TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA

Por:   •  22/11/2021  •  Seminário  •  1.677 Palavras (7 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

SUMÁRIO

1 PARTE I: PESQUISA         03

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA        03

2 OBJETIVOS        04

2.1 OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM (dos estudantes)        04

3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        05

2 PARTE II: PROCEDIMENTOS DO ESTÁGIO         07

2.1 METODOLOGIA        07

2.2 CRONOGRAMA        08

REFERÊNCIAS        09

ANEXOS        10

1 PARTE I: PESQUISA

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA

Nos últimos tempos área educacional brasileira vem tomando um grande espaço muito significativo, levando junto a Educação Inclusiva; com a formulação da LBD/96 (Lei de Diretrizes e Base da Educação) e do referencial currículo nacional para Educação Infantil, conseguimos grandes avanços na conscientização sobre o que realmente se refere essa modalidade de ensino, e de que modo ela deve ocorrer para incluir e não somente integrar os educandos necessitados de assistência/recursos especiais.

Tema esse que desperta grande interesse e fascínio quando falado de educação escolar, remetemos a um dos pilares fundamentais para a formação do caráter e da identidade do indivíduo; processo esse que se dá com o ingresso na educação infantil. Como esse espaço é moldado para dar suporte as reais necessidades de cada criança, adaptação e surgimento de novas práticas, a fim de alcançar um desenvolvimento harmonioso e significativo.

Dessa forma o projeto foi elaborado, para direcionar o foco ao espaço inclusivo, e as grades importâncias pedagógicas planejadas de acordo com a necessidade de cada criança, e todos os recursos disponíveis para pratica docente em ambiente de inclusão, sendo que todo o trabalho seja voltado para o educando, lembrando de ser respeitados o seu tempo e suas dificuldades e sua limitação, para com todo despertar o interesse e a curiosidade para um mundo invariável.    

 

2 OBJETIVOS DE ENSINO (do acadêmico)

        Adotar e conscientizar a atitude de respeito pelas diferenças entre as pessoas, respeito esse necessário ao convívio com educando.

- Definir a Educação Inclusiva e suas características.

- Identificar quais são os alunos de inclusão.

- Pontuar o impacto positivo da inserção de alunos especiais nas classes regulares de ensino.

2.1 OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM (dos estudantes)

      Desenvolver suas capacidades trabalhando em grupos e duplas, aprender a seguir rotinas e tarefas, dentro de suas capacidades.

3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Estamos na fase em precisamos entender que a área da educação sofreu muitas mudanças onde os educadores também sofreram, precisando se adaptar a novas e atualizações da atualidade, quem opta por essa profissão estará sujeito a toda alteração que vem com o tempo.

Nas escolas de ensino regular como as especiais, conviveram com alguns problemas de inclusão tentando supera os desafios e a descriminação. As escolas de educação especial vinham exercendo a função de complementariedade do ensino regular, democratização do ensino entendia que os alunos especiais não eram capazes de assumir o compromisso com as escolas comum. Mas conforme a Constituição Federal de 1.988 no artigo 208determina que a educação especial seja preferencialmente na rede regular de ensino  

Para o sistema educacional está sendo cumprido todos os objetivos, mas o educando não tem como fazê-la dela tudo real. Onde a exclusão tem ficado no plano sobrevivência e na sobrevivência de cada um, apenas reproduzindo a realidade que não são impostas nas áreas educacionais, mas visando no que for possível par reintegra-la na comunidade.

3.1 A FAMÍLIA NA INCLUSÃO SOCIAL E SUA IMPORTÂNCIA

   

      A inclusão tem um sentido que indica onde apenas o deficiente tem que lutar para ser aceito no grupo social. A inclusão procura colocar o educando dentro da estrutura qual faz parte por direito, a escola a família em primeiro lugar que devem integrar essa inclusão. Esse assunto e de extrema importância, pois ainda e discutido no Brasil, se atingir o objetivo proposto será de remodelar muito a vida na sociedade

de modo geral.

                                     

“Inclusão e o processo social pelo qual a sociedade se adapta para poder incluir, em seus sistemas sociais gerais, pessoas com necessidades especiais é, simultaneamente, estas se preparam para assumir seus papéis na sociedade, A inclusão social institui então, um processo bilateral na qual as pessoas ainda, excluídas, e a sociedade, busca, em parcerias, equacionar problemas, decidir sobre soluções  e efetivar a equiparação de oportunidades para todos”

(SASSAKI,1997, p.41)

   A inclusão e aceitação da criança deficiente deverão acontecer primeiramente na família, dificilmente uma pessoa com deficiência conseguira vencer as barreiras presentes na sociedade se não possuir um suporte familiar que não o considere como incapaz. Este e o principal e mais difícil papel da família na contemporaneidade. Serra (2010) destaca a necessidade dos pais de promover independência da criança com deficiência a fim de desenvolver ao máximo as potencialidades do sujeito. De acordo com autor os pais precisão lembra a realidade dura, mas imutável, de que não são eternos e precisão outorgar os cuidados do filho especial a algum familiar ou pessoa de sua convivência que se disponha, mas também prepare seu filho para a vida independente, com comportamento socialmente aceitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (156.4 Kb)   docx (19 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com