TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA

Por:   •  17/10/2020  •  Artigo  •  1.685 Palavras (7 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

SUMÁRIO[pic 2]

1 PARTE I: PESQUISA         .....03

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA        .....03

1.2 OBJETIVOS        .....03

1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        .....04

2 PARTE II: PROCEDIMENTOS DO ESTÁGIO         .....04

2.1 METODOLOGIA        .....05

2.2 CRONOGRAMA        .....06

REFERÊNCIAS        .....07

1 PARTE I: PESQUISA

1.1 METODOLOGIA DE ENSINO:  ABORDAGEM   DA VIOLÊNCIA NA ESCOLA

A área de concentração escolhida foi o processo de ensino aprendizagem nos anos iniciais, fundamentos para a construção de práticas educativas na escola.

Nos anos iniciais mostraremos que o conhecimento construído através de diálogos sobre a importância da não violência nas escolas, poderá auxiliar o educando a obter melhor desempenho na aprendizagem. É através da convivência com o professor, aluno e sociedade que ele se reflete sobre si o mundo.

         Pode-se dizer que “os motivos da violência se expressam em cada sociedade de diversas formas e que cada uma elabora uma moralidade para justificá-la.” (MENDES, 2009, p. 35). Dessa forma, ao estudarmos sobre violência, antes de empregarmos quaisquer juízos, ao aceitá-la ou não, devemos considerar alguns aspectos importantes como: a forma que essa violência é pensada, como ela é exercida e como é vivenciada em nossa sociedade e em outras.

A escola tem uma função importante na prevenção, não somente por ser um local onde crianças, adolescentes e jovens passam grande parte do seu tempo, mas também por ser o período escolar, um importante momento de desenvolvimento humano. Nas escolas, as relações do dia a dia devem traduzir respeito ao próximo, através de atitudes que levassem à amizade, harmonia e integração das pessoas.

São muitas as vantagens de se aprender sobre as normas de convivências, proporciona ao educando um ambiente agradável e interessante, possibilitando assim o aprendizado das várias habilidades úteis à sua vida social e afetiva.

  1. OBJETIVOS

  • Promover a socialização e o respeito mútuo.
  • Adquirir novos conhecimentos, pensamentos lógicos.
  • Criar, observar, movimentar-se, cooperar, pensar, memorizar.
  • Lidar com as referidas situações.
  • Analisar os fatores determinantes das violências no cotidiano escolar.

1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

        A violência sempre existiu. O fenômeno da violência surgiu como um dos maiores problemas para a sociedade contemporânea, nas suas mais variadas formas, engana-se quem pensa que a violência é um fenômeno contemporâneo. A violência se traduz em um fenômeno histórico na composição da sociedade. Na bíblia sagrada (2002), tem-se o primeiro relato de violência, o primeiro homicídio “E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel e o matou” (Gn. 4:8).

        Por inveja e ciúmes os primeiros descendentes do homem Caim e Abel, protagonizam o que seria o primeiro ato de violência na história da humanidade. Na Idade Média, temos como exemplo as Cruzadas, batalhas entre católicos e mulçumanos que durante dois séculos deixaram milhares de mortos; a escravidão de negros e índios no Brasil; o holocausto na Alemanha e as duas grandes guerras mundiais, são esses alguns exemplos de como a violência está inserida na biografia da humanidade e de como essas ações violentas modelaram o mundo contemporâneo.

        Assim, pode-se dizer que “os motivos da violência se expressam em cada sociedade de diversas formas e que cada uma elabora uma moralidade para justificá-la.” (MENDES, 2009, p. 35). Dessa forma, ao estudarmos sobre violência, antes de empregarmos quaisquer juízos, ao aceitá-la ou não, devemos considerar alguns aspectos importantes como: a forma que essa violência é pensada, como ela é exercida e como é vivenciada em nossa sociedade e em outras.

Se verificarmos os sentidos que a língua portuguesa reserva para os conceitos de indisciplina e violência, encontraremos algumas definições tais como, “todo ato ou dito contrário à disciplina que leva à desordem, à rebelião constituir-se-ia em indisciplina. A disciplina, enquanto regime de ordem imposta ou livremente consentida que convenha ao funcionamento regular de uma organização (militar, escolar)”, implicaria na observância a preconceitos ou normas estabelecidas.

A violência, por sua vez, seria caracterizada por qualquer ato violento que, no sentido jurídico, provocaria, pelo uso da força, um constrangimento físico ou moral.

Algumas características e sinais são marcantes e claramente percebidas em escolas onde há casos de violência: muros pichados, bebedouros e banheiros depredados, janelas e cadeiras riscadas e quebradas. Locais onde muitas vezes o clima é de medo, alunos e professores são vitimas ou agentes dessa violência. O que fazer? Chamar a Policia? Instalar câmeras ou subir os muros? O que a gestão escolar acha disso? Investir em projetos? Fazer palestras?

A violência é um mal que atinge a todos os brasileiros, e que chegou e invadiu os portões das escolas.

Nos últimos anos, o índice tem evoluído de forma incontrolável. A violência é um dos problemas mais sérios enfrentados pelas escolas. Considerando  que   a violência é fruto das relações sociais e está estritamente ligada a Educação do povo e da sociedade, a escola pode e deve tomar algumas atitudes.Morais (1985) em seu livro "O que é violência" , define como sendo uma prática típica de ser humano  e que ao longo de toda a historia tem deixado sua marca nas relações humanas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (119.2 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com