TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Diferença e a diversidade na educação

Por:   •  31/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.328 Palavras (6 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


[pic 9][pic 10][pic 11][pic 12]

[pic 13]

[pic 14]

[pic 15]

[pic 16]

[pic 17]


SUMÁRIO

1.  INTRODUÇÃO        3

2 . APRESENTAÇÃO E-MAIL        4

3 . PROJETO DE INTERVENÇÃO        6.

3.1 Público-Alvo............................................................................................................6

3.2 Objetivos.................................................................................................................6

3.3 Metodologia............................................................................................................6

4. CONCLUSÃO..........................................................................................................8

5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .......................................................................9



  1. . INTRODUÇÃO

Temos o direito a ser iguais sempre que a diferença nos inferioriza; temos o direito a ser diferentes sempre que a igualdade nos descaracteriza.

(Boaventura de Souza Santos, 2006, p. 316)

Recentemente, foi divulgado através das mídias que a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) proibiu um professor de seu quadro docente de continuar dando aulas para uma de suas turmas depois que ele disse aos seus alunos durante uma discussão sobre política de cotas que “se tivesse que escolher entre um médico branco e um negro, escolheria o médico branco”.

        Qualquer pessoa dizendo essas palavras já se configura um total absurdo, mas quando você percebe que esse tipo de comentário racista e discriminatório esta sendo dito em sala de aula por um professor, aí o absurdo fica ainda maior.

Considerando que um dos papeis do professor é o de formar cidadãos conscientes, críticos e ativos para a construção de uma sociedade melhor, e que em sala de aula, frequentemente iremos encontrar situações de discriminação variadas, mas principalmente a discriminação racial, é de fundamental importância que formação do pedagogo esteja fixada em valores que melhorem a nossa sociedade e que, inclusive, trabalhe com seus alunos de forma a desconstruir esse pensamento racista, discriminatório e preconceituoso.

A educação, alem de ser um direito social, deve ser entendida como um processo do desenvolvimento humano. Ao formar crianças, o educador deve em primeiro lugar se libertar de todo o tipo de preconceitos através da informação e capacitação: Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende, ensina ao aprender. Freire (1997).

2. APRESENTAÇÃO E-MAIL        

Para: secretariadaeducacao@educacao.sp.gov.br

Cc: professoradeportugues@escolax.educacao.sp.gov.br

Assunto: Projeto IGUALDADE: Um direito que faz toda a diferença

São Paulo, 23 de novembro de 2017.

Ilma Senhora, Secretária de Educação:

MARIA EDUARDA SANTOS

        Sou Roberta Aparecida de Oliveira, professora de Língua Portuguesa, do 6° ano da Escola X, no Município de São Paulo.

        E, por meio deste, gostaria de relatar as situações encontradas no exercício de minha atuação profissional na sala de aula acima mencionada:

        Percebo constantemente situações de desentendimento e divergência entre meus alunos, dentre os quais se destaca a diversidade étnico-racial como um problema serio e de cunho social que deve ser trabalhado imediatamente, tendo em vista que o racismo é crime previsto em lei.

        Vale ressaltar que de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, é necessário que se construa uma sociedade justa, independentemente de seu pertencimento racial, que se combata ao racismo e as discriminações com o objetivo de construir uma nação democrática em que todos, igualmente, tenham seus direitos garantidos e sua identidade valorizada.

        Sérios conflitos tem se desencadeado na turma que trabalho nesta escola onde alunos negros são constantemente alvos de xingamentos racistas e que corriqueiramente tem evoluído para agressões físicas.

        Cabe ainda deixar claro que este problema não é algo isolado exclusivo da turma em que trabalho, já que em conversas com colegas percebo que é um problema generalizado em todos os níveis desta instituição.

        No entanto, acredito que podemos melhorar essa situação vivenciada hoje pelos alunos e por isso estou entrando em contato.


Sendo assim, apresento o Projeto de Intervenção:

IGUALDADE – Um direito que faz toda a diferença:

Este projeto tem por objetivo trabalhar as questões étnico-raciais da população brasileira a fim de conscientizar nossos alunos a respeito do crime de racismo e extinguir comportamentos discriminatórios especialmente os dedicados à população negra através da conscientização sobre a origem e formação da população de nosso país, da valorização da cultura negra e da promoção da igualdade de direitos, tolerância e respeito ao outro.

Atenciosamente,

Roberta Aparecida de Oliveira

Professora de Língua Portuguesa.

Escola X

011-3245698758


3. PROJETO DE INTERVENÇÃO

3.1 Público Alvo: Alunos da Educação Básica.

3.2 Objetivos

3.2.1 Objetivo geral

Este projeto tem por objetivo trabalhar as questões étnico-raciais da população brasileira a fim de conscientizar nossos alunos a respeito do crime de racismo e extinguir comportamentos discriminatórios especialmente os dedicados à população negra através da conscientização sobre a origem e formação da população de nosso país, da valorização da cultura negra e da promoção da igualdade de direitos, tolerância e respeito ao outro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (171.6 Kb)   docx (45.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com