TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contribuição de Rousseau para a Educação

Por:   •  14/4/2018  •  Resenha  •  1.186 Palavras (5 Páginas)  •  3.484 Visualizações

Página 1 de 5

A Contribuição de Rousseau para a Educação

Introdução

Jean – Jacques Rousseau iniciou sua carreia em Genebra, 1712, filho de pais de condições sociais diferentes, mas respeitáveis. O pai, um relojoeiro famoso, amante da leitura, mas extremamente excêntrico e sentimental. Demasiado pobre para pagar a educação a seu filho, era muito ocupado para educa-lo. A mãe, bela, Inteligente, e refinada, pertencia a uma família suíça de classe superior. Sujeito ao rigoroso regime que governava a cidade do calvinismo, Rousseau jamais foi capaz de atingir a estabilidade interior ou exterior. Sua vida começou com o maior das tristezas, a morte de sua mãe, quando ele tinha apenas uma semana de vida. Com um sentimento de culpa, ele, muito depois, dizia que seu nascimento havia custado a vida de sua mãe e portanto era um de seus primeiros infortúnios. Quando Rousseau tinha seis anos, seu pai ensinou-o a ler, escolhendo como textos alguns velhos romances que tinham pertencido à sua mãe.

Para Rousseau a educação somente era vista dos interesses dos adultos e de sua vida social, não havia formação para jovens. Sua luta foi atacar, audaciosamente, essa questão, dizendo até o quão era prejudicial à infância. Colocou as necessidades e atividades das crianças e o curso natural do desenvolvimento no centro da educação, ao invés das ideias somente dos adultos, dando fim a visão teocêntrica que era inserida as crianças, mostrando que elas tem uma natureza e que deve crescer e desenvolver em harmonia com suas leis. Para ele, a visão dos adultos era, na maioria, enganosa. A ideia mais gritante é que a criança devia ser um mini adulto e que o processo de educação era à medida que a criança crescia em tamanho, deveria também aumentar seu conhecimento . Até suas roupas eram de adultos, tratadas como “ pequenos homens e pequenas mulheres “. Rousseau libertou a infância de toda a falsa ideia do que era realmente ser criança, implodindo o arcaico sistema educacional dando sua magnifica contribuição à humanidade, fazendo a criança ser o novo ponto central da educação. O desenvolvimento da vida humana seria a infância, meninice, juventude e maturidade, estas as bases da pedagogia.

Para ele ensinar e formar consistem em fornecer à criança as oportunidades para o funcionamento daquelas atividades que são naturais em cada fase, ao contrário do que era a educação naquela época, um processo pelo qual a criança deveria adquirir hábitos, habilidades, atitudes já pré estabelecidos pela sociedade, sendo a tarefa da escola, naquela época, transferir esses conhecimentos, sem modifica-los, para as novas gerações.

Rousseau era conta o esmagamento impiedoso da individualidade pelos caprichos a sociedade daquela época. Ele não se opunha à vida social, como muitos acreditavam. Pelo contrário, ele acreditava na capacitação do indivíduo a entrar em todas as relações básicas da humanidade, porém o homem deveria ingressar numa sociedade que fosse adequada às suas virtudes e capacidades naturais e não numa em que ele ficaria somente a serviços dos outros. A educação tinha aspirado produzir o gentil homem erudito para servir a Igreja e o Estado. Isto envolvia a especialização das capacidades do indivíduo e sua ação de sujeitar-se ao outro. Rousseau viu nisso uma ameaça a integridade fundamental o homem. Ao fazer um cidadão ou um trabalhador, a educação tornava-o menos homem. Era uma escolha entre o indivíduo natural e a distorção de sua natureza original. Em toda essa oposição aos objetivos da educação do passado, Rousseau pleiteava um cultivo dos dons inatos da criança. Pensava ele que deveria ser desenvolvida como um todo, antes que os moldes da sociedade tivessem a oportunidade de distorcer seu ser. A educação deve preparar o homem para um destino instável em um ambiente instável. A criança não deve ser educada para uma profissão definida ou uma definida posição social. Rousseau chamou a atenção para o fato de que a sociedade esta sempre mudando, e que não é uma criatura fixa e inalterável, porque a natureza humana ainda esta em processo de desenvolvimento.

Rousseau, importante escritor, filósofo, compositor e teórico político francês, foi figura de destaque na sua época, tanto pelo conteúdo de suas obras, como também pela tendência que aquelas exerciam no sistema governamental vigente, chegando mesmo a influenciar a Revolução Francesa.

Algumas de suas obras, como: o Contrato Social e Emílio ou da educação, até hoje, ainda influenciam o mundo atual.

A primeira, no que diz respeito às relações de trabalho; a segunda, no tocante à pedagogia. “Emílio”, título e personagem como já foi dito, obra de cunho pedagógico, faz uma análise crítica ao sistema educacional francês.

Nessa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (51.8 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com