TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Didática Cederj

Por:   •  16/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  786 Palavras (4 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 4

Matéria: Didática

Pólo: três Rios

Questão 1

  1. A prática reflexiva e muito importante para a atuação do professor, em toda a sua pratica docente afinal, o ato de refletir e muito importante em toda a pratica educativa, pois, o professor utiliza a pratica reflexiva antes durante e depois de sua pratica. Para muitos autores se faz necessário formar professores para a pratica reflexiva, pois, a pratica dos professores não e somente um espaço de saberes provenientes da teoria com isso, surgiram vários autores com ideais sobre a pratica reflexiva um deles e “ shon” para ele o processo de reflexão ocorre antes e depois da ação em certa medida durante a ação.

  1. Shon ao desenvolver seus ideais pratica reflexiva ele também estabelece três conceitos diferentes que se incluem no pensamento pratico são eles, conhecimento da ação onde uma reflexão sobre o saber fazer e demonstram na execução da ação. Reflexão na ou durante a ação que se estabelece na investigação e de aprendizagem processo de improvisação e de criação. Reflexão sobre a ação e reflexão na ação é o ato da reflexão sobre a ação e no momento da mesma.

Podemos citar exemplos para especificar cada divisão do pensamento pratico como, no primeiro caso o conhecimento da ação é quando colocamos o aluno frente ao exercício depois de telo explicado esse é o exemplo original na pratica é onde o aluno ira se relacionar o saber e o fazer e desenvolvera a atividade. Reflexão na e durante a ação nesse caso devemos estimular a agilidade e criatividade do aluno, por exemplo, podemos desenvolver atividades esportivas e durante colocar alguns desafios para que o aluno tenha que pensar com agilidade. Reflexão sobre a ação e reflexão na ação o professor explica determinado conteúdo e o aluno reflete na ação quando for fazer o exercício ele ira experimentado descobrindo futuros problemas e procurando novas soluções isso acontece muito em problemas de matemática.

Questão 2

  1. Uma analise sobre os rumos da didática fundamental frente a pedagogia critica e aos desafios da atualidade,

Antes dessa analise devemos esclarecer o que cada item significa como e o caso da didática fundamental, ou seja, aquela didática que era utilizada antes da pedagogia critica se estabelecer, na didática fundamental, o professor era o centro de tudo ele era o centro do conhecimento o aluno funcionava como um receptor que competia a ele acatar e entender tudo aquilo que o professor fazia as atividades era como um livro de receitas, eram aplicadas a toda classe sem se quer observar a individualidade do aluno. Em outro momento surge a pedagogia critica onde e valorizado a ato da reflexão onde o aluno não funciona mais como um agente passivo, as atividades em grupo são mais valorizadas e o professor deixa de ser o centro de tudo para ser o mediador do conhecimento afinal, na atualidade a sala de aula deixa de ser o único ambiente onde o aluno esta exposto ao conhecimento agora existem varias tecnologias e o aluno esta exposto a elas. São muitos os desafios que devem ser enfrentados pelos professores como, por exemplo, agora eles devem ser mais criativos e não podem mais fazer atividades como se tudo fosse um livro de receitas a ser seguido os professores agora devem atuar com a igualdade e a diferença em um único contexto ele deve ser mais plural e cada vez mais estar atualizado e ambientado com a realidade dos alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (39 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com