TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Conclusão Da Educação Básica Na Idade Adequada

Por:   •  7/5/2025  •  Trabalho acadêmico  •  5.937 Palavras (24 Páginas)  •  10 Visualizações

Página 1 de 24

CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

FLÁVIA LOUREDO DA SILVA

A CONCLUSÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA IDADE ADEQUADA: A INSUFICIÊNCIA DA EJA

APARECIDA DE GOIÂNIA – GO 2024

A CONCLUSÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA IDADE ADEQUADA: A INSUFICIÊNCIA DA EJA

Flávia Louredo da Silva1

Declaro que sou autora¹ deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daqueles cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho.

Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de plágio ou violação aos direitos autorais. (Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços).

RESUMO – O presente trabalho tem o objetivo relatar o processo de conclusão da educação básica na idade adequada, bem como a insuficiência da EJA. Em específico visa destacar o processo histórico de educação de jovens e adultos no Brasil; analisar se a atual conclusão do ensino fundamental tem ocorrido de maneira eficaz de acordo com as diretrizes e; pesquisar as metodologias de ensino do docente na educação de jovens e adultos na atualidade. O embasamento para a elaboração deste trabalho ocorreu por intermédio de pesquisa bibliográfica, basicamente textos analisados em forma de livros e artigos. Como o estudo em tela foca majoritariamente no cenário educacional. Assim sendo, é possível delimitar que o ensino de jovens e adultos se baseia na necessidade educacional visando à andragogia. E isso elevou o patamar da construção que ainda elevou o patamar da escola democrática, a qual com o acompanhamento e evolução da sociedade, os governos buscam aplicar políticas de igualdade entre os povos, bem como fazer com que o EJA seja de fato aplicado de forma adequada e dentro dos parâmetros da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Palavras chaves: Acompanhamento. Educação. Ensino. Parâmetros. Processo.

[pic 1]

1 Aluna do Curso de Pós-Graduação em Alfabetização e Letramento pelo Centro Universitário FAVENI. E- mail: louredoflavia@gmail.com

  1. INTRODUÇÃO

Na contemporaneidade, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no contexto de uma política de educação pública motivada pelo ensino fundamental adequado à idade, está associada ao interesse por modelos reflexivos que têm se apresentado em contextos diferenciados dadas as particularidades do público que integra. Diante dessa situação, o EJA enfrenta desafios específicos, podendo citar como exemplo a criação de políticas públicas que apoiem o acesso, o sucesso e a longevidade desses alunos, isso porque é visto principalmente na perspectiva da construção de uma sociedade democrática.

O Ministério da Educação tem se preocupado em buscar o reconhecimento e valorização da EJA no Brasil por meio da implementação de programas e ações, de responsabilidade dos pais e/ou responsáveis e da própria sociedade civil. Porque é um fenômeno que causa prejuízos no campo da educação, pois quem não completou o ensino mínimo, vai aumentar a lista de analfabetos e diminuir a lista dos que completaram a escolaridade mínima.

Para tanto, bastarão às questões a serem colocadas neste trabalho para demonstrar a necessidade não só de assegurar aos jovens e adultos com pouca ou nenhuma escolaridade, mas também de proporcionar oportunidades educativas ajustadas às suas necessidades, expectativas e particularidades, e tais oportunidades vêm acompanhadas da importância de políticas que deem espaço ao discurso para refletir a atuação desses temas na construção do desejo de aprender e para aplicar uma educação suficiente.

Pois ao considerar os alunos da EJA e como são tratados, é possível ter uma visão que valoriza o trabalho físico em detrimento do trabalho mental. Nessa análise, o processo educativo envolvendo jovens e adultos visa contribuir para que os alunos adquiram dignidade, cidadania e autonomia, aspectos fundamentais para o desenvolvimento de uma nação coerente para todos, assim como assegura a Carta Magna em seu artigo 5º prezando que “todos tem direito a educação”.

As razões que conduziram à escolha da pesquisa partiram em virtude da necessidade de apresentar a preocupação do ensino da Educação de Jovens Adultos, a qual precisa de uma metodologia diferenciada, que atende as especificidades e

particularidades do educando da educação de jovens adultos, de modo que diminuam a evasão escolar, e que garantem o processo ensino e aprendizagem de qualidade.

O presente trabalho tem o objetivo relatar o processo de conclusão da educação básica na idade adequada, bem como a insuficiência da EJA. Em específico visa destacar o processo histórico de educação de jovens e adultos no Brasil; analisar se a atual conclusão do ensino fundamental tem ocorrido de maneira eficaz de acordo com as diretrizes e; pesquisar as metodologias de ensino do docente na educação de jovens e adultos na atualidade.

O processo metodológico que norteou a elaboração deste trabalho ocorreu por intermédio de pesquisa bibliográfica, a qual por meio de livros, artigos e legislações demonstrou em dados as principais vertentes que concernem a conclusão da educação básica na idade adequada.

  1. O PROCESSO HISTÓRICO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL

A história da Educação de Jovens e Adultos no Brasil deu-se na época do Brasil Colônia, com os primeiros educadores dos indígenas: os padres jesuítas. A escolarização, também entendida como catequização era em primeiro lugar para as crianças indígenas, sendo contemplados também, os adultos. A Igreja Católica tinha a intenção torna-los cristãos católicos e formá-los por causa da necessidade de mão de obra das pessoas para trabalho industrial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.1 Kb)   pdf (269.8 Kb)   docx (34.2 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com