TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Diversidade e Inclusão

Por:   •  11/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  613 Palavras (3 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Através deste trabalho individual, realizado por mim, compareci a uma escola do meu município a fim de fazer uma entrevista com a Pedagoga da escola sobre o assunto: “Diversidade e Inclusão de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais”.

DESENVOLVIMENTO

2.1A Escola desenvolve projetos sobre a diversidade e a inclusão? Quais? Conte-nos um pouco sobre a proposta dos projetos.

- Atualmente nossa escola esta tentando se adequar às novas leis sobre a inclusão de alunos com necessidades especiais. Nossos professores procuram sempre, na medida do possível, trazer este tema para a sala de aula, pois é muito importante que os alunos conheçam e participem na elaboração de novas ideias. Isto acontece através de trabalhos e atividades desenvolvido com os alunos em sala de aula, onde há a participação de todos.

2.2 Como o preconceito, a discriminação e o bullying são tratados na escola? Como você tem orientado os professores?

-Sabemos através dos meios de comunicação, que existem muitos problemas com preconceito, discriminação e bullying em todas as escolas. Aqui não é diferente todos os dias nos deparamos com queixas de alunos, inclusive de pais. Procuro sempre orientar os professores no sentido de que conversem muito sobre o tema com os alunos e deixem bem claro que existem várias leis para punir os casos mais graves. São feitas reuniões onde há a participação de pais e alunos onde se esclarece bastante sobre o assunto. Além disso, em sala de aula, os professores fazem trabalhos com os alunos, no sentido de minimizar conflitos já existentes e assim evitar que surjam novos casos.

2.3A escola oferece o atendimento educacional especializado através das salas de recursos multifuncionais?

- Não, nossa escola não possui uma sala de AEE (Atendimento Educacional Especializado). Há algum tempo atrás a direção e professores reuniram-se para tratar sobre a disponibilização de uma sala para essa finalidade, mas infelizmente, chegamos a conclusão de que mesmo se obtivéssemos recursos para a mesma, não disporíamos de um profissional especializado para o atendimento das crianças.

2.4O PPP é constituído e realimentado com frequência por meio de um trabalho coletivo?

- O Projeto Político Pedagógico é uma conquista da escola. Através dele implementamos as ações que possibilitam consolidar as propostas que buscam garantir um ensino de qualidade que evite a repetência e a evasão. Sua elaboração contou com a participação de todos os segmentos da educação: pais, funcionários administrativos, comunidade, professor, aluno, conselho escolar, conselho municipal de educação e conselho tutelar; E continua sendo realimentado frequentemente com a continuidade dos trabalhos propostos e analisados em todas as reuniões. Isso possibilita uma relação sólida e respeitosa entre educando/educadores e comunidade/escola.

CONCLUSÃO

Depois de analisar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (43 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com