TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Por:   •  23/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  6.252 Palavras (26 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 26

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

SUELY MARCOLINO PERES DE OLIVEIRA RU:1725251 - TURMA 01/2017

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

CURITIBA

2017


CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

SUELY MARCOLINO PERES DE OLIVEIRA RU:1725251 - TURMA 01/2017

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

Relatório de Estágio Supervisionado Docência         na Educação Básica: apresentado  ao  curso         de         Licenciatura em Pedagogia do Centro         Universitário Internacional UNINTER.

CURITIBA

2017


SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO ..........................................................................................4

2 DESENVOLVIMENTO.................................................................................5

2.1 DESCRIÇÃO DA 1ª ETAPA DE ESTÁGIO: EDUCAÇÃO INFANTIL.......5

a)CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DO CENTRO DE EDUCAÇÃO            INFANTIL........................................................................................................5

       b) DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO                 SUPERVISIONADO.......................................................................................7

c) PLANO DE AÇÃO......................................................................................9

2.2 DESCRIÇÃO DA 2ª ETAPA DE ESTÁGIO: ANOS INICIAIS DO ENSINO         FUNDAMENTAL...........................................................................................10

  1. CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL...........................................................................................10

b) DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO         SUPERVISIONADO.....................................................................................11 

                 c) PLANO DE AULA.....................................................................................14

                 3 CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................17

4 REFERÊNCIAS.........................................................................................18

 

1 INTRODUÇÃO

O presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito da disciplina ESTÁGIO SUPERVISIONADO: DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA). Além de ser um dos componentes curriculares obrigatórios do curso de Licenciatura em Pedagogia, o estágio é um elemento extremamente relevante para a formação do profissional, pois permite a vivência, ainda que restrita, do cotidiano escolar onde o aluno atuará posteriormente. Considerando a relevância dessa prática para o trabalho produtivo de educandos, a atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei nº 9394/96 traz o estágio como uma exigência. Para além da vivência, o estágio também pode ser compreendido como uma atividade de investigação, compreensão, reflexão, análise, interpretação e intervenção na realidade, que enriquece e consolida a formação profissional dos acadêmicos.

Na Escola Superior de Educação do Centro Universitário UNINTER, o ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO está regulamentado pela Resolução nº 50/2012 do CEPE, que determina que durante o curso, é necessário o aluno estabelecer a relação da teoria com a prática para realizar sua formação docente apresenta ainda o Manual de Estágio Supervisionado: Docência na Educação de Jovens e Adultos que expressa as orientações para a realização do Estágio Supervisionado e para a elaboração de seu relatório.

As atividades do estágio Supervisionado Docência na Educação de Jovens e Adultos estão distribuídas em 40 e 60 horas, perfazendo um total de 100 horas. A primeira etapa (40 horas) é composta de atividades de fazer o contato com os profissionais da escola para agendar a entrevista e a verificação de informações pertinentes ao estágio em documentos da escola estagiada (Projeto Pedagógico); visitas à escola para observação participativa nas aulas do Ensino Médio da EJA;participação em atividades de planejamentos, em conselhos de classe, reunões de professores, palestras, eventos.

Já a segunda etapa será composta de atividades como videoaulas, rádios web, leituras, elaboração de plano de aula e elaboração do relatório de estágio.

O Estágio Supervisionado na EJA foi realizado no Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos Mandaguaçu - CEEBJA Mandaguaçu, localizado na Rua Bernardino Bogo nº 39, Centro, na cidade de Mandaguaçu - Estado do Paraná, no período de 30 de junho a 29 de julho de 2017.

O Estágio Supervisionado Docência na EJA tem como objetivo: analisar a realidade dos campos de atuação, reconhecer os métodos utilizados e os recursos disponíveis para favorecer o processo profissional. Não obstante, tem como finalidade a análise reflexiva do contexto escolar, por meio de observação, investigação, planejamento e docência (regência) de aulas na EJA. As atividades desse momento do Estágio focalizaram os seguintes aspectos:  Análise de princípios e critérios para organização de atividades de ensino adotados pelos professores; Análise dos processos de ensino e aprendizagem; Planejamento e Docência – Elaboração de plano de ação; elaboração e aplicação de plano de aula no Ensino Fundamental; Elaboração, análise e discussão de relatório e diagnósticos realizados no estágio.

Como elemento constitutivo da formação do professor pedagogo, a prática de estágio supervisionado é de extrema importância, pois contribui significativamente para a aplicabilidade e uma maior compreensão das teorias estudadas durante a graduação. Além de permitir que o estagiário reflita sobre a prática que se inicia neste momento,  instrumentalizando o professor em formação para a sua atuação. Ainda se constitui como elemento essencial para a construção da cidadania. O estágio supervisionado proporciona ao licenciado o domínio de instrumentos teóricos e práticos imprescindíveis à execução de suas funções e visa beneficiar a experiência e promover o desenvolvimento, no campo profissional, dos conhecimentos teóricos e práticos adquiridos durante o curso de pedagogia, além de favorecer, por meio de diversos espaços educacionais, a ampliação do universo cultural dos futuros professores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.5 Kb)   pdf (221.7 Kb)   docx (30 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com