TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Didática e Questões Contemporâneas

Por:   •  13/5/2021  •  Relatório de pesquisa  •  695 Palavras (3 Páginas)  •  83 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro[pic 1]

Centro de Ciências Humanas

                                          Disciplina: Didática e questões contemporâneas

Professora: Maria Auxiliadora

Discente: Thamires da Silva Lemos

Tarefa 1 - Produção, em duplas, de algum texto ou material que articule as leituras dos artigos postados com a escolha de um espaço não formal de educação para a reflexão: "Atividades da Educação Não Formal em tempos de pandemia"

    Devido a pandemia e o isolamento social, foi determinada a política de distanciamento as escolas. Por conseguinte, alunos e professores se viram com a necessidade repentina da utilização de ferramentas digitais em uma tentativa de substituir as aulas presenciais. Toda essa mudança colocou em evidência as insuficiências da educação no país. Entre elas estão, principalmente, o precário acesso da comunidade escolar a recursos tecnológicos, como a falta de internet e computadores ou tablets de qualidade, e também a falta de conhecimentos dos professores para essa mudança.

    Na educação não-formal, essa mesma mudança também se aplica ao momento. A maioria dos educadores tiveram que readequar toda a formação presencial para a virtual durante a quarentena. Então como adequar uma prática pedagógica como um passeio, porém no formato online?

    Presencialmente, visitas em exposições, teatros ou conhecer um museu são atividades que geram muito interesse dos alunos e, devido a pandemia, essas visitas foram impossibilitadas. No entanto, desde o início da pandemia, muitos museus brasileiros e também internacionais deixaram suas galerias disponíveis na internet. Além das galerias, existe um projeto chamado Era Virtual Museus, lançado em 2010 cujo objetivo é disponibilizar visitas imersivas a museus. Além de visualizar as obras, os visitantes irão sentir como se caminhassem dentro do espaço, já que a ferramenta permite visualização em 360°.

    Devemos considerar que as saídas a campo colaboram com a construção de práticas educativas inovadoras por serem mais dinâmicas e conseguinte mais atraentes para os estudantes. Portanto, mesmo com o atual cenário de isolamento social, é importante não deixar essa prática de lado. Uma proposta interessante para atividade remota, seria uma visita ao Museu Imperial, que conta muito da história do nosso país.

Atividade pedagógica – 4º ano do ensino fundamental 1

    Nesta atividade você irá conhecer um dos mais famosos museus do mundo: O Museu Imperial, que fica em Petrópolis, aqui no Brasil. Você sabia que é possível visitá-lo sem sair de casa? Pois é, hoje, com a tecnologia que temos, podemos realizar passeio que será realizado por meio da tela do computador, tablet ou telefone celular aí da sua casa. Nesta visita, você vai poder “andar” pelo museu, conhecer a forma como as obras estão expostas e os ambientes.

Vamos lá?

    Para começar, é só clicar no link https://www.eravirtual.org/imperial_pt/ E pronto! A página do museu aparecerá na sua tela.

                                   [pic 2]

A partir daí você pode ir seguindo a seta amarela que te guiará para todos os cômodos ou pode se guiar através do mapa geral no canto superior direito. Se precisar de ajuda, chame seus pais para fazerem esse passeio virtual com você. Boa exploração!

Proposta de atividade:

Agora que você visitou o museu, vamos lá!

Reflita e converse com sua família:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (176.5 Kb)   docx (107.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com