TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contribuição da Informatica na Educação

Por:   •  29/11/2017  •  Artigo  •  2.146 Palavras (9 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

Cleusmaria Mendonça

                                Geralda Araújo Lemes

A CONTRIBUIÇAO DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO

NOBRES / MT

2017


Cleusmaria Mendonça

                                Geralda Araújo Lemes

A CONTRIBUIÇÃO DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO

Artigo apresentado como requisito para aprovação nas disciplinas do Curso de Graduação, Instituto Mato-grossense de Pós Graduação e Serviços Educacionais Ltda.

Professores:

.

NOBRES / MT

2017


DEDICATÓRIA

Aos meus Pais,  familiares e amigos, é com toda gratidão que dedico esta importante conquista, pois, não mediram esforços para que eu pudesse estar aqui neste momento. Obrigada!

NOBRES/MT

2017


AGRADECIMENTOS

A Deus!

Obrigado ao meu Senhor Deus, por me conceder forças e coragem para bravar os limites que nos são impostos, pela inspiração, pela fé, saúde e por ter iluminado a minha mente e guiado os meus passos.

“O Senhor é o meu pastor, nada me faltará”. (Salmo 23)

NOBRES/MT

2017

TRABALHANDO A INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO

RESUMO

Esta pesquisa teve como objetivo analisar as contribuições da informática para a aprendizagem e desenvolvimento da criança na educação infantil. O estudo foi realizado com intuito de Investigar como a escola trabalha a informática e qual é a concepção acerca de sua importância, além de proporcionar uma reflexão acerca do papel do educador no processo de aprendizagem da criança através da informática. Identificou -se a limitação de um trabalho com a informática abrangente, o que delimita a aprendizagem e formação integral das crianças. Apontou - se a necessidade de inserir a informática como trabalho efetivo nas instituições de educação infantil, para que se proponha ao sucesso pedagógico e a consequente ampliação de saberes. Ao final, demonstrou - se a importância da informática como prática efetiva na educação infantil e destacou -se a importância da informática como ferramenta pedagógica para auxiliar os educadores em sua prática docente.

Palavras –chave: Informática; Aprendizagem; Educação Infantil.

ABSTRACT

This research had as objective to analyze the contributions of informatics for the learning and development of children in early childhood education. The study was carried out with the purpose of investigating how the school works the computer science and what is the conception about its importance, besides providing a reflection on the role of the educator in the process of learning the child through computer science. It was identified the limitation of a work with the comprehensive computer science, which limits the learning and integral formation of the children. It was pointed out the need to insert informatics as an effective work in the institutions of early childhood education, so that it can be proposed to pedagogical success and the consequent expansion of knowledge. In the end, it was demonstrated the importance of computer science as an effective practice in early childhood education and emphasized the importance of computer science as a pedagogical tool to help educators in their teaching practice.


Keywords: Computer science; Learning; Child education.

Trabalhando a informática na Educação

                                                                

Introdução

Atualmente não se pode pensar em uma sociedade onde recursos de informática não estejam presentes, no âmbito educacional a Informática vem adquirindo cada vez mais relevância. O computador pode constituir-se como um recurso que vai além do quadro negro (lousa) e dos livros didáticos, visto que há uma grande disponibilidade atualmente.  

Sua utilização no âmbito educacional como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vem aumentando de forma rápida. Nesse sentido, a educação vem passando por mudanças estruturais e funcionais frente a essa nova tecnologia.

Houve uma época em que era necessário pedir permissão com justificativa caso precisasse a utilizar da Informática na escola. Hoje já se reconhece à sua importância. Entretanto o que vem sendo questionado é a forma com que essa introdução vem ocorrendo.

Segundo FRÓES : “A tecnologia sempre afetou o homem: das primeiras ferramentas, por vezes consideradas como extensões do corpo, à máquina a vapor, que mudou hábitos e instituições, ao computador que trouxe novas e profundas mudanças sociais e culturais, a tecnologia nos ajuda, nos completa, nos amplia.... Facilitando nossas ações, nos transportando, ou mesmo nos substituindo em determinadas tarefas, os recursos tecnológicos ora nos fascinam, ora nos assustam...”

Esse é um assunto polemico, pela pouca experiência com essa tecnologia, é um processo um pouco caótico. Muitas escolas introduziram em seu currículo o ensino da Informática com o pretexto da modernidade. Mas o que fazer nessa aula? E quem poderia dar essas aulas? A princípio, contrataram técnicos que tinham como missão ensinar Informática. No entanto, eram aulas descontextualizadas, com quase nenhum vínculo com as disciplinas, cujos objetivos principais eram o contato com a nova tecnologia e oferecer a formação tecnológica necessária para o futuro profissional na sociedade.

É importante que o professor possa refletir sobre essa nova realidade, repensar sua prática e construir novas formas de ação que permitam não só lidar, com essa nova realidade, como também construí-la. Para que isso ocorra, O professor tem que ir para o laboratório de informática dar sua aula e não deixar uma terceira pessoa fazer isso por ele.

A ideia aqui proposta não seria colocar a informática como uma “ferramenta” neutra, mas sim usá-la com a função de preparar os alunos para uma sociedade informatizada, pois quando a usamos estamos também sendo modificados por ela.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (182.8 Kb)   docx (19 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com