TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Concepção de Desenvolvimento

Por:   •  4/4/2017  •  Dissertação  •  1.928 Palavras (8 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 8

Autor

Concepção de desenvolvimento

Como é vista a aprendizagem? Qual perspectiva adotam?

Quais estágios de desenvolvimento elaborados? O que é zona de desenvolvimento proximal?

Jean Piaget

Não propõe um método de ensino ele elaborou uma teoria de conhecimento (explica a construção do conhecimento nos campos social, afetivo biofisiológico e cognitivo) e que subsidia os psicólogos e pedagogos. Criador do método construtivista em que a criança se desenvolve conforme as interações são entre sujeito e meio. Suas ideias eram enfocadas no sentido que os aspectos biológicos determinam o desenvolvimento da criança.

Não propõe um método de ensino ele elaborou uma teoria de conhecimento (explica a construção do conhecimento nos campos social, afetivo biofisiológico e cognitivo) e que subsidia os psicólogos e pedagogos, desenvolveu estudo teórico em que a capacidade de aprender e conhecer são construídas entre as interações do sujeito e seu meio (método construtivista)

Sempre esteve preocupado com a construção do conhecimento nos campos social, afetivo, biofisiológico e cognitivo, acredita que a criança se desenvolve através de estágios, de acordo com o seu amadurecimento e estrutura e acredita que existem 2 estágios que compreenderia desde o nascimento até 7anos:

Estágio senso motor: compreende até 2 anos de idade (acredita que a criança vai obtendo experiências e conhecimentos através de reflexos, cuidados, habilidades e interações com o ambiente em que estão inseridas) e;

Estágio pré-operatório: de 2 anos até 7 anos de idade (a criança já se torna capaz de separar o objeto de seu representante, consegue substituir sua consciência individualista e egocêntrica para se tornar autônoma e conquistando sua identidade, nessa perspectiva existem 2 estágios subsequente operacional concreto (7 a 11 anos) e operacional abstrato (12 anos em diante) a criança começa a tomar consciência podendo elaborar teorias e concepções do mundo.

Lev Semenovich

Vygotsky

A construção do pensamento e da subjetividade é um Processo cultural, acredita que o desenvolvimento do ser humano muda as suas características de acordo com a cultura e o momento histórico em que estão inseridas, destacando a importância das interações sociais da criança, bem como apresenta o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP).

Considerado um dos maiores representantes dos pressupostos sócio histórico, desenvolveu estudo teórico em que a capacidade de aprender e conhecer são construídas entre as interações do sujeito e seu meio sociocultural, para ele a aprendizagem é uma condição prévia para o desenvolvimento.

Zona de desenvolvimento proximal (ZDP) é a importância de a criança brincar para seu desenvolvimento infantil e a relação entre o pensamento e a linguagem.

Segundo o autor o ensino só será bom é aquele em que se adianta ao desenvolvimento da criança, no sentido de demonstração, assistência, de fornecimento de pistas e de instruções. Na questão de aprendizado a caracteriza -se entre o nível de desenvolvimento real (alcançada pela criança) e o nível de desenvolvimento potencial (onde ela consegue chegar sem a ajuda do próximo)

Quais características da primeira infância? (Plano físico, emocional e cognitivo)

Quais características da segunda infância? (Plano físico, emocional e cognitivo)

Quais características da terceira infância? (Plano físico, emocional e cognitivo)

Segundo Palácios et. al. (2004) inicia-se com a queda do coto umbilical até quando a criança começa a andar, porém antes desses acontecimentos há 2 momentos importantes para o desenvolvimento: o período pré-natal (em que a criança está na barriga da mãe, onde se movimenta ) e período do recém-nascido (iniciado no nascimento até a queda do coto umbilical), sabe-se que a espécie humana nasce equipada de genótipos (são características inalteráveis do ser humano são os que definem a espécie) e fenótipos(desenvolvimento de acordo com as experiencias e vivências), no caso de genótipos nascem com uma série de movimentos e reflexos involuntários (desaparecendo aos 4 meses de vida) e dão lugar aos movimentos voluntários e psicomotores.

É através desses reflexos que a criança adquiri seus desenvolvimentos cognitivos, afetivos e social., neste sentido o desenvolvimento cognitivo por meio de seus sentidos (audição, palato, tato, olfato e visão) ele vai ampliando seu conhecimento e competências do mundo em que está inserido. Segundo Piaget a linguagem verbal é assim como os outros sentidos é um marco no desenvolvimento da capacidade cognitiva da criança, através da comunicação entre a criança e o adulto são fundamentais para formação do desenvolvimento cognitivo e afetivo para o desenvolvimento da criança.

Sabe-se que o bebe não vive sem vínculos afetivos e sociais, a criança já nasce buscando estímulos sociais e consequentemente afetivos com algum membro familiar geralmente com a mãe, onde mantem contato e experiências afetivas, se tornando uma figura de apego a fim de se sentir seguro e confiante, se tornando autônoma para interações com outras pessoas, subsidiando relações socioafetivas com pessoas também fora do ambiente familiar.

Se caracteriza por volta dos dois anos de idade, encerrando-se aos seis ou sete anos de idade.

As habilidades psicomotoras (através da representação corporal, a aquisição da linguagem oral e do pensamento são características para o desenvolvimento da criança.

Habilidades psicomotoras através de 3 processos a saber: do processo da representação corporal onde a criança aprende primeiramente o conceito do corpo (nariz, olhos, boca etc.), posteriormente devido as experiências ela adquiriu a representação corporal suas possibilidades e limitações de movimento, possibilitando interações com seu corpo, os objetos, as pessoas de sua convivência e o mundo no qual estão inseridas afetivamente.

Do processo de laterização (estabelecendo-se entre três a seis anos): onde se caracteriza pela percepção da criança da noção de direita e esquerda, primeiramente com o corpo e posteriormente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (58.2 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com