TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DIDÁTICA, NA TENDÊNCIA TRADICIONAL

Por:   •  14/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  685 Palavras (3 Páginas)  •  819 Visualizações

Página 1 de 3

1ª Questão: ( 5.0 pontos )

A Didática, na tendência tradicional, tem por base a transmissão cultural, onde o centro do processo ensino-aprendizagem é o professor. Hoje em dia, com a velocidade dos avanços tecnológicos, o desenvolvimento da sociedade informatizada e os desafios do cotidiano da sala de aula, há necessidade de se exigir dos educadores uma reflexão constante sobre os fins dessa sociedade, de forma a fundamentar científica, técnica e filosoficamente a própria prática didática, reformulando-a quando for o caso. Tomando por base o que você estudou nas nossas aulas iniciais, elabore uma breve explanação sobre os rumos da Didática Fundamental frente à Pedagogia crítica e aos desafios da atualidade, opinando como o professor - pautado numa Didática crítica e plural - deve atuar na prática docente, tendo em vista as questões apontadas.

O professor não é mais aquele que apenas transmite o conhecimento. Hoje o professor é acima de tudo mediador do conhecimento; ele deve sempre estimular seus alunos, trabalhando a pluralidade, valorizando a cultura e acima de tudo, incentivando a troca e o trabalho em equipe, assim o ensino-aprendizagem acontece em "mão dupla", um ir e vir de conhecimentos através do diálogo aberto, identificando problemas, levantando hipóteses, analisando e sintetizando ideias, descobrindo e estabelecendo relações, vivenciando valores e crenças.

O professor detém um lugar de destaque na aprendizagem porque possui uma formação específica, mas para que a atuação do professor seja satisfatória, ele necessita estar constantemente se atualizando e estudando, pois as tecnologias se inovam a cada dia. Todas essas mudanças se tornam desafios para o professor que muitas vezes está desestimulado por conta da desvalorização da profissão e de uma formação deficiente em algumas áreas.

2ª Questão: ( 5.0 pontos )

Alguns autores citados em nossa disciplina criticam as instituições de formação de professores, pois a preparação que lhes está sendo oferecida tem pouca valia para resolver os problemas atuais com que se deparam. Nesse sentido, estudos efetuados nas últimas décadas na área postulam uma revisão da prática profissional, isto é, buscam na atualidade investigar os conhecimentos práticos que os professores desenvolvem e os saberes que produzem. Com base nessa afirmação e nas aulas estudadas até então, elabore uma redação abordando a importância da ‘prática reflexiva’ para a atuação docente, fundamentando-a com os autores estudados.

O Educador e a formação contínua

A formação de professores é um fator relevante para a preparação de cidadãos conscientes.Nessa perspectiva, sabemos que formação profissional é uma das principais estratégias para a conquista de uma educação de qualidade, e para que isso aconteça, é necessário não só que o docente tenha uma formação inicial, básica, porque muitas vezes a mesma é insuficiente para atender as exigências impostas pela sociedade atual. Por esse motivo a formação continuada se torna uma necessidade da profissionalização dos educadores.

Durante muito tempo, o professor era visto como o centro de tudo, o detentor do saber, e usava isso para assumir uma postura autoritária diante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (59.6 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com