TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Capital Cultural e Tendencias Pedagógicas

Por:   •  12/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  559 Palavras (3 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade do Estado da Bahia- UNEB[pic 1]

Turma : 3º semestre     Data:05.09.2015

Docente: Silvana Ferreira

Discentes: Ilarianna dos Santos Medeiros e Maria Sara Alves de Assis

                           

                               Atividades

1. Vocês concordam que á escola é democrática? Justifique a partir das tendências Tradicional e Libertadora.

Não achamos que a escola é democrática como faz parecer, o ensino não é transmitido igualmente. Tais tendências supra citas tem em comum objetivos como, preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, adaptá-los aos valores e às normas vigentes ou seja preparação intelectual e moral dos alunos para assumir seu papel na sociedade.

Os códigos culturais que a escola valoriza e os da classe dominante, sendo assim excluem os indivíduos desprovidos do ”capital cultural” A escola não cobra para os alunos apenas o que foi ensinado ela cobra outras habilidades que são fáceis para uns e estranhas para outros, Assim ela caba enfatizando do as diferenças.

Os alunos menos favorecidos que não teve cantado através da família com o capital cultural seja por meio de livros, coisa concretas ou informações ou lugares facilmente acessíveis para os estudantes mais ricos ou por falta de oportunidade, se enganam e pensam que as dificuldades provem da falta de inteligência. Sendo assim o discurso de igualdade que a escola prega não funciona na pratica.

2. A escola Pública respeita e valoriza o capital cultural dos alunos. Apresente dois argumentos que ratifiquem e dois que discordem dessa afirmação.

Sim ela valoriza e respeita o capital cultural dos alunos, mais “apenas” dos alunos das classes dominantes, visto que a cultura é instrumento de dominação, a classe dominante impõe sobre a classe dominada sua própria cultura dando lhe um valor incontestável fazendo com que seja uma cultura boa. e a escola contribui para isso respeitando e valorizando apenas o capital cultural da classe dominante.

3. O sujeito não precisa da escola para aprender. Vocês concordam com essa premissa? Justifique com base nas tendências.

Não, por que o aprendizado também se dá na toca de experiência no contato com o outro indivíduo não apenas na busca dos conhecimentos pelos próprios alunos, e nem na auto-gestão do aprendizado, a escola tem sim relevância no processo de aprendizagem.  

 

4. A escola é mantenedora do ”status quo” do individuo. Seu arbitrário cultural dominante não permite que os alunos da classe popular ascendam socialmente, embora as oportunidades dadas e eles são iguais. Posicione-se, utilizando pelos menos duas tendências para suas idéias.

A sim a escola é mantedora do “status quo” já que segundo algumas tendências a escola tem objetivos como, preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, adaptá-los aos valores e às normas vigentes, ou seja, preparação intelectual e moral dos alunos para assumir seu papel na sociedade. É como a classe dominante impõe na sociedade sua cultura a escola por sua vez reforça este valor, dando a ela grande relevância.

Desta forma a escola engana-se profundamente quando acredita que preparar um individuo para despenhar um papel social é apenas incentivar e valorizar os papeis sociais exercidos pela classe dominante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (69.6 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com