TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Diversidade Linguística

Por:   •  1/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  844 Palavras (4 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


  1. INTRODUÇÃO

O presente portfólio tem como objetivo mostrar as diversidades históricas, lingüísticas e culturais de nossa sociedade.

Ao longo deste será possível perceber as diferenças que existem no nosso país.

Atualmente temos diversos tipos de diversidade e de todos os sentidos, estas diversidades estão geralmente ligadas aos conceitos de pluralidade, multiplicidade e na maioria vezes, são encontradas na intersecção de diferenças, na tolerância mútua.


2 DESENVOLVIMENTO

                     Segundo o Wikipeia; “O termo diversidade diz respeito à variedade e convivência de ideais variáveis em torno de um assunto concretos de faculdade, características ou elementos diferentes entre si, em determinado assunto, situação ou ambiente. A ideia de diversidade está ligada aos conceitos de pluralidade, multiplicidade, diferentes ângulos de visão ou de abordagem, heterogeneidade e variedade. E, muitas vezes, também, pode ser encontrada na comunhão de contrários, na intersecção de diferenças, ou ainda, na tolerância mútua.

 A diversidade histórica

[pic 14]

A figura acima mostra a diversidade histórica do nosso pais que foi colonizado e povoado por diferentes raças. Existem diversos fatores que durante os séculos foram acontecendo e miscigenando a sociedade, dentre esses a vinda do homem para América, tanto na parte pré-histórica, quanto nas grandes navegações, chegada do europeu na América, na África, Ásia, e hoje, pode dizer que é a globalização responsável, pois comunica vários países através da tecnologia.

A diversidade linguística

A linguagem é uso das palavras, gestos, expressões que utilizamos para nos comunicar. E da mesma forma que a sociedade evolui a linguagem acompanha essas mudanças, temos assim uma grande diversidade linguística.

Apesar da língua oficial do Brasil ser o Português essa apresenta variações de acordo com sua região e a figura abaixo nos mostra uma das diversidades linguísticas.

[pic 15]

Fonte: WWW.humortadela.com.br 

A figura acima mostra dois brasileiros de estados diferentes em um dialogo curto. Nesta podemos verificar que a língua não é usada da mesma forma pelos senhores representados é possível perceber que varia de acordo com a região, classe social, escolaridade.

                        Segundo Signorini, A língua se relaciona com a sociedade porque é a expressão das necessidades humanas de se congregar socialmente, de construir e desenvolver o mundo. A língua não é somente a expressão da alma, ou do íntimo, ou do que quer que seja, do indivíduo; é acima de tudo, a maneira pela qual a sociedade se expressa como se fosse a sua boca. (SIGNORINI, 2002. p. 76-77)

Signorini nos mostra, assim como a figura acima, que independente de sua região ou forma linguistica devemos nos expressar.

   

A diversidade cultural

A diversidade cultural são os diferentes costumes de uma sociedade, podemos citar como diversidade cultural a formar de se vestir, a culinária, tradições entre outras.  A diversidade cultural é muito importante para cada regiões pois são passadas de geração em geração.

        [pic 16]

Fonte: http://educador.brasilescola.com 

   

A figura acima mostra os diferentes estados brasileiros e suas culturas locais. Podemos verificar que é formada por vários elementos, como crenças, ideias, mitos, valores, danças, festas populares, alimentação, modo de se vestir, entre outros fatores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (197.6 Kb)   docx (131.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com