do método de pesquisa, a partir de uma revisão de literatura de um texto extraído do livro (faygaostrower) e de um artigo de (nunez e santos 2012), onde um se refere a a interpretação do que significa criatividade e processo de criação e outro se trata de elementos fundamentais ligados ao processo de criação ,a partir dos diálogos compreendidos entre os autores sobre a referida temática em consonância, o primeiro tópico relaciona-se abordagem do problema constituiu-se de natureza qualitativa , um dos pontos de criatividade como uma competência a ser desenvolvida na formação do aluno bem como versa sobre as principais contribuições teóricas recentes que fundamentam a criatividade. O segundo tópico está estruturado sob as discussões relativas à Educação profissional e Tecnológica e as implicações da criatividade como eixo educacional e profissional contemporâneo. O terceiro tópico discorre sobre a formação profissional docente e o Paradigma Emergente de Formação – PEF, tendo a criatividade como um dos eixos educativos contemporâneo. Logo em seguida, discute-se acerca dos resultados da pesquisa, para então, tecer as considerações finais.

A competência criativa de ser e atuar no mundo e suas relações com as tecnologias e o mundo do trabalho: contribuições teóricas recentes ao estudo da criatividade humana Discutir a priori, as teorias que fundamentam as concepções e práticas atuais da criatividade, faz-se necessário, uma vez que existem múltiplos conceitos, inúmeras práticas consideradas de cunho educativo, entretanto, tais concepções e práticas revelam-se, na maioria das vezes, ingênuas, portanto, sem fundamentação e argumentação teórico metodológica. Inicia-se assim, discorrendo sobre a Teoria do Investimento em Criatividade que considera o comportamento criativo como resultado de influências prioritariamente pessoais, embora, o próprio Sternberg e Lubart (precursores da Teoria) explicitassem a importância de variáveis ambientais. Mesmo assim, ambos restringiram em seus

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (64.4 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com