TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contextualizar a Educação

Por:   •  29/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  334 Palavras (2 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 2

Contextualizar a Educação 5.0?

A Educação 5.0 é uma evolução e continuidade da Educação 4.0 e esta inserida no contexto da Sociedade 5.0. Para a Educação 5.0, além dos elementos existentes na educação 4.0, as competências socioemocionais, também conhecidas como soft skills, e a extensão do aprendizado colaborativo para a comunidade escolar e a sociedade de uma forma geral, são um importante pilar do desenvolvimento dos jovens.

A Educação 5.0 possui como objetivo introduzir a tecnologia no processo pedagógico das escolas com o intuito de promover uma interação saudável e enriquecedora dos recursos tecnológicos com o processo de aprendizagem dos estudantes.

Como promover a inovação e os conceitos da Educação 5.0 na Educação Superior?

A inovação e os conceitos da Educação 5.0 podem ser promovidos na Educação Superior por meio da inserção das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TDIC) na formação dos estudantes, pois surge a necessidade de aprender diversas competências importantes nesse novo cenário.

As instituições de ensino precisam ensinar para a vida, por isso devem investir em recursos tecnológicos e fazer o uso de metodologias ativas de ensino para estimular a criatividade, tornando o aluno protagonista do processo de aprendizagem, não mais o professor. Nesse sentido, é necessário planejar ações que envolvem o treinamento da equipe e a utilização de novas metodologias para estimular o protagonismo do aluno e o contato de todos com a tecnologia.

Sendo assim, também é preciso investir na qualificação dos profissionais. Os docentes precisam ser estimulados constantemente a aprimorar e adquirir novos conhecimentos, podendo assim executar um eficiente trabalho com os alunos, o que terá um impacto positivo no rendimento dos estudantes e, também, nos índices da instituição de ensino.

Entre os pilares da Educação 5.0 está à integração da escola com a comunidade ao seu redor, e uma das formas de colocar isso em prática é por meio dos projetos integradores solicitados na graduação, onde os alunos desenvolvem ações para a população e com isso, são estimulados a identificar problemas e encontrar soluções para melhorar a qualidade de vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (45.1 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com