TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA

Por:   •  17/11/2022  •  Artigo  •  2.349 Palavras (10 Páginas)  •  865 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

SUMÁRIO

1 PARTE I: PESQUISA        3

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA        3

1.2 CONTEXTUALIZAÇÃO DE ESTÁGIO        3

1.3 OBJETIVOS        3

1.4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DA PESQUISA.................................................4

2 PARTE II: PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO        6

2.1 METODOLOGIA         6

2.2 CRONOGRAMA        6

REFERÊNCIAS        7

ANEXOS        9

1 PARTE I: PESQUISA

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA

O presente Projeto de Estágio Curricular Obrigatório III: Gestão Educacional tem a área de concentração voltada para as Metodologias de Ensino, enfatizando o tema, Gestão Escolar na Educação Infantil. Optei por essa escolha, pois é na educação infantil onde a criança aprenda a se relacionar e viver em sociedade, desenvolvendo assim habilidades fundamentais à formação humana, além das capacidades cognitivas e motoras, sendo assim a gestão educacional nesta fase exige além da excelência algumas particularidades que a difere das demais.

1.2 CONTEXTUALIZAÇÃO DE ESTÁGIO

O Estágio Curricular Obrigatório III: Gestão Educacional, foi realizado na instituição de ensino Creche Municipal Mundo Mágico, instituição de ensino infantil e 0 a 3 anos, localizada em Maria da Fé/ MG, utilizando de observação e entrevistas como técnicas de coleta de dados. Durante o período de observação, foi analisado o cotidiano de trabalho da diretora Aurora Luzia Faria da Silva Ribeiro e da supervisora pedagógica Emilene Carvalho de Oliveira e Silva, onde também coletou - se dados da instituição de ensino, como também sua estrutura física, funcionários, professores e gestão.

Para o planejamento e desenvolvimento do tema também foram realizadas pesquisas bibliográficas em artigos acadêmicos, sobre o mesmo assunto, e pesquisas em sites confiáveis.

1.3 OBJETIVOS

  • Conhecer a rotina e os desafios da gestão educacional na educação infantil.
  • Apreender sobre o trabalho da gestão educacional na educação infantil no que compete o processo de planejamento, acompanhamento e avaliação do trabalho pedagógico.
  • Diferenciar as atribuições do diretor escolar e do supervisor pedagógico.

1.4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DA PESQUISA

Escritos da década de 1930 até 1970 no Brasil, trazem a gestão educacional denominada como administração escolar, onde se predominou a tendência conservadora.

A tendência conservadora firma raízes no modelo tradicional de organização escolar, burocrática, hierarquizada, rígida e formal. Tendência que busca manter um formato de organização escolar, decidido fora da escola e imposto por meio de preceitos legalmente instituídos e que devem ser fielmente observados por seus profissionais. Esse modelo cultiva a obediência às normas e ao formalismo, valoriza o cumprimento do dever, o zelo no desenvolvimento ao trabalho, mais que a competência e o aperfeiçoamento profissional. TEIXEIRA (Ibid., p. 100).

A Constituição Federal de 1988 institucionalizou a “Gestão Democrática do Ensino Público”, sendo assim assegurada como o princípio da educação pública. A partir dessa lei a organização escolar ganha um novo perfil, agora embasada nos princípios da Gestão, possuindo um caráter democrático. Outro marco foi a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) nº 9.394, de 1996, que vem unir forças com a Constituição de 1988, possuindo o mesmo objetivo, surgindo para assegurar o princípio da Gestão Democrática do Ensino Público.

Se antes os afazeres quanto à administração educacional, eram realizados por pessoas que não eram reconhecidas profissionalmente enquanto função, nos dias atuais o gestor tem o papel principal de liderança na escola, onde tem a função de desenvolver e controlar atividades, coordenar funcionários da instituição, exercendo diferente de antes uma função complexa e diferenciada daquela exercida pelos professores, o gestor tem o papel de administrar seguindo as diretrizes e políticas públicas educacionais, implementando o Projeto Político Pedagógico visando garantir um ensino de qualidade, ou seja que todos os direitos sejam respeitados para toda a comunidade escolar.

É do diretor da escola a responsabilidade máxima quanto à consecução eficaz da política educacional do sistema e desenvolvimento pleno dos objetivos educacionais, organizando, dinamizando e coordenando todos os esforços nesse sentido e controlando todos os recursos para tal. Devido à sua posição central na escola, o desempenho de seu papel exerce forte influência (tanto positiva como negativa) sobre todos os setores pessoais da escola. Lück (2004, p. 32)

A educação infantil, é a primeira etapa da educação básica, e tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade, sendo oferecida em creches, ou entidades equivalentes, para crianças de até três anos de idade; e em pré-escolas, para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade.

É no ambiente escolar da Educação Infantil que a criança tem o seu primeiro contato com o mundo exterior, onde deixa sua zona de conforto familiar e passar a conviver e a socializar com outras crianças e adultos, é onde o cuidar e o educar se agregam e potencializam o desenvolvimento das habilidades sociais e expressivas do indivíduo.

 De acordo com Froebel, (educador e fundador do primeiro jardim de infância) “A infância é a fase mais importante e decisiva na formação de pessoas e comparava-as a uma planta em sua fase de formação, exigindo cuidados periódicos para que cresça de maneira saudável”, sendo assim a gestão escolar nesta fase também se torna a de maior importância.

A gestão escolar na educação infantil requer um tipo de gestão específica, focada essencialmente nas características e nas necessidades das crianças pequenas, considerando que os contextos coletivos de educação para crianças pequenas diferem do ambiente da família e requerem medidas exclusivas. Alimentação específica, espaço de descanso, equipe preparada e segurança são alguns critérios que precisam ser avaliados especificamente para essa determinada fase.

Para realizar uma gestão escolar na educação infantil de qualidade é preciso pensar em diversos fatores de extrema importância, sendo a elaboração do projeto pedagógico o eixo norteador das ações desenvolvidas na Unidade. A formação continuada da equipe docente, que deve auxiliar no pleno desenvolvimento do desenvolvimento cognitivo, da criatividade e da imaginação das crianças, construindo um olhar mais sensível, reflexivo, autônomo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (205.6 Kb)   docx (20.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com