TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Constituição Federal de 1988 e a Educação

Por:   •  31/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  519 Palavras (3 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 3

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Políticas Educacionais

Aula-tema 03: Constituição Federal de 1988 e a Educação

Atividade de Autodesenvolvimento

[pic 2]

NOME

Gabriela Dantas Buarque

RA

4266856561

Anhanguera Educacional

2015

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Políticas Educacionais

Aula-tema 03: Constituição Federal de 1988 e a Educação

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido na disciplina Políticas Educacionais, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação da tutora Elida Alves de Matos.

Anhanguera Educacional

2015

Pelo que temos observado no panorama educacional em nosso país, a questão da universalização do atendimento escolar tem sido acompanhada pela garantia do padrão de qualidade e pela valorização dos profissionais do ensino? Justifique.

A Educação é fundamental, pois só podemos desenvolver um país econômico e social a partir de uma boa base educacional. Apesar de terem o acesso a Educação garantido por lei dos 04 aos 17 anos, muitas crianças ainda não comtemplam esse direito, algumas vezes por ser negado por falta de vagas e estrutura ou até mesmo negligenciados pelos pais.

A história da educação brasileira era vergonhosa e precária, mas nos últimos anos apresentou um avanço significativo no que se diz respeito a fatores como, material de professores, formação de professores, estrutura física, inovações tecnologicas e própria lei que é a LDB 9394/96, esta lei é a mais importante referente a Educação Brasileira e os aspectos que proporcionam o desenvolvimento na aprendizagem. Porém percebe-se que o ensino tem se mostrado insuficiente quando se refere a uma educação de qualidade. Isto ocorre por questões como: escolas públicas desvalorizadas pela comunidade e governo, baixos salários dos professores, ensino tradicionalista e autoritário, violência, aluno agredindo professor, gestão sem autoridade com o mesmo, falta de interesse e apoio da família, entre outros.

Pelo o que podemos observar uma educação de qualidade está aliada a qualidade de formação dos profissionais de ensino e é nesse principal fator que o governo tem deixado falhas, esquecendo quem realmente é o professor e assim fazendo com que eles se desmotivem, diante de tamanha desvalorização do seu trabalho e das dificuldades e condições que os mesmo tem para se aprimorar em sua qualificação. Mudanças virão somente quando a formação do professor deixar de ser um processo de atualização e passar a ser um, ser único que forma cidadãos, sendo assim o governo deve buscar uma educação voltada à democracia com formação para a cidadania onde provoque no sujeito a  sua capacidade de promover a humanização e a conscientização e concepção conjunta para mudar o sistema escolar, social e político.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (115.6 Kb)   docx (31.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com