TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Constituição Federal de 1988 e a Educação

Por:   •  30/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  418 Palavras (2 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 2

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Políticas Educacionais

Aula-tema 03: Constituição Federal de 1988 e a Educação

NOME

Roseli Aparecida Dalfré Bonadiman

RA

5828176994

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

ANO  2015

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Políticas Educacionais

Aula-tema 03: Constituição Federal de 1988 e a Educação

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido na disciplina Políticas Educacionais apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor ( Carla Marina Neto  das N. Lobo)

Anhanguera Educacional

ANO 2015

Pelo que temos observado no panorama educacional em nosso país, a questão da universalização do atendimento escolar tem sido acompanhada pela garantia do padrão de qualidade e pela valorização dos profissionais do ensino? Justifique.

Com a universalização da educação, isso veio para garantir uma melhor qualidade de ensino, visando uma gestão democrática.

A educação é a base principal para o desenvolvimento do nosso país economicamente e socialmente.

O setor educacional deve estar em busca da conscientização e da libertação através da qual se resgatam caminhos para uma ação transformadora, portanto um dos desafios encontrados atualmente é a mudança da ideologia impregnada na sociedade, uma alteração da concepção do ensino e do papel da escola democrática.

Percebe-se que o ensino tem se mostrado insuficiente, no que se refere a quantidade de vagas para o atendimento dos alunos.

A escola tem como papel diante da sociedade proporcionar ações para efitivação dos direitos sociais. O setor educacional tem que oferecer alternativas para que as pessoas que estejam excluídas do sistema possam ter oportunidade de se reintegrar através da participação, bem como da luta pela universalidade de direito sociais e do resgate da cidadania.

A educação é um direito de todos, mas não basta o aluno estar matriculado ele precisa ter um ensino de qualidade e também é preciso incentivos da escola.

Há muita falta de investimento nas escolas, nos profissionais para que possam dar continuidade no seu desempenho com os alunos, novas aprendizagens, isto é uma aprendizagem continuada, pois os professores se sentem desmotivados diante da desvalorização do seu trabalho, baixo salário, violência.

O professor teria que ser reconhecido pelo seu trabalho, pelo seu amor, e dedicação às crianças, pois estar na sala de aula é um grande desafio a ser vencido.

Temos visto muitas crianças e adolescentes fora da escola, essa infelizmente é nossa realidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (171.6 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com