TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Criatividade: Uma Competência Inerente a Ação Docente.

Por:   •  28/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.947 Palavras (8 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 7º SEMESTRE

MARCIANE FRANCHIN

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Criatividade: Uma Competência Inerente a Ação Docente.

[pic 3]

CONCÓRDIA

2015

MARCIANE FRANCHIN

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL  

Criatividade: Uma Competência Inerente a Ação Docente.

Trabalhoapresentado ao Curso de PEDAGOGIA 7º SEMESTRE  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina  Ensino de História e Geografia, Ensino de Matemática, Ensino de Ciências Naturais e Saúde Infantil,Estágio Curricular Obrigatório III: Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Seminário VII.

Profª: Andreia de Freitas Zômpero;

Profª: Cyntia França;

Profª: Keila Tatiana Boni;

Profª: Lilian Gavioli de Jesus;

Profª: Rosely Montagnini;

Profª: Vilze Vidotte Costa.

Tutora eletrônica:Helvia Cristiane de Oliveira Machado;

Tutora de sala:Cláudia Wolff Kauling Gatti

CONCÓRDIA

2015

sumário

1.0 INTRODUÇÃO        

2.0 CRIATIVIDADE: UMA COMPETÊNCIA INERENTE A AÇÃO DOCENTE.        

2.1 ANÁLISE COMPARACIONAL ENTRE OS TEXTOS: “Criatividade e Processos de Criação” de Ostrower e “O Professor e a Formação Docente: A Criatividade e as Crenças Educativas Onde Estão?” de Nuñez e Santos.        

2.2 CONCEITUAÇÃO DO TERMO CRIATIVIDADE        

2.3 CRIATIVIDADE ASSOCIADA À PRÁTICA DOCENTE NO ESPAÇO ESCOLAR.        

3.0 CONSIDERAÇÕES FINAIS        

4.0 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        

  1. INTRODUÇÃO

A criatividade é compreendida como a potencialidade humana em criar, modificar e contruir  novos conhecimentos, através de um processo dialético contínuo, que tem como objetivo transformar o indivíduo e seu meio.

Com esse pensamento, apartir de dois textos sugeridos: “Criatividade e Processos de Criação” de Ostrower e “O Professor e a Formação Docente: A Criatividade e as Crenças Educativas Onde Estão?” de Nuñez e Santos, serão estabelecidos critérios comparativos, nos quais se embasará os tempos históricos que foram escritos,  o público a qual estão destinados, a que forma textual se apresentam e quais os objetivos possuem em relação ao público alvo.

Ainda, com base nos apontamentos feitos pelos autores, se dissertará sobre a significação do termo criatividade, associando a  prática docente diária, visando compreendê-lo de forma ampla e coerente.

 A apresentação do trabalho será em forma de produção textual em âmbito interdisciplinar individual, aprofundando assim o tema no processo de formaçao acadêmica, enfatizando a perspectiva crítica, reflexiva, singular e o posicionamento discente em relação ao assunto abordado.

2.0 CRIATIVIDADE: UMA COMPETÊNCIA INERENTE A AÇÃO DOCENTE.

2.1 ANÁLISE COMPARACIONAL ENTRE OS TEXTOS: “Criatividade e Processos de Criação” de Ostrower e “O Professor e a Formação Docente: A Criatividade e as Crenças Educativas Onde Estão?” de Nuñez e Santos.

A criatividade humana desde os tempos mais remotos está presente na história de todos os continentes, sendo o combustível que possibilita as transformações sociais e o dinamismo das relações humanas.  

Tal afirmação fica explícita nos textos estudados, haja visto que o primeiro, um trecho extraído de um livro, foi escrito em uma década que o Brasil passava por grandes fatos históricos, como “o milagre econômico”, governo militar do General Ernesto Geisel e início da reinvindicacão civil de atos democráticos, já que o regime era ditatorial. Em contrapartida, o segundo texto, um artigo publicado em uma revista científica universitária, demonstra uma liberdade de crítica social, sendo escrito em um novo século, sob uma visão livre, marcada por um governo democrático, porém com rastros de corrupção na grande maioria das esferas e com projetos promissores relacionados a educação nacional.

São significativamente grandes as diferenças entre os textos, abordam o tema criatividade, porém de angulos distintos, o primeiro com caracteristicas bio-históricas e psicológicas do processo da criação, sem um enfoque crítico social, onde o leitor possa expressar-se como agente do processo, possuindo carater informativo. No entanto, Nuñez e Santos enfocam a problemática na formação pedagógica dos docentes, problema identificado principalmente a nível universitário, onde os profissionais são preparados para atuarem efetivamente no processo de pesquisa e extensão. Afirma que, os estudantes ainda em formação estão sendo privados de desenvolverem suas potencialidades, enfatizam a importância que existe na auto análise do indivíduo em relação as suas crenças cotidianas, e a necessidade de posicionar-se como ser promotor de novos conhecimentos e transformador social, e que tais  ações serão reproduzidas a nível profissional posteriormente.

2.2 CONCEITUAÇÃO DO TERMO CRIATIVIDADE

Denotativamente, a palavra criatividade está relacionada a imaginação, inventividade, engenhosidade e principalmente a capacidade de criar, que significa dar existência, suscitar, produzir, adquirir ou desenvolver, dentre muitas outras significações.

A criatividade é inerente ao ser humano, como ser construtor e transformador de seu meio. Sendo assim, é a construção, reconstrução, modelação, remodelação, significação e resignificação de ações humanas, que acontecem a partir de um potencial individual e ou coletivo, propiciado pela vivência sócio-histórica e cultural de cada indivíduo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (123.3 Kb)   docx (26.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com