TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Diversidade

Por:   •  15/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.639 Palavras (7 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 7

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL

 UNINTER

 

AMANDA ALVES FERREIRA LINO, RU:806996,TURMA:2012/08

 

 

 

 

 

 

 

 

 

RELÁTORIO DE PESQUISA E PRÁTICA

PROFISSIONAL – DIVERSIDADE EDUCATIVA

 

                                      

 

Goiânia

2015

                         

                 CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL

 UNINTER

 

AMANDA ALVES FERREIRA LINO, RU:806996,TURMA:2012/08

 

 

 

 

 

 

 

 

 

RELÁTORIO DE PESQUISA E PRÁTICA

PROFISSIONAL – DIVERSIDADE EDUCATIVA

 

                                      

 

                                                             Relatório de Pesquisa e Prática Profissional –Diversidade Educativa apresentando à UTA – no curso de Licenciatura em Pedagogia

                                                       Tutor Local: Andrea Itiberê

                                                       Polo de apoio presencial: Goiânia

Goiânia

2015

                         

INTRODUÇÃO

     A presente pesquisa tem o intuito de auxiliar futuros educadores e pessoas interessadas em conhecer um pouco sobre os conceitos do multiculturalismo no Brasil, suas influencias e diversidades.

     Relato o fator histórico do preconceito relacionado com o poder socioeconômico, que tem origem antes mesmo da colonização em que os europeus consideravam os indígenas um povo sem cultura e que para “humanizá-los” teriam que ensinar a eles seus costumes, os quais eles achavam o certo. Também é questionável as questões sobre etnias, raça enfim, existe uma cultura melhor que a outra? Por que se julgar se melhor?

     No Brasil há uma grande diversidade cultural, cada região do país apresenta uma característica peculiar de seu povo. Se procurarmos historicamente, vamos entender que essas regiões sofreram influencias de imigrantes que se alojaram nessas regiões e com a interculturalidade foi se modificando a cultura local, isso nos mostra que a cultura não é imutável,ela se modifica e se transforma.

     A alteridade permite conhecer através do outro o que nos somos. Por exemplo,o sotaque que temos nos parece normal,só reconhecemos que é diferente quando percebemos no outro que o jeito de falar não é o mesmo que o nosso,ai nos reconhecemos através do nosso outro.

     O relativismo é o oposto do etnocentrismo,que julga a cultura do outro como  inferior e a sua como a melhor,o relativismo nos permite lutar contra o etnocentrismo e aprender a conviver e reconhecer o outro como ele é.

 

             Multiculturalismo e suas adversidades

     Sobre este tema é importante ressaltar o movimento das idéias à partir da consciência coletiva e da pluralidade cultural, o que faz com que o termo divida posições, enquanto uns se opõe considerando o multiculturalismo uma proposta ingênua e leviana,ou um estimulo a fragmentação da vida social outros a defendem atribuindo a ele a idéia de política de  integração social, outros ainda acreditam que à uma cultura que se julgam superior as outras e isto impede que exista  de fato uma política multicultural.

     Não há como negar também a influencia não apenas das instituições educativas, tais como escolas e universidades, mas também da mídia e veículos de comunicação na forma como o multiculturalismo se apresenta à sociedade enquanto estratégia política. Embora os autores defendam que não é na escola que se deve buscar a origem do movimento multicultural, mas na cultura de forma geral, não negam a importância da reflexão à partir das praticas educativas.

      Devido às diferentes visões com que se analisam o tema do multiculturalismo, e, portanto a dificuldade de se fazer uma leitura linear do movimento, os autores optaram por fazer um balanço sociohistorico de como o fenômeno multicultural se constitui como um dos princípios norteadores das políticas culturais.

"A sociedade e a cultura brasileiras são conformadas como variantes da versão lusitana da tradição civilizatória européia ocidental, diferenciadas por coloridos herdados dos índios americanos e dos negros africanos. O Brasil emerge, assim, como um renovo mutante, remarcado de características próprias, mas atado genesicamente à matriz portuguesa, cujas potencialidades insuspeitadas de ser e de crescer só aqui se realizariam plenamente. "
O Povo Brasileiro, Darcy Ribeiro, pag. 16. 


     A origem do fenômeno multicultural se deu nos países em que a diversidade cultural é vista como um problema para a unidade nacional, desse modo, processos autoritários impõe uma cultura dita superior em toda a sociedade, assim grupos culturalmente dominados, diante da negação de preservarem suas características culturais, reagiram exigindo respeito a seus direitos, essa luta se ampliou, à partir da segunda metade de nosso século quando a reação utilizou-se das organizações políticas e na reivindicação de seus direitos civis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (110.8 Kb)   docx (355.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com